Translate

quarta-feira, 22 de maio de 2013

CAINDO NA REAL

Volta e meia estamos falando sobre o desenvolvimento econômico de Pouso Alegre.
Pela localização, pelo tipo de terreno , pelos administradores, pelo momento político partidário, era de se prever que se tornaria num grande pólo econômico.
Problema ou mérito deles.
Cabe-nos esquecer a antiga e ultrapassada mania de grandeza, cair na real e traçar um novo plano de desenvolvimento e seguir adiante aproveitando o surto desenvolvimentista vivido pelos nossos vizinhos.
Os nossos especialistas têm que observar e estudar quem está instalado e se instalando por lá e buscar industrias que venham a complementar o parque industrial da Fernão Dias.
Alguma chuvinha deverá pingar na nossa horta.
Logicamente, muitos itajubenses irão trabalhar ou já estão trabalhando por lá. Nenhum fim do mundo. Qualquer paulista leva o dobro do tempo para se deslocar diariamente para o trabalho.
Experiências acontecidas em outras regiões do país mostram o outro lado da moeda dessa avalanche de investimento que acontece em Pouso Alegre:
A imediata e quase que irreversível queda na qualidade de vida.
Poderemos ainda voltar a viver num paraíso.
A terrinha já foi considerada o melhor lugar para se viver no Estado. E não faz muito tempo.
Basta aos nossos dirigentes abrir as empoeiradas gavetas  e retirando a grossa camada de poeira, colocar em prática o Projeto Tecnópolis. Continua atualíssimo.
Na minha simples opinião, face as mudanças conjunturais (considerando 2 aeroportos em Pouso Alegre), hoje seria muito mais importante a duplicação da BR-459 no trecho Itajubá-Fernão Dias do que enterrar 100 milhões na várzea da Piedade.
Para informação, a terrinha, que insiste em vingancinhas, etc, o projeto de desenvolvimento criado num passado recente, não saiu da cabeça e nem pertence a nenhum grupo político. Foi criado pelas nossas universidades, pelas entidades empresariais, com o decisivo apoio do executivo e legislativo local.
Pertence ao povo.
O tão comentado choque de gestão, já estava lá.
 
ER 
 

18 comentários:

Anônimo disse...

Acho que nao podemos exigir isto do atual prefeito Rodrigo,Itajuba esta parado desde da ultima gestao do Chico, depois veio o BPS e a infeliz gestao do Doutor. Se cada uma ficou 04 anos, multiplicando por 3 da um resultado de 12 anos sem preocupar-se com investimento em Itajuba e agora desejam crucificar o prefeito atual? Nao acho certo, pode ser que nao esteja fazendo muito, mesmo porque esta gestando com o planejamento do Dr. Jorge. Acredito que Rodrigo nestes meses, fez muito mais que o ultimo prefeito em 04 anos.
SO ANONIMO

Anônimo disse...

Projeto Tecnópolis.???????

ZELADOR vc anda conversando com o RENATO NUNES?Ely Kallas?Ary Novaes, Andre Gessoaldi? larga mão meu amigo, ta enterrado. Hoje o pe$$oal $o pen$a ni$$$o...esquece.

Unknown disse...

Bravo Zelador

Ai sim vc esta fazendo uma reflexão mais eficiente e realista. Esta semana o Prefeito de Uberlandia lançou o que chamou de região metropolitana do triangulo que nada mais é que uma articulação de desenvovimento regional sem preconceito e levando em consideração as "vantagens comparativas de cada um. Temos muita farinha para engrossar esse pirão é so questão de alinhamento e juntar forças.

O que me preocupa é quando vc fala que nossos especialistas tem que debrusar sobre o assunto, quero que alguem me tire uma dúvida, qual a experiencia e o curriculum da Leandra que, assume um posto estratégico, tem para liderar este movimento? alguem sabe?

Anônimo disse...

Zelador sua birra com o Tião$$ todos na cidade conhecem, pois tentou acabar com ele e não conseguiu, mas querer destruir Rodrigo só por ser filho dele é bestialidade.
Fica na sua, pois ninguém aprova o que esta tentando fazer em ser contra aeroporto, crescimento da Helibras, expansão da Unifei etc.

Observando Tudo

Anônimo disse...

Tecnopolis foi um plano posto em pratica por uma gestao de 8 anos.
Nao sei se era bom ou ruim.
Nas urnas, o povo disse nao ao prosseguimento do projeto.
Nao vejo porque voltar a algo que ja foi rejeitado pelo povo.
Abs
Anselmo

Anônimo disse...

Ah... Esqueci...
Aquele grupo que queria ensinar o povo a votar era de doer.
Gerpe, Gepe, Gepeto...
As pessoas que o compunham eram maravilhosas, mas ideia (ensinar o povo a votar bem) era de uma arrogancia aristocratica insuportavel.
Os aristocratas, ou seja, os mais bem preparados, conduzindo o povo.
Lindo...
Em tempos de democracia, toda tentativa de aristocracia, soa entre a demagogia e a oligarquia.
Ufa.. Que bom que ficou na historia.

Edson Riera disse...

Anselmo,
Num debate, ou algo assim, na ACIEI, quando da eleição de 2004, estavam presentes o Sr. BPS, o Dr Jorge, seu Vice, o Rodrigo Riera, que o apoiava e creio que a Leandra. Um dos presentes perguntou ao Sr. Dito se vencedor das eleições daria sequencia ao projeto tecnópolis. Ele, na sua maneira simples, respondeu: - Não sei o que vem a ser isso. Em tempo, uma das razões pela qual fui convencido a participar do pleito, foi avançar com o projeto. Praticamente tivemos 15.000 votos. Esclarecendo bem: Tratava-se, coo não poderia deixar de ser, de um projeto com envolvimento regional. Com relação ao Gerpi, aconteceu um desvirtuamento da idéia original.
Abraço,
Zelador

Anônimo disse...

Zézinho

Por favor , continue insistindo ,para a grande maioria dos anonimos é necessário desenhar .
Agora , se forem representativos da sociedade itajubense , estamos sem saida .

Coruja

Edson Riera disse...

Anônimo,
N a terrinha é assim. Caso nas próximas eleições seja eleito alguém fora do grupo atualmente no poder,toda a possível reforma que estaria sendo feita hoje, seria abandonada.
Nossas características.
Zelador

Anônimo disse...

A verba para o Aeroporto é carimbada, ou seja, destinada para este fim. Se não usarmos, vai para outra cidade (quem sabe Pouso Alegre!). A duplicação da BR 459 é de esfera Federal, portanto uma Utopia para está região. Como o projeto Tecnópolis, que é outra Utopia. Sobre o governo atual, está parado, somente Promessas Mirabolantes. Acorda Itajubá!

Edson Riera disse...

Anônimo,

Lá pelos idos de 1910, um jovem advogado comentava nas reuniões do Club Itajubense que poderíamos ter aqui no fim do mundo(naquela época) uma Escola de Engenharia diferenciada, com a prática acompanhando lado a lado a teoria. Nove entre dez participantes teriam dito o mesmo: Isso é uma utopia.
É a vida.

Anônimo disse...

Lá pelos idos de 1910....o Camarada hoje isso não existe , não existirá jamais.Nem pensar.

Anônimo disse...

Enquanto Itajubá planeja... planeja... Pouso Alegre executa... executa... 2013!

Anônimo disse...

Enquanto Itajubá planeja.. NÃO, MANEJA é maneja: $$$$$$$$$$$$$$$$$$$.

Muita GUELA!

Anônimo disse...

Zelador projeto miraculoso que ninguém acreditava em 2010, Theodomiro o,sonhador o consolidou.
Por que vc elogia tal fato e condena tanto o Rodrigo por ser sonhador e otimista?
Tem alguma coisa errado em acreditar ser possível realizar coisas grandes?
Há 10 anos atras alguém poderia imaginar o Rodrigo conseguir mais de 30.000.000,00 para o hospital?
Alguém poderia imaginar que um jovem sem cargo e sem nenhum apoio da administração 1997/2004 pudesse segurar e não deixar ir embora de Itajubá , o glorioso 4 batalhão ?
Alguém poderia imaginar que um jovem tão difamado e criticado pudesse chegar a ser prefeito?
Pergunto-lhe: não é mais fácil torcer para dar certo, ao invés de ficar o tempo todo querendo o destruir?
Se odeia o pai do Prefeito tire suas diferenças com ele, pois é melhor que tentar impedir crescimento de Helibras, Mahlle, construção de aeroporto , Unifei etc.
Afinal que mal lhe fizeram?
Não são seus parentes?

Edson Riera disse...

Anônimo,
Leia com mais cuidado tudo o que escrevo. Não ofendo e não faço pouco caso de ninguém. O meu relacionamento familiar é sólido, graças a Deus. Concordar e discordar é natural e costuma provocar avanço, crescimento. Fico feliz quando sou convencido com argumentos e mudo de opinião. Entenda: críticas construtivas, mesmo que duras, ajudam mais que elogios de gratidão.
Quero sempre o melhor para Itajubá.
Zelador

Aldo disse...

Dupliquem nossa estrada 459 , da Fernão Dias até a Dutra, e verão se Itajubá não acorda. Brigam, falam mal, mas se esquecem do mais importante. Quem conseguir isso vai ser o responsável pelo desenvolvimento definitivo de Itajubá.

Unknown disse...

Amigo Zelador

Sem querer ser pedante, mantenha o foco, sua fixa caiu e a de muitos outros. Não caia na armadilha do debate rasteiro, chega de alguns expertinhos melar qualquer progresso fora do script. O aeroporto não pode ser um presentinho de pai para filho, a duplicação da rodovia parece que esta se tornando uma maioria. A duplicação,a paceria com PA e região tudo casado com um bom projeto de tecnopolis em parceria com grandes empresas utilizando instrumentos como a lei do bem e 5% da receita liquida das empresas de energia. Podemos estar desenhando um cominho muito promissor para nossos filhos e netos.

Outra curiosidade é que os "turcos" realmente estão com um desafio de verdade. Pela primeira vez o sr. JOKA que de JOKA tem muito pouco, devem estar quebrando a cabeça para sobreviver nos novos tempos.....tai um situação que queroassistir de camarote