Translate

sábado, 13 de abril de 2013

FANATISMO

Por oportuno,
 
Diz a enciclopédia livre que "fanatismo ' vem do francês "fanatisme" - estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer tema, geralmente associado a motivação de natureza política ou religiosa.
Os fanáticos apresentam as seguintes características:
1 - Agressividade
2 - Preconceitos vários
3 - Estreiteza mental
4 - Extrema credulidade no seu sistema e incredulidade no outro.
5 - Ódio
6 - Sistema subjetivo de valores
7 - Intenso individualismo
De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor o seu ponto de vista.
 
Viver é Perigoso/2010
 
ER

3 comentários:

Anônimo disse...

Senhor Zelador,

Temos um na terrinha cujo desejo é ser um dia prefeito, e quer destruir todos que possam lhe atrapalhar.
Inclusive usa de subterfúgios " transparentes" em pregação alucinada de honestidade, honradez e clareza , mas enquanto prega o que não faz vai na sua saga desvairada maculando pessoas e famílias. Itajubá não merece....

Anônimo disse...

Para mim TI em Itajubá acabou, faliu e auto se destruiu.
Essa do O Jornal O Sul de Minas foi o maior tombo que os padres já levaram, a cidade esta indignada e quem gosta de transparência, mais indignado ainda.

Anônimo disse...

Faliu que nada, o Rodrigo Marquiz não deixa esta gente em paz,o tempo todo é TI é Mafra é Chico, quem aguenta , se não é ele esta gente não sobrevive.