Translate

quinta-feira, 14 de março de 2013

CHOQUE DE GESTÃO

Super Secretaria.
O afamado  Choque de Gestão  no setor público começou em Minas no governo Aécio. Busca o desenvolvimento promovendo uma mudança brusca.
Não é de fácil implantação. É necessário gente capaz para reestruturar a "máquina". Costuma desagradar muitos. Em boas mãos, os resultados costumam aparecer.
Como sempre acontece, nas mudanças muitos  se sentirão incomodados.
No governo de Minas deu certo, muito embora continue sofrendo pesadas críticas do PT. O modelo tem sido copiado por muitos governadores e prefeitos.
Funciona e, quando acompanhado por um bom marketing, chega a entusiasmar.
Aécio sempre teve ao seu lado Anastasia e  Danilo de Castro. Meio caminho andado.
A nova administração da terrinha está seguindo a cartilha ao pé da letra. 
Adilson Primo tem experiência como poucos na iniciativa privada. Serviço público é completamente diferente. 
Com delegação de poderes, bons diretores, bom entendimento com o legislativo (muito da legislação terá que ser adequada) e a devida transparência que o momento exige, poderá ser um avanço.
Altos custos ? Funcionando bem, paga-se com os pés nas costas.
Acompanharemos.
 
ER 
 
 

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Amigo Zelador

O tal do choque de gestão realmente é mais marketing do algo realmente inovador. O que da para entender é que a tentativa de utilizar técnicas do setor privado na gestão pública é que chamam de choque.Alguns especialistas consideram que os avanços da gestão privada nas últimas décadas tem mais a ver com resposabilidade ambiental e social. Fica dificil dar um exemplo claro dos efeitos do tal choque.
Com a super secretaria e o "cara" penso que é a mesma coisa, o tal do Primo deve querer incorporar técnicas e culturas de gestão privada na Prefeitura, sentiu que é uma missão quase impossivel?
Tenho pensado em alguns elementos que dificultam a missão do Primo: primeiro ter pouco conhecimento, pelo menos é o que parace, de gestão pública, para mudar paradigmas tem que conhecer o novo e o antigo. É uma tarefa a longo prazo e o calendário do Prefeito é mais politico do que de gestão, ano que vem tem eleições, não se esquça disso. Soma se a isso um conjunto de Secretários vaidosos e independentes, penso que toda essa movimentação ja esta trazendo descontentamento entre alguns Secretários, por exemlo, uma super Secretaria pode esvaziar o Secretaria de Governo. O super super vai querer se reportar direto ao Prefeito, voce sabe que traz ciumes e mal entendidos.É meu amigo faça sua aposta eu realmente temo muito pela conjutura colocada.

Anônimo disse...

Pouso Alegre tem isso? Sta. Rita? Poços de Caldas?Varginha?Juiz de Fora?Piranguinho? Tão inventando TETAS! Nada mais.