terça-feira, 3 de julho de 2012

ARROGÂNCIA OU APATIA ?

Do Elton Simões - trecho (para o Noblat) - Publicado no Blog no dia 15/11/2011 - Por oportuno.

"...No seu lado positivo, arrogância é sinônimo de altivez, coragem, de assumir suas próprias opiniões, identidade ou personalidade. Ser arrogante é assumir a responsabilidade sobre as coisas importantes. É defender ideias e opiniões.
 
Não seria essa a essência da democracia? Talvez a arrogância, pelo menos nesse sentido, seja um elemento importante na construção de uma sociedade justa e democrática.

Apatia é o contrario. É a falta de emoção, motivação ou entusiasmo. Representa o desinteresse, a indiferença, a insensibilidade aos acontecimentos. Apatia não constroi coisa alguma. Mas pode destruir. Pode destruir uma comunidade. Levar a grandes desastres. Levar à tolerância e à conivência com grandes injustiças.

Apatia é não reconhecer nossa responsabilidade com a comunidade em que vivemos.

Construir uma sociedade melhor é trabalho duro. É esforço diário e constante que requer a colaboração de todos. É necessário que cada um assuma a responsabilidade pela sua construção, defendendo ideias, ações, identidades e posições. A melhoria de todos depende de cada indivíduo.

Não existe espaço para apatia. Mas existe um lugar para a arrogância.

Frequentemente falamos de um tempo em que as coisas eram mais doces, as pessoas mais generosas, a sociedade mais justa e a vida melhor. Isto, muitas vezes, é apenas fantasia, travestida de realidade.

Por outro lado, se hoje nos tornarmos cidadãos mais arrogantes e menos apáticos, talvez possamos, no futuro, lembrar do nosso progresso e experimentar uma sociedade melhor. Viver a realidade, fantasiada de ideais."

Elton Simoes - trecho (p/ o Noblat)

PRÁ PENSAR


Na política,  pode ser tomado como indício de integridade, as manifestações de respeito de adversários e agressões gratuitas de ex-companheiros.

John Chair 

SOB A LUZ DE VELAS


Esperar pelo melhor e preparar-se para o pior: eis a regra.

 Fernando Pessoa

NÃO É O NOSSO CASO

ESTAMOS DENTRO


 O Governo de Minas — por meio das Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Educação (SEE) e Desenvolvimento Ecônomico (Sede) — lança, nesta terça-feira (03), às 10h30, o Polo Aeroespacial de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro.
 O empreendimento compõe o projeto do Complexo Aeronáutico de Minas, que terá mais três polos no Estado, além do Aeroporto Internacional Tancredo Neves como aerotropolis (cidade-aeroporto), inspirada em modelos bem sucedidos em outro países do mundo.
 A escolha do município de Tupaciguara, que fica a cerca de 605 km de Belo Horizonte e 70 km de Uberlândia, está relacionada diretamente aos aspectos locais de topografia e logística, ao apoio da Prefeitura Tupaciguara, além da proximidade com o curso de Engenharia Aeronáutica da UFU.
Dentro do Complexo Aeroespacial de Minas Gerais, o Polo Aeroespacial de Tupaciguara se destacará como o mais expressivo em ciência e tecnologia aeroespacial no Brasil. As áreas estudadas e desenvolvidas são tecnologia espacial de ponta, como a hipersônica, e a propulsão a laser, dois assuntos de vanguarda no mundo.
Além da unidade de Tupaciguara, o Complexo Aeronáutico de Minas Gerais envolve outros quatro polos previstos:
-  Itajubá, com a Helibras na indústria de asas rotativas;
-  Lagoa Santa, com o Centro de Capacitação;
-  Zona da Mata, com o aeroporto regional localizado em Goianá (próximo a Juiz de Fora para atender ao Pré-Sal);
 - Transformação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Aerotropolis (cidade-aeroporto). Esse conceito visa ao desenvolvimento do Vetor Norte, que compreende 13 municípios do entorno do aeroporto atraindo empresas de alto conteúdo tecnológico, como já ocorreu em alguns lugares, como Cingapura, Dubai e outros.
Minas se posiciona com destaque na formação profissional com uma rede de instituições públicas de ensino e pesquisa de excelência. São 14 universidades públicas estaduais e federais, formando profissionais de reconhecida competência. Existem ainda seis institutos federais e uma rede privada de universidades que apresenta qualidade no ensino.
.Entre as várias escolas que estão trabalhando com o setor aéreo estão Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A Sectes - por meio da Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e com a SEE - tem projeto de criar 100 polos de educação à distância, o que vai facilitar o ingresso de cidadãos de todas as regiões em diferentes cursos, inclusive os superiores mais demandados pelo mercado.
WebMinas

É DISCO QUE EU GOSTO



E Agora

E agora o que farei
De todo esse tempo que será minha vida
De todas essas pessoas que me são indiferentes
E agora que você se foi
Todas estas noites, por que ? por quem ?
E essa manha que volta pro nada
Esse coração que bate, para quem, para que
Que bate tão forte, tao forte.
E agora o que farei
Para que nada escorregará minha vida
Você me deixou a terra inteira
Mas a Terra sem você é pequena
Vocês, meus amigos, sejam gentis
Vocês sabem bem que não se pode nada
Até mesmo paris me aborrece
Todas as ruas me matam
E agora o que farei
Eu irei rir para não mais chorar
Eu irei arder nas noites inteiras
Mas na manha eu irei odiar
E depois numa noite em meu espelho
Verei bem la no fim do caminho
Nenhuma flor e nenhum choro
Até o momento do adeus
Não a verdade mais nenhuma a fazer
Não a verdade mais nenhuma
 
ER

NOTÍCIA QUE GOSTARIA DE LER

Localizada em Brasília a Presidente Dilma !

Clarin da Boa Vista

ALÉM DA IMAGINAÇÃO

Ouvido hoje na Feira Livre da Av. Dr. Rosemburgo Romano, na Boa Vista:

- Ô Cumpadre, se entende de lidar com controle remoto de televisão, programar computador, lidar com Excel, Word, Imac, Ipad e essa parafernália toda que acompanha os telefones celulares ?

- Entendo e faço tudo isso brincando.

- Você entende esses acordos políticos, essas parcerias, esses ajuntamentos partidários, com vistas as próximas eleições municipais ?

- Pirou ? Esse balaio de gato foge totalmente da minha capacidade de raciocinar. Vai para além da imaginação. Isso é para profissionais e especialistas.

- Faz sentido. Estou me sentindo figurante despreparado.

ER

PREENCHER É DIFERENTE DE RESERVAR

Os partidos que descumprirem a exigência legal de preencher pelo menos 30% das vagas nas eleições municipais de outubro com mulheres enfrentarão uma dura campanha contrária no pleito. Os procuradores eleitorais de todo o país irão pedir a impugnação das chapas que não preencherem as cotas femininas.
“Estamos tentando fazer um movimento em todo o Brasil para acabar com o machismo eleitoral”, explicou à Agência Brasil um dos idealizadores da ação, o promotor eleitoral Francisco Dirceu de Barros. Ele já acionou mais 1,2 mil promotores eleitorais para formar um grupo nacional que fiscalize o cumprimento da Lei da Ficha Limpa, que estabelece o preenchimento mínimo de 30% das vagas para um dos sexos. Isso significa que nenhum dos dois sexos pode ocupar mais que 70% das vagas em uma chapa. 
O promotor explica que uma mudança na lei passou a obrigar os partidos ou coligações a preencherem 30% das vagas de candidatos para as mulheres – ou para os homens, caso 70% dos candidatos tenham sido do sexo feminino. Antes, segundo ele, os partidos só eram obrigados a reservar as vagas. Com isso, eles burlavam a legislação não preenchendo o espaço destinado às cotas e lançando apenas candidatos homens.
  “A Lei da Ficha Limpa mudou a expressão de reservar para preencher. Do número de vagas resultantes da coligação, cada partido ou coligação obrigatoriamente preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidatos de cada sexo. É uma cláusula compulsória de obrigatoriedade para registrabilidade. Se o partido não preencher, a consequência vai ser o indeferimento geral de todos os registros”, explica Barros.
O promotor explica ainda que ao receberem o registro de candidaturas, cujo prazo começa na quinta-feira (5), os próprios juízes eleitorais podem detectar problemas no cumprimento das cotas e dar prazo de 72 horas para que os partidos façam a adequação. Caso o juiz não peça, o Ministério Público ou os próprios partidos políticos adversários podem mover a ação pedindo a impugnação da chapa.

Hoje en Dia

CANTINHO DA SALA


Giorgio Morandi

BARÃO VERMELHO