Translate

sábado, 30 de março de 2013

AEROPORTO - THE END

Mais uma vez registramos. O Blog não é imprensa. Não tem estrutura para isso. É um instrumento amador para trocas de ideias, de amigos, conhecidos e desconhecidos. Não tem por objetivo fazer proselitismo.
Então vamos lá: Escrevemos sobre o projeto do aeroporto de Itajubá. Muita gente leu, comentou e se manifestou.
Continuar no assunto é chatice.
Só uma coisinha. Em 2004 aconteceu a concorrência para a construção desse mesmo aeroporto. O pleito foi vencido pela ATERPA. Não me lembro do valor, mas era algo em torno de R$ 25 milhões. A Prefeitura, na ocasião ficou responsável pela desapropriação da área e 1/3 dos custos para deslocamento de uma linha de transmissão da Cemig.
A área, algo próximo dos 250.000 metros quadrados, pertencia quase totalmente a CDI (do próprio governo mineiro) e a dois outros proprietários particulares. A CDI se dispos a ceder a sua parte por um valor quase que simbólico.
Por razões que a própria razão desconhece, não deu em nada.
Posteriormente a concorrência foi cancelada.
Agora foi feita nova concorrência e coincidentemente ganha pela mesma ATERPA, por valor próximo de R$ 66 milhões.
Desta vez a responsabilidade por todo o investimento será do governo mineiro, inclusive o custo da desapropriação da área, que segundo informações não pertence mais a CDI e sim a empresários locais.
Pressumo que o projeto tenha sido alterado substancialmente em comparação com o original, o que justificaria a elevação dos custos.
Muito embora imaginamos que o "aeroporto" ainda renderá muita conversa, o blog está propondo a mudança de assunto, sob pena de passarmos, mais uma vez, por chatos.

ER 

4 comentários:

Humbeto. disse...

Caro Edson,

Tbm. acho bobagem ficar discutindo um assunto cuja decisão, seja qual for, vai ocorrer numa esfera onde os interesses são muito mais pessoais do que coletivos.

Na minha opinião as autoridades de Itajubá deveriam focar naquilo q melhor se adapta a atual realidade da nossa cidade. Não vejo Itajubá com uma vocação industrial, e mesmo porque, as indústrias hoje utilizam pouca maão de obra. Itajubá sempre foi conhecida como uma cidade " acadêmica-cerebral ". Desde a excelente ex-Escola Industrial da Fábrica de Armas até a antiga EFEI, FACESM, Faculdade Medicina etc.,o q sempre tivemos foi preparar e exportar profissionais para outros centros. Por que não transformar Itajubá numa cidade " tecnológica " ? Vou dar um exemplo : guardadas as devidas proporções, no vale do silício ( na Califórnia ) não se produz trens, carros, aviões etc...Lá produz a tecnologia q esses outros bens irão utilizar.

Desculpe aí as bobagens !!!

Feliz Páscoa ( no sentido verdadeiro q vc. conhece ) para vc. e sua família.

Humberto.

Anônimo disse...

Subitamente a gente atinge aquele momento, de idade e sabedoria, em que, simplesmente, "não tem mais que ir", não tem mais que falar, não tem mais que ser CHATO.

Anônimo disse...

O COPAM de Varginha vai resolver o seu problema nesta segunda, pelo andar da carruagem logico que vão vetar o aeroporto na terrinha, vamos torcer Zelador, eu agora sou seu parceiro, quero que tudo mais vá pro..isto é pra Pouso Alegre, Santa Rita ....chega.Vamos viver la vida como o Marquez, na feliZcidade.

Anônimo disse...

Zelador estou cheio de ver uns babacas dizendo que Itajubá é uma cidade TECNOLOGICA e o escambal.
Vamos visitar o Novo Horizonte, Reborgeon, Cantina , Varginha, e mais uns 40 bairros na Cidade pra PARAR com esta ladainha? A UNIFEI esta totalmente atrazada perto do Inatel por exemplo, a cidade não tem nem semaforo, nosso Shopping é as barraquinhas, TECNOLOGIA é so na casa do Primo, pelo amor de Deus pessoal, chega.