quinta-feira, 26 de abril de 2012

humberto

Esquecendo por um tempo todos os princípios religiosos, morais, éticos etc. o que vc. acha de ao invés de ficarmos indignados, mentalmente revoltados, injuriados, sentindo afrontados com a corrupção, nós passarmos a apoiar e a estimular outras pessoas a mudar para o outro lado - o da corrupção. É isso mesmo. Fiquei louco ? Não, porque sempre fui.


Vc. coloca na primeira página do Vivereperigoso o seguinte : Quem tiver a oportunidade de se corromper não relute, ceda à primeira insinuação. Quem puder corromper alguém que o faça antes que outro chegue na sua frente.


Vamos procurar multiplicadores para essa ideia através de emails, twitter, facebook, linkedin, myspace etc..


Temos que esquecer o pudor, deixar o carater em stand by etc e ir à luta. O constrangimento é só no começo. Como disse o Erasmo ( o do Elogio a Loucura ) : " Não há nada de tão absurdo que o hábito não o torne aceitável ". E pregando a corrupção todos os dias em no máximo 2 meses nos tornaremos defensores ferrenhos da corrupção passiva, ativa e outras afins.


Podemos até dar um nome para esse movimento. Eu sugiro MDC - Movimento para a Democratização da Corrupção. Se vc. tiver outra ideia, fique à vontade.


Vamos acreditar que em 6 meses nós tenhamos 5 milhões de pessoas assumidamente corruptas ( tanto o que corrompe como o que se deixa corromper ). Não vamos ser muito otimistas, mas menos que isso estaria sendo pessimista.

Agora fazendo uma continha bem rápida : vamos supor que hoje o Brasil tenha 1 milhão de corruptos ( número totalmente chutado ). Podemos dizer então que a oferta de mão de obra de corruptos quintuplicará.


E aí a coisa começa a ficar interessante.


Com tantos concorrentes na praça o percentual de praxe da corrupção vai ter que cair dos atuais 10 ou 20% para 3% ou menos. É a lei da oferta e da procura. Ou será que ela também já foi corrompida e não vai mais funcionar como sempre fez ? Vamos crer que essa lei por ser uma das primeiras da terra ainda esteja imaculada.


Continuando o raciocínio, agora já total e devidamente corrompido e com a TRC ( taxa de referência da corrupção ) na faixa dos 2%, muitos dos grandes players do mercado da corrupção atual vão se desinteressar e sair do negócio alegando que o mercado está prostituído, que a concorrência aumentou demais, que não é possível competir com a micro-corrupção, que é muito risco para pouco retorno ( esse é um motivo mentiroso porque o risco para eles é zero, mas deixa prá lá ), que o percentual agora foi aviltado etc. O mercado da corrupção no mínimo vai sofrer um grande baque. Saem os antigos corruptos bem estruturados e organizados e entra um bando de corruptos emergentes desorganizando todo o mercado da corrupção. E num mercado desorganizado a tendência é de dar uma freada ou até mesmo uma recuada.


Também, considerando que o número de companheiro corruptos ( corruptores e corrompidos ) aumentou de mais ou menos 1 milhão para 5 milhões e que o número de Ministérios, Secretarias, ONG´s etc. cresceu 4%, temos que admitir que realmente o mercado vai ficar muito mais competitivo. Vamos assumir que eles ( sim eles ) não aumentem os impostos para compensar o crescimento da oferta de corruptos.


O grande corrupto ( estou falando de cataratas e não de cachoeira ) que opera há muitos anos nesse negócio não vai se sujeitar a 2% de alguns milhares. Estão bem acostumados e o padrão de vida deles exige 20% de muitos milhões. Enfim, os mega do mercado da corrupção vão se desinteressar por essa atividade. E convenhamos, sem eles e com 5 milhões de corruptos ( nas duas pontas ) nós seremos o país com o melhor IDCC ( índice de distribuição de corrupção per capita ) do mundo.


