sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SOB A LUZ DE VELAS


Maria José Cotrim Garaude Gianotti, simplesmente Lupe Cotrim, poetisa brasileira nascida em São Paulo, que tomou o barco com muita antecedência, aos 37 anos, em 1970.
O Lupe veio das primeiras sílabas dos prenomes dos seus pais. Lurdes e Pedro.

"A saudade é o limite da presença, estar em nós daquilo que é distante, desejo de tocar que apenas pensa, contorno doloroso do que era antes. Saudade é um ser sozinho descontente um amor contraído, não rendido, um passado insistindo em ser presente e a mágoa de perder no pertencido. Saudade, irreversível tempo, espaço da ausência, sensação em nós premente de ser amor somente leve traço num sonho vão de posse permanente. Saudade, desterrada raiz, vida que se prolonga e sabe que é perdida. "
 
Lupe Cotrim


 

 

É DISCO QUE EU GOSTO

CANTINHO DA SALA



Foi redescoberta no Evansville Museum, em Indiana, nos Estados Unidos, a tela de Picasso, "Mulher Sentada com Chapéu Vermelho".
Era tomada como uma obra de Gemmaux, um artista que nem mesmo existe.
Segundo o jornal britânico "The Guardian", uma pesquisa revelou que a confusão aconteceu por conta de um erro de catalogação.
Picasso, inclusive, registrou sua assinatura no canto superior direito da tela.
Segundo o jornal, a obra foi dada de presente ao museu em 1963 pelo designer industrial Raymond Loewy.
A palavra "gemmaux" refere-se, na verdade, não ao nome de um artista, mas ao plural de "gemmail", uma mistura líquida usada para unir pedaços de vidro, que, quando iluminados por trás, mostra suas verdadeiras cores.
Picasso pode ter sido apresentado à técnica por seu amigo Jean Cocteau, no início da década de 1950. Acredita-se que ele produziu cerca de 50 gemmaux durante dois anos enquanto estudava na França.
Por desconhecer o tal "Gemmaux", o museu acabou escondendo a peça em seu depósito. E ela só saiu de lá quando a casa de leilão Guernsey´s entrou em contato com o museu em busca de algum trabalho gemmaux de Picasso.
Nesta semana, os proprietários do museu anunciaram que pretendem leiloar a obra em Nova York. O preço estimado de venda ainda não foi revelado.

(Deu na Folha )
 

CONTINUAMOS DE FORA

Sem acordo entre governo federal, professores e técnicos administrativos, a greve nas Universidades Federais completa três meses nesta sexta-feira 17. As duas categorias foram as primeira a iniciar a paralisação que hoje atinge mais de 350 mil funcionários públicos, em diversos setores e Estados.
Das 59 instituições públicas de ensino, 57 aderiram à paralisação. As únicas a ficar de fora foram a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

ER

TUDO A VER


Praticamente nada ainda foi comentado no "viver é perigoso" sobre a eleição para a indicação do novo Reitor da Unifei.
Interessa e muito a todos nós itajubenses.
Sobre os candidatos, conhecemos de longa data os professores Afonso Henriques, Paulo Shigueme e Alexandre Barbosa. São bons.
Não conheci ainda o professor Dagoberto Alves de Almeida. Deve ser capaz.
Não foi nenhuma surpresa a indicação do voto do Codit (Conselho de Desenvolvimento da Cidade, que tem direito a votar na escolha do indicado).
No candidato do atual Reitor, creio que não votariam mesmo. No Prof. Afonso, pelo momento político municipal, também não. No Alexandre ?
Escolheram então o Prof. Dagoberto, que também deve estar bem preparado.
Mas o processo de escolha é difícil e complicado.
E lembrem-se: No frigir dos ovos a decisão virá de Brasília. 
Na próxima semana acontecerá um debate entre os candidatos. Se puder entrar, procurarei estar lá e falar no blog sobre o assunto.
De uma coisa estou certo: Seremos sempre gratos ao atual Reitor Renato Nunes. Lamentávelmente, como sempre acontece na terrinha,o reconhecimento geral pelo seu trabalho,levará uma eternidade para chegar. Mas chegará.
É a vida.

ER

PAU QUEBRANDO

Ouvido ontem na fila do Alvoradão:

- Ô Cumpadre, assisti ontem na TV um trecho do julgamento do mensalão.

- Pois eu também vi. Aliás, quase tudo.

- Pois é, sem faltar com o respeito, acho que qualquer hora dessas, o pau pode quebrar entre alguns ministros.

- Você fala em acontecer uma discussão mais acirrada ?

- Não, falo em empelotar mesmo. A coisa está feia.

- Éh...pelo clima não parece difícil não.

ER

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

Gladys, Elvis e Vernon Presley

DILMA NO PSDB ?

Deu no Hoje em Dia:

O presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana, convidou a presidente Dilma Rousseff a se filiar a seu partido depois da divulgação do plano de concessões de rodovias e ferrovias, anunciado pelo governo federal na quarta-feira. Ele disse que a nota do PSDB, no qual o partido cumprimentou a presidente da República por aderir às privatizações, poderá estimular Dilma a continuar nessa rota.

Hoje em Dia

PRIVATIZAÇÕES