quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SOB A LUZ DE VELAS

 
Depois das Eleições
Depois de uma campanha eleitoral animada, a grande vantagem de qualquer eleição democrática é a de o povo sair, finalmente, da sala de estar dos políticos.
É uma sensação de alívio que alguns eleitos descrevem como semelhante ao momento em que uma dor intensa, por qualquer razão obscura, termina.
Depois de qualquer eleição a sensação dos políticos - quer tenham perdido quer tenham ganho - é a de que o povo mais profundo acaba de entrar todo num comboio, dirigindo-se, compactamente, para uma terra distante. Esse povo voltará apenas, no mesmo comboio, nas semanas que antecedem a eleição seguinte.
Esse intervalo temporal é indispensável para que o político tenha tempo para transformar, delicadamente, o ódio ou a indiferença em nova paixão genuína.

Gonçalo M. Tavares

CANTINHO DA SALA



Abre em SP mostra retrospectiva de Lygia Clark, uma das artistas contemporâneas brasileiras mais valorizadas tanto no país quanto no exterior. A mostra traz desenhos, pinturas, esculturas e ainda trabalhos inéditos relacionados ao cinema e a arquitetura. Apresenta ao público o universo da artista através de 145 obras.
A mostra, antecede a grande retrospectiva de Lygia Clark que o Museum of Modern Art (MoMA) de Nova York vem preparando, com previsão de ser apresentada a partir de maio de 2014 na cidade americana
Imperdível.

Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do metrô. De 1/9 a 11/11. ter. a sex. 9h/20h, sáb. dom. e feriados, 11h/20h. Grátis

ER

PREOCUPANTE

Preocupante as informações contidas na Folha de ontem, na coluna Tendências, escrita pelos médicos Florentino Cardoso e José Bonamico, respectivamente presidente e diretor tesoureiro da Associação Médica Brasileira, sob o título "A qualidade dos médicos no Brasil".
 
Resumindo: " A formação aqui é péssima. Não existe, em muitos cursos, nem treinamento prático adequado. E há ainda a invasão de (mal) formados em Cuba e Bolívia.)
Seguindo: O Brasil é medalhista no número de escolas médicas. Temos medalha de prata, com 196 escolas en atividade. Perdemos apenas para a Índia.
China e Estados Unidos, com população bastante superior - e no caso dos EUA, muito mais rico - contam com 150 e 137 escolas médicas.
 
Curiosidade: Segundo estimativas do Colégio Médico da Bolívia, há 25.000 brasileiros em cursos de medicina lá. Ausência de vestibulares, mensalidades irrisórias e baixo custo de vida comparado com o Brasil atraem s jovens para o eldorado boliviano.
No primeira edição do exame para revalidar o diploma conseguido no exterior, dos 517 inscritos, somente dois foram aprovados. Na segunda edição, em 2011, de 677 inscritos, apenas 65 foram aprovados.
 
No Brasil, as escolas médicas oferecem 16.892 vagas por ano. Nos programas de residência, padrão para a formação de especialistas, há 10.196 vagas de acesso direto disponíveis para os recém-formados. Entram no mercado, sem treinamento adicional, mais de 6.000 médicos ao ano...
 
Folha (do dia 29/8/2012 - pág A3) - Leia o texto completo e fique assustado.
 
ER

 

MOÇA BONITA


Cameron Michelle Diaz, completa hoje 40 anos. Muito bem.
Parabéns.

ER

SÓ BEATLES




Here, There And Everywhere

Essa obra prima foi composta por Paul McCartney em junho de 1966. Ele estava na época "numa boa" com Jane Asher e escreveu a que é considerada a sua melhor canção de amor.
Paul a compôs ao lado da piscina da casa de Lennon, enquanto o aguardava acordar. Quando estava pronta, imaginou a canção na voz delicada de Marianne Faithfull.
Agora o importante: Paul confessou posteriormente que buscava algo no mesmo clima de "God Only Knows", do álbum Pet Sound, dos Beach Boys.
Como dizia Nelson Rodrigues, é para sentar na calçada e chorar lágrimas de esguicho.
 
ER

PRÁ PENSAR

 
Constatação: Sou dotado de um sentimento de injustiça sem precedentes. Costumo lutar com todas as minhas forças para que a justiça seja feita.Sentença proferida, passo a sentir enorme pena do condenado.

Anônimo

AVESTRUZES