terça-feira, 6 de novembro de 2012

CANTINHO DA SALA


Dicen que los ángeles son las criaturas más bellas del mundo. Entonces debo tener mucha suerte porque he encontrado uno...

Joan Miró

PRÁ LEMBRAR

O cow-boy baixinho voltou para dentro do saloom e segurando aquela mágica porta, tipo vai e vem, gritou para o bar lotado:
- Quero saber quem pintou o meu cavalo de verde ?
Após alguns minutos, prevalecendo o silêncio total (o pianista interrompeu a alegre música), afastou-se do balcão, um barbudão tipo guarda-roupas, com dois colts-45 na cintura e dois cinturões de balas atravessados no peito, dizendo numa voz cavernosa:
- Fui eu! Por que ?
No que o lépido baixinho respondeu, após constatar o perigo:
- Já secou. Se quiser dar a segunda mão, fique à vontade.
 
ER 

MOMENTOS MÁGICOS


LIVRO, PRESENTE DE AMIGO


Tive o livro nas mãos por diversas vezes nos últimos tempos. Não senti estimulado a lê-lo. Confesso a razão: embirrei-me com o autor, muito competente por sinal, Fernando Morais.
No final de semana prolongado o fiz.
Tristes relatos sobre a organização secreta japonesa, "Shindo Renmei" ou melhor, "Liga do Caminho dos Súditos". De janeiro de 1946 a fevereiro de 1947, fanáticos membros da colônia japonesa e membros da Liga, assassinaram 23 imigrantes e feriram 150 patricios no Estado de São Paulo.
Mais de 30.000 suspeitos foram presos. 381 foram condenados.
Faz parte da história.
 
ER     

SOB A LUZ DE VELAS

Há os que perseguem as feras. E há os que preferem acompanhar as pegadas pra ver de onde elas vieram.

Millôr

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

George Lucas e Steven Spielberg
Certamente juntos durante as gravações de algum dos filmes da série "indiana Jones".
O cenário, pelo menos, sugere...
Essa dupla (juntos ou separados) marcou a infância e a adolescência de muita gente.
Começou com Encurralado. Tubarão. Depois Contatos Imediatos de 3o Grau. Veio ET. Guerra nas Estrelas. Indiana Jones. Gremlins. Goonies. Império do Sol. De volta para o futuro (dirigido pelo Zemeckis, mas produzido por Spielberg). Lista de Schindler etc. Todos filmes marcantes, para mim e para a molecada.
Acho que tive sorte, afinal. Entre as várias profissões que meu pai exerceu (além de incansável professor, desde sempre), a que mais me encantava era ser dono de uma sala de cinema, lá no interior de SP. Acho que não tinha lucros, mas a diversão era certa. Tomei o gosto pela coisa, quase uma personificação de "Cinema Paradiso".
Mas nem todos os filmes do Spielberg ou de George Lucas ele conseguia levar à sua sala (200 lugares, poltronas de madeira!). E se Maomé não vai à montanha...
E íamos a SP para assistirmos aos lançamentos desses gênios.
Em 1979 ou 80 assisti Contatos Imediatos com ele. Não entendi nada (tinha 6 ou 7 anos), mas aquela linda nave musical mexia com o imaginário de qualquer um.
Em 1985 ele me levou ao antigo Cine Comodoro (na Av São João), tela imensa, projetor de 70 mm (único na cidade), para assistir De volta para o futuro.
No Cine Olido vi dois episódios de Star Wars.
Bem mais tarde, na época de Lista de Schindler eu já estava na faculdade. Morava no centrão e, antes de sair para uma das baladas de sábado, fui ao Cine Metro assistir ao filme. Desisti da balada. Voltei para casa e preferi agradecer por ter nascido décadas após aquele "fundo do poço da humanidade".
Apesar das exceções, creio que cinema de Spielperg e Lucas, em especial na dédaca de 80, marcou os momentos mais inocentes e alegres do cinema. Marcou uma geração.
Não à toa, meu moleskine de anotações para 2013, comprado há alguns dias, traz discretamente gravado na capa a seguinte frase: "Don't underestimate the Force".
É isso!
Good bye, my friend. May the Force be with you.

Laissez Faire

SAUDADE DE UM MICROFONE

Ouvido hoje na Feira da Boa Vista, na Av. Dr. Rosemburgo Romano, antigo Sambódromo:
 
- Ô Cumpadre, a categoria de professores parece que não é muito unida na terrinha. O Professor Paulino está tentando, no "tapetão", puxar a cadeira de vereador do Professor Rui, ganha nas urnas e com muita justiça.
 
- Poís é... quatro anos sem microfone nas mãos...não vai ser mole. 
 
- Por causa disso não ! Tem uma boa loja na Major Belo com uma variedade enorme de microfones para vender.
 
Éh...faz sentido...
 
ER  

ELEIÇÕES AMERICANAS