segunda-feira, 9 de abril de 2012

SOB A LUZ DE VELAS


"A ignorância só degrada o homem quando se encontra em companhia da riqueza."

A. Schopenhauer

CANTINHO DA SALA

O holandês Johan Barthold Jongkind (1819 – 1891) partiu, em 1846, para estudar na França sob a tutela de Eugéne Isabey. Pintava paisagens campestres e citadinas, dando especial destaque à luz e aos seus efeitos sobre a natureza, desfocando os elementos das imagens. Ao longo da vida, viajou pela França e Holanda, em busca de cenários para as suas obras. Em 1860, as suas telas começaram a mostrar sinais do futuro estilo impressionista. Apesar de ter exposto no famoso Salon des Refusés de 1863, as suas obras não foram aceitas mais tarde na Primeira Mostra de Arte Impressionista (1874).
Edouard Manet chamou-lhe o "pai das paisagens modernas" e Claude Monet foi seu pupilo. Charles Baudelaire e Emile Zola também elogiaram o seu trabalho. Apesar de não ser um "impressionista puro", a sua obra influenciou pintores como Monet, Manet e Camile Pissarro. Catorze anos antes de a corrente do mesmo nome surgir, já Johan Jongkind mostrava nas suas telas traços do que seria o Impressionismo.

Obvious

BATATADAS À VISTA !

Acontecerá em Fortaleza de 13 a 15, o 2º WebFor - Fórum de Comunicação Social. Convidado de honra ? Ele mesmo, José Dirceu.
Participantes ? Os chamados blogueiros progressistas. Segundo o Reinaldo, componentes do JEG - Jornalismo da Esgotosfera Governista.
Quem bancará o regabofe ?
Ora, o dinheiro público:  Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará, Assembleia Legislativa do Ceará e Câmara Municipal de Fortaleza.
Será que teremos algum representante da terrinha ?

ER

É DISCO QUE EU GOSTO



MARACANGALHA

A Banda Pequi é um Projeto de Extensão e Cultura da Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG), que ao longo desses 10 anos de existência não tem se limitado nem restringido a propagação da boa música popular brasileira em nosso país. O som da Pequi tem ecoado em espaços cada vez mais longínquos, propagando a boa música instrumental do centro-oeste do Brasil.
Formada em um estilo tipo "Big Band" a sua instrumentação é composta de 4 trompetes, 4 trombones, 5 saxofones e base completa, integrando um total de 20 músicos; e nesses 10 anos de existência (completados festivamente com o lançamento de um excelente CD em 2010) tem procurado propagar os grandes nomes de nossa música popular além de canções de autorias próprias, tudo isso aliado a arranjos inovados e de bom gosto.

ER

CÃO DIRIGINDO O CARRO

Mdig
Pós-postagem: Impressionante a maldade e malícia do pessoal. A foto diz respeito a inusitada e preocupante situação do cão dirigindo um automóvel. A moça (enfermeira) que figura despretensiosamente na fotografia é mera coadjuvante.

ER

AGRADECENDO VIA "PACOTES TURÍSTICOS"

Ouvido ontem na Feira do Ceasa, na Avenida:

- Ô cumpadre, presenciei com todo o respeito, a passagem de duas procissões da Paróquia São José essa semana, pela Av. Capitão Gomes.

- E daí ? Alguma novidade ?

- Reparei que diferente do passado, não participou da cerimônia nenhum petista daqueles tradicionais. Será que perderam a fé ?

- Que nada mêu. As rezas já foram atendidas e as graças alcançadas. O agradecimento, nos feriados prolongados, normalmente é feito em Buenos Aires, Costa do Sauípe e até em Ubatuba.

- Éh... faz sentido.

ER  

PAREDE DE REPÚBLICA

"Repúblicas" históricas existiram na terrinha. HI-FI do pessoal de São Gonçalo do Sapucai, marcou história na cidade. "Puleiro dos Anjos", Castelo de Areia e tantas outras. Cada uma com a sua característica própria.
Já escrevemos que na Republica do Wartão Bianchi existiam colados pelas paredes 8 posteres da Jacqueline Bisset. Paixão !
No quarto de estudos (?) do Alaor "comuna", existia um da Rachel Welch por debaixo do poster titular (Che Guevara).
Estamos falando de alunos da engenharia e economia.
O pessoal da medicina, sempre mais avançado, mais rico e mais liberado, tinha um gosto diferenciado. O poster acima do Steve MacQueen ocupou durante 5 anos a parede do quarto de um acadêmico, futuro oftalmologista de sucesso na terrinha. Homem viajado.
Gosto é gosto. Admiração é admiração.

ER

EPIDEMIA NA TERRINHA

O mal do século passado chegou com tudo na atual administração da terrinha, com total e irrestrito apoio da Câmara Municipal e aplausos entusiamados dos empresários e sua entidades.
Trata-se da febre a "proibe e regulamenta". Foi com o som da propaganda, foi com a saudosa sacolinha, foi com os taxis, foi com filas de bancos, foi com o assento nas farmácias e carga e descarga de caminhões.
Até o final do mandato, darão um jeito na fila de "proibe e regulamenta" que está aguardando ser regulamentada.
Tem acontecido muito:
Proibe e não regulamenta e em quantidade maior, regulamenta e não proibe. Ou mais: Proibe e regulamenta e na prática segue não regulamentando e não proibindo, muito pelo contrário.
E segue o jogo...
Ou regulamentam isso ou estaremos lascados.

ER

CAÇADOR DO IMPOSSÍVEL - O RETORNO