O nosso ex-presidente que gosta de contar vantagens vai até pedir um tempinho na TV para anunciar em grande estilo : " Graças ao trabalho dos nossos companheiros, nós conseguimos acabar com aquela corrupção centralizada entre PMDB , PSDB e DEM - esquece que ele não vai escorregar e dizer PT - e estamos hoje beneficiando 5 milhões de pessoas. Recebemos o governo com 1 milhão de privilegiados. Isso significa um aumento de 500% ( não teve um assessor para alertá-lo de que foi 400%, mas também ninguém vai notar ) E continua ele : hoje não temos mais aquela corrupção oligopólica ( acho que nem existe, mas não importa ) e das elites, quando poucos eram beneficiados. Não podíamos continuar deixando tanto dinheiro nas mãos de uma minoria privilegiada.. Essa renda ( também não falaram para ele o que é isso ) precisava ser distribuída. ".


Vc.pode me perguntar, mas e a emergente micro-corrupção com tantos micros-corruptores e micro-corrompidos não vai movimentar o mesmo volume de dinheiro ? Não, não vai. Os participantes da micro-corrupção que são 5 milhões vão ficar tentando se ajuntar em associações ou criando sindicatos como a CUF – Central Única dos Facilitadores que vai defender sempre o aumento do percentual da taxa de facilitação ( ex taxa de corrupção ) e a FUF – Frente Única dos Facilitados brigando pela redução do percentual, nunca a eliminação, por motivos óbvios. Vão gastar tempo e dinheiro fazendo greves, passeatas, bloqueio de estradas etc. A FUF vai brigar para que os seus associados tenham CNPJ e que os valores referentes as taxas de facilitação sejam deduzidas no IR. Os líderes melhores em blá blá blá vão tentar um cargo nas próximas eleições sob a alegação de que a sua categoria precisa ter um representante nas altas esferas etc.


Só a título de informação : a mudança dos títulos corrompidos e corruptores para facilitadores e facilitados ainda está sob judice aguardando decisão final do STF prevista para 2019. A alegação é de que os primeiros títulos eram politicamente incorretos. O Houaiss e o Aurélio entraram com uma liminar alegando corrupção distorciva de linguagem.


Enfim, vão desviar totalmente o foco do negócio por uns tempos. E aí adeus corrupção. É simples assim.


Quem sabe esse “ uns tempos “ seja o tempo necessário para que nós brasileiros acordemos.


É bom salientar também que os atuais mega corruptos vão poder sair dignamente ( se é que isso significa alguma coisa para eles ), ninguém será preso. Pelo contrário , o Jornal Nacional e a Veja vão noticiar que alguns políticos influentes e famosos ( não vou citar nomes para não cometer a injustiça de esquecer algum) desse meio voluntariamente deixaram de ser facilitadores e agora estão liderando um movimento nacional anti-facilitação.


Pode ser o remake do filme em 3D voltando novamente, mas isso fica para outra vez.

É DISCO QUE EU GOSTO


Johnny Cash, conhecido como "O Homem de Preto" tomou o barco no dia 12 de setembro de 2003. Considerado a personificação do country. Sua voz sepulcral fez história. Cantando In My Life, dos Beatles, cai muito bem no momento.

ER

SEM PALAVRAS !

SOB A LUZ DE VELAS

Entre livro e a internet, prefiro o livro. Pelo menos ele só cai quando eu durmo.

Eugênio Mohallem

LÁ SE VÃO MEUS ANÉIS

Em Brasópolis, conforme postado aqui no blog, estão fazendo uma pesquisa para definir o mais notável brazopolense de todos os tempos. Está na dianteira e deve vencer, o nosso ex-itajubense ilustre, Wenceslau Pereira Gomes.
De fato, o grande homem público nasceu em terras que integravam na época o município de Itajubá. Hoje fazem parte da simpática Brasópolis.
Pois bem, no ano que vem, 2013, a nossa Unifei completa 100 anos e algum evento comemorativo acontecerá. Imaginem vocês que deve começar uma campanha de esclarecimento, partindo não sei de onde, confirmando que o nosso ilustre conterrâneo e fundador da Escola de Engenharia, na realidade é mariense.
O grande Theodomiro Santiago nasceu no Vale do Rio Lourenço Velho, ali pelas bandas do Ano Bom, na Fazenda do Sabará. Terras também pertencentes, na época, ao nosso município. As terras hoje pertencem a Maria da Fé.
Pergunta Armelim no seu livro sobre o Dr. Theodomiro.
- Quem nasceu no Brasil antes de 1822 (ano da independência) é português ?
Para o blog, Wenceslau e Theodomiro, com todo respeito as demarcações de terras, são itajubenses.
Não é nada, não é nada, mas estão tentando levar embora da terrinha até o nosso orgulho bobo.

ER

ARROZ DE FESTA


O Beatle Paul McCartney está virando arroz de festa no Brasil. Nos últimos dias se apresentou duas vezes no Recife e outras tantas em Santa Catarina. Correm boatos que ano que vem cantará na inauguração do Shopping de Pouso Alegre, estendendo a programação em Varginha e Poços de Caldas. Estaria descartada, por questão de agenda, a possibilidade de shows em Lavras e Borda da Mata.
Ouvido domingo na praia de Ipanema no Rio:
Disfarça, disfarça, aquele chato do Paul vem vindo ali.
Saudade do George Harrison e do Lennon.

ER 

O DIFÍCIL HÁBITO DA LEITURA - 2

 

Post da Bah
Ainda tenho um sonho...
Realizar um projeto onde possa passar às crianças, dicas de "Como ler livros". É preciso desenvolver no jovem e no adolescente o hábito da leitura principalmente dos livros onde poderão descobrir ensinamentos importantes e fundamentais para se ter e viver em uma sociedade sadia. O livro é a primeira escola das virtudes sociais. Nenhum outro meio de comunicação o substituirá. Dizemos que são “leitores” as pessoas inteligentes e alfabetizadas. As pessoas inteligentes e curiosas não se contentam só com as informações de rádio e televisão. Esses órgãos nos dão acesso a muitos fatos, mas não necessariamente ao entendimento desses fatos. Há 3 tipos de leituras: - Informar-se - Esclarecer-se -  Divertir-se.
Informar-se é simplesmente saber que algo é um fato.Esclarecer-se é saber, além de que algo é um fato, do que se trata esse fato. Divertir-se é aprender com leveza.
Sugestões para facilitar a escolha de um livro a ser lido:
Examine a folha de rosto e o prefácio. Leia-os rapidamente. Examine o sumário a fim de conhecer a estrutura geral do livro. Consulte o índice. Leia a contra capa e a sobrecapa. Examine os capítulos centrais. Folhei o livro detendo-se em alguns parágrafos ou lendo algumas páginas. Toda leitura é um aprendizado. É uma viagem prazerosa que fazemos através da imaginação.

Bah

PREOCUPAÇÃO DE ARAQUE

Ouvido ontem na Rua Nova:

- Ô cumpadre, ocê reparou que na terrinha o pessoal está acostumando a soltar cortinas ideológicas de fumaça, para defender interesses próprios e promover vingancinhas pessoais ?

- Num tinha pensado nisso não. Desenha prá mim.

- Por trás de praticamente todas a denúncias que correm na terrinha, e infelizmente quase todas verdadeiras, existe uma questiúncula pessoal.

- Termine o desenho.

- Poís é, como bater de frente não dá credibilidade e até provoca antipatia, o pessoal sai em defesa do povo, mas na verdade querem pegar de jeito alguém que tenha provocado alguma contrariedade, ou concorrência, ou não convidou pro casamento da filha. Dão uma de cidadão e de rebarba lascam um cascudo no outro.

- Éh...analisando assim friamente, faz sentido. Mas não é só aqui não. Ocê acredita que o Lula, Sarney e companheiros ao defenderem a implantação da CPI do Cachoeira estão querendo limpar o país ? Querem mais é pegar de jeito alguns "santinhos" inimigos possivelmente envolvidos.

- A parte boa é que nesses casos todos, pode espirrar lama e acabar acertando os "justiceiros"

- Falando nisso, onde será que fica a porta de saída ?

ER

DIRECIONANDO O FÓCO