Translate

segunda-feira, 1 de abril de 2013

MISSIONÁRIOS

 
Se existe um lugar que adora receber um missionário, esse lugar é a terrinha. Não me refiro aos missionários religiosos. Esses têm pouco trabalho por aqui. O povo é bom e ordeiro. Ovelhas obedientes e sobre isso não existe dúvida.
Nos referimos aos missionários genéricos.
São pessoas especiais que, através de uma visão ou um toque de um conhecido bajulador, passam a acreditar que foram imbuídos de uma missão.
Missão ?
Sim, tentar transmitir algum conhecimento ou experiência, lutar pela ética e transparência, pelo meio ambiente, pela serra da Mantiqueira, pelo rio Sapucaí, pelos Índios coroados, e etc.
Continuam chegando de fininho à terrinha.
Sorriso amável, solicito e com ligeiro sotaque de sua região de origem. Vão apalpando, apalpando até descobrir uma causa. É bom que se registre: a causa a ser defendida é apenas um mero detalhe. O que eles querem é defender ou atacar alguma coisa, de preferência ocupando uma liderança.
Observam bem o ambiente, atentam para as conversas das filas de bancos, farmácias e supermercados. Frequentam missas, cultos, cerimônias de hasteamento de bandeiras, comparecem as reuniões de pais de alunos e de repente já estão sendo convidados para aniversários e casamentos e reuniões outras.
O primeiro ano é dedicado a escutar e conhecer o pessoal. Depois, é melhor sair da frente. Costumam atropelar.
Com o tempo podem até assumir a diretoria de uma ONG, um clube de serviço e até mesmo se lançar na política.
Um belo dia, assim como surgiram, desaparecem.
Na certa, após o dever cumprido, partem para novos desafios.
É a vida...
 
ER

Nenhum comentário: