Translate

quarta-feira, 17 de abril de 2013

DIA MUNDIAL DO MALBEC


Comemora-se hoje o Dia Mundial do Malbec. 
Essa  uva chegou na Argentina em 17 de abril de 1853, importada pelo presidente Domingo Faustino Sarmiento. Se adaptou maravilhosamente naquele país, tornando-se praticamente no vinho nacional da Argentina.
Desde os anos 90 a Argentina tornou-se conhecida no mundo como o "país do Malbec.
Malbec, é um tipo de uva francesa e principal variedade da região de Cahors, também presente em Bordeaux, encontrou condições excelentes na Argentina, onde produz vinhos frutados, muito macios, de bom corpo, cor escura e tânicos, para ser consumido ainda jovem, também muito usado em bordeaux para fazer corte. Malbec é utilizado amplamente por vinícolas argentinas, sendo esta produção equivalente a 59% do plantio mundial
Nos anos 40, a Malbec foi arrasada na França por epidemias e geadas.
No final dos 90 o mundialmente influente enólogo e empresário francês Michel Rolland começou a apostar no Malbec argentino, dando um impulso adicional à esta variedade, que desde a virada do século vive um boom no país e no resto do mundo.
Nos últimos dez anos as exportações de Malbec subiram de US$ 50 milhões para US$ 421 milhões. No ano passado a Argentina vendeu ao exterior 1,02 milhões de hectolitros de Malbec, volume que representou um aumento de 12% em relação a 2011.
Atualmente, adegas francesas - inclusive as de Cahors, região original desta uva na França - importam esse vinho da Argentina, considerado pelos enólogos como o melhor Malbec do mundo.
 
Fonte: Estadão
 
ER

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha que legal! O Chico me dise que tem uma confrania de vinho sera que ele sabe disso?

Anônimo disse...

O burro é CONFRARIA! de confrades! Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Anônimo disse...

Nao e mania de vinhos...alcoolatras