Translate

quarta-feira, 27 de março de 2013

ELAS DE VOLTA A RIBALTA

O Jornal Itajubá Notícias desta semana publica entrevista (leiam) com o Prefeito Rodrigo Riera.
 
Qual sua opinião sobre a Lei das Sacolinhas?

Muitos vão me criticar, mas eu sou contra a proibição das sacolinhas, sou a favor de libera-las novamente. Um litro de óleo polui mais do que 500 toneladas de sacolinhas. Elas significam 0,02% do que é despejado do lixo em Itajubá. Depois que às proibiram a cidade ficou mais suja, porque com as próprias sacolas as pessoas guardavam seus detritos e hoje, infelizmente, muitos jogam no chão. Várias cidades que implantaram isto, e no começo eu também era a favor, já aboliram. Era uma iniciativa do executivo. O interesse de nosso governo é que voltem as sacolinhas e o conforto. Para a pessoa que tem carro é muito simples. Ela leva no braço e põe no porta-malas, mas e a maioria da população que anda de ônibus ou a pé...e as que não têm como ficar comprando as sacolas, esquecem em casa. Até a Prefeitura de São Paulo já aboliu isto, então eu sou a favor que retorne as sacolinhas, até pela limpeza da cidade.
 
Blog: Estamos desacostumados a ver os políticos dizerem sim ou não. No caso, o Prefeito se posicionou de forma firme e isso é bom.
Somos contra a simples proibição das sacolinhas. Que os supermercados e lojas forneçam, sem custos adicionais,  outra embalagem que facilite a vida dos clientes e tranquilize os ecologistas. 
 
ER

18 comentários:

Anônimo disse...

E a SIEMENS? Bobagem.....

Anônimo disse...

Vamos torcer para que o RODRIGO RIERA cancele o AEROPORTO, não queremos isso pra terrinha, queremos que a Mahle va embora, xoxo Siemens, UNIFEI vá pra Itabira, 4BE pro Nordeste, QUEREMOS PAZ e só a Boa Vista.....

Olhe só a que ponto o Zelador Chegou......ele disse:

Com certeza, queimar 100 milhões de reais, nessa conjuntura e nesse momento, não faz sentido.
Essa pista, no momento, se tiver um pouso por dia, será muito. Provocará pela raridade, quando muito, uma corrida das crianças para ver o avião.
Gente, a prioridade hoje é a construção do rodoanel, com os caminhões passando por fora do perímetro urbano da Cidade.
Hoje, a prioridade um da terrinha é a construção do Rodoanel.


Eu queo 5 vereadores, 3 secretarios, não, só o Adilson, sem vice, mais a Leandra blabla, e o Chico na oposição e o Rodrigo Marquez na IMPRENSA!

Itajubá é 10.

Anônimo disse...

O Adilson Primo, quando assume a Secretaria Geral?

Estamos apenas aguardando a secretaria ser aprovada pela Câmara para que ele possa assumir. Ele está na Assessoria do Prefeito atualmente, mas, já atua como secretário. Ele é um gestor, que pela sua experiência irá cobrar de todos os secretários. Ele divide comigo a tarefa de cobrar os secretários e fazer contato com os empresários e pleitos da Prefeitura. Ele será o braço direito do prefeito nos próximos anos.

Edson Riera disse...

Anônimo,

A que ponto o zelador chegou: Já dizia um velho político de respeito: Administrar é determinar prioridades.
O aeroporto não é prioridade hoje.
Um exemplo do setor, muito embora nunca iremos ter linhas aéreas comerciais atuando na terrinha.
A Gol Linhas Aéreas teve em 2012 o maior prejuízo de seus 12 anos de história, de R$ 1,51 bilhão. Foi o pior resultado divulgado por uma empresa de capital aberto até agora no país.
100 milhões é muito dinheiro. No projeto inicial, não passava de 20 milhões (que já era muito).A grana sairá dos bolsos do Estado, que também é nosso. A PMI terá que desembolsar outro tanto para providenciar acessos e etc. Como sempre, e é normal, existem muitos interessados na obra. Pior, não é por idealismo.
zelador

Edson Riera disse...

Anônimo,

Sobre a manifestação do Prefeito sobre a Siemens, na mesma entrevista.

No meu entender, já era ! Esqueçam. Me desculpem o pessoal do bloco (eu os admiro : foi uma varada nágua.
zelador

Anônimo disse...

Zelador você quando mistura suas magoas com a realidade perde a praticidade , razão e o bom senso.
Falar que é contra a sacolinhas tudo bem, mas ser contra aeroporto não dá para entender.
Sejam quais forem os motivos pelos quais lutam pelo aeroporto , qualquer magoa passada tem que ser deixada para trás, e ver sua utilidade para o presente e futuro.
Bom lembrar que o primeiro aeroporto de Itajubá foi construído em 1950.

Edson Riera disse...

Caro Anônimo,
Acredite: Não tenho mágoa nenhuma, graças a Deus. Não sou contra aeroporto. Me entenda: Sou contra o gasto de 100 milhões, quando temos outras prioridades. O governo mineiro tem compromisso com a Helibras. Que invistam simplesmente na extensão da pequena pista já existente na área da empresa.Conheci o campode aviação (era como chamavamos) em 50 e poucos. O primeiro avião que pousou lá era pilotado pelo Brig. Eduardo Gomes, que tinha a visão de construir aero-clubes por todo o País, por questão de segurança nacional. Para seu conhecimento, participei pessoalmente de diversos voos (de helicóptero) simulando pousos em diversas áreas da região para definir o local. Lutei muito por isso. Hoje o momento é outro. 100 milhões para um pouso semanal é muito. Balela essa conversa que empresários o utilizarão.
Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo

Sou quase velho (65). Deus o ajude chegar nessa idade emitindo opinião e assinando. É bom.
Sou Itajubense, Mineiro e Brasileiro. Critico qualquer gasto elevado e não prioritário feito em qualquer ponto do país. Penso como itajubense, mineiro e brasileiro.
Zelador


Anônimo disse...

1-O aeroporto não é prioridade hoje.
2-Penso como itajubense, mineiro e brasileiro.

1-Muito bem, mas SEMPRE foi prioridade e é preciso que continue sendo, o preço não importa se tem grana pra isso, precisamos evoluir!

2-Vc precisa pensar como um empreendedor, ter visão de vanguarda,ter grandeza, não pense como um mediocre itajubense, por isso nossa politica esta assim na terrinha, muitos mediocres.

Anônimo disse...

Zelador, que decepção! Acho que vc ta de brincadeira ou gozação, nossa luta no passado e até hoje sempre foi nobre.Que ta acontecendo?

Chico

Anônimo disse...

Zelador
Você percebeu que nenhum, mas nenhum dos seus anônimos conseguiu emitir uma opinião favoravel ao aeroporto de 100 milhões.
Será que é incapacidade ou apenas falta de inteligência.
Coruja

Anônimo disse...

Senhores,

Acho melhor que não aceitemos os 100 milhões para uma causa mais nobre. Esse valor é muito elevado, vamos colocá-lo na saúde ou educação! Opa, me esqueci que os valores já estão definidos por lei de 12% para a saúde e 25% para a educação! Opa, o Estado de Minas Gerais gasta com o funcionalismo público 48,61%. Se bem sei fazer conta, nos resta 14,39%. Vamos devolver para eles que eles precisam mais que a gente, coitados! Como eles arrecadaram em 2012 39 bilhões, 100 milhões representa 0,25% da receita! Vai fazer diferença mesmo! Se devolvermos o dinheiro eles podem investir em outra coisa? Acho que Pouso Alegre deve receber o investimento de 100 milhões, lá será melhor investido do que Itajubá!


Pra que investir numa cidade com pouco menos de 100 mil habitantes? Nem é uma importante cidade do país! Só tem a única fábrica de helicópteros da América Latina... cujo governo federal só tem um "contratinho" de 5 BILHÕES de reais e meta de ter um helicóptero 100% nacional até 2020. Nem é importante isso para o país... Uma universidade federal que forma os melhores engenheiros do Brasil (e do mundo!!!)... bobeira...


Vamos continuar na nossa vida medíocre mesmo, sem pensar no futuro... gastar pra que? O que temos tá bom... a Helibrás não fabrica helicópteros? Vamos construir um heliporto e pronto! Gastamos menos assim! Belos administradores que somos! Vai desperdiçar o dinheiro em outra cidade Governo de Minas Gerais... aqui não jacaré!


Itajubá é dez! Itajubá é "des"? Itajubá é uma desgraça! Não, alguns itajubenses são uma desgraça!!
VAMOS PENSAR PRA FRENTE E DEIXARMOS DE ACHAR QUE SOMOS O PATINHO FEIO DO ESTADO!!!


Ass:
Lógico


Alguns links:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/875067-5-estados-gastam-mais-do-que-podem-com-funcionalismo.shtml

http://www.fazenda.mg.gov.br/governo/receita_estado/evolucaoreceita/2012/receitageralanual/evolrecarrec2012.htm

http://www.iof.mg.gov.br/index.php?/acao-do-governo/acao-do-governo-arquivo/Inauguracao-da-nova-Helibras-e-fato-historico-diz-Anastasia.html

Anônimo disse...

100 milhoes! 200? 300? que importa cumpanheiro? Que importa 17 vereadores gastando, que importa uma secretaria especial, gastando, que importa formar engenheiros gastando tanta grana, que importa a Helibras que não gera nenhum imposto para o municipio ou estado? É muito relativo os valores pois 100 milhoes hoje pode ser nada quando esta cidadezinha voltar a crescer....qualquer cidadezinha decente tem aeroporto, hospital, macdonald, shopping, escolas etc...vamos deixar de ser PEQUENOS, de pensar PEQUENO. O cidade dificil, e se o Zelador é como a maioria então ele é Rodrigo Riera, Ulisses,Dimas, Aecio, Anastasia, Dilma...isso é o Itajubense hoje, naturalmente pobre politicamente falando, a meu ver claro, pois não votei em ninguem desses ai.

É a vida.

Qualquer um.

Aldo disse...

Acho que muito mais importante que aeroporto é a duplicação dessa estrada de Pouso Alegre a Lorena. É a única ligação direta Dutra-Fernão Dias, e é um açougue, preocupando a toda hora quem tem seus filhos circulando por ela.Essa estrada tiraria Itajubá do cantina, a colocando o contexto.A parte daqui a Lorena teria de se outra estrada, ficando essa para subir e outra para descer. Isso sim, seria útil para nossas próximas gerações.

Humberto disse...

Edson,

Concordo com o Aldo. A duplicação desse trecho - Pouso Alegre - Loena é muito mais importante q um aeroporto q não vai ajudar em nada a cidade. Ficamos para trás ( em relação a Pouso Alegre e Varginha ) devido a localização geográfica, a topografia da região e a falta de estradas melhores e seguras. A construção dos diques para diminuir a probabilidade de grandes enchentes também é mais importante q aeroporto. Um aeroporto tem um alto custo de manutenção e com certeza o movimento não compensaria. Deixando o " bairrismo " de lado seria mais interessante ter uma estrada duplicada entre Itajubá-Pouso Alegre e melhorar a estrutura do aeroporto q tem por lá ( ou não tem também ? ) e assim as duas cidades - a região - ganhariam. Outro dia li q os políticos importantes esqueceram de Itajubá, mas eu acho q na verdade Itajubá deixou de ser interessante para eles...
Abrs.
Humberto.

P.S. : posso estar equivocado porque não vivo e nem participo do dia a dia da cidade, mas errado de tudo, acho q não.

Anônimo disse...

Sinceramente,
não entendo que tantas pessoas experientes e vividas discutam por uma coisa que não está em discussão. Simplesmente não existe a possibilidade de pegar esses R$ 100 milhões e aplicar em outro projeto. Esses recursos são para o aeroporto e acabou. A duplicação da BR-459 e o anel viário/perimetral ou como queiram chamar, são muito importantes e também estão em pauta. O que não pode é abrir mão do que está sendo oferecido.

Edson Riera disse...

Anônimos,
O Zelador criticou o Estado pelo investimento do valor de 100 milhões numa obra não prioritaria. Sabemos que o recurso é para esse fim (recursos oriundos do BNDES e Banco do Brasil).Não há observações diretas quanto ao governo municipal. Sabemos como funciona o sistema. A concorrencia já foi feita (como foi feita no passado) e a mesma empresa ganhou as duas. Chamamos atenção para o assunto. Muitos outros aspectos virão a tona. O blog já esgotou a questão. Quem viver verá.

Anônimo disse...

Em compensação na outra ele não respondeu nenhuma pergunta. Ficou falando blá blá blá.>>

Vamos começar pelo mais recente: aeroporto. Quando começam as obras e qual as estimativas de término?
O aeroporto é a maior conquista das últimas décadas. É uma obra que deve durar de 15 a 18 meses, a maior obra que Itajubá recebeu nos últimos 30 anos, e que tem meu empenho desde 1998 quando fui presidente da Câmara pela primeira vez. A cidade acompanhou isto e muitos não acreditavam, mas, graças a Deus esta obra veio no meu mandato, com o esforço de várias correntes políticas. E esta obra vem não somente trazer um benefício à população, que terá um aeroporto, mas também ser um produto de primeira linha para buscarmos novas empresas para Itajubá. Hoje, um grande obstáculo que tínhamos era a falta de um aeroporto. Suprindo essa deficiência que Itajubá tinha perante os outros municípios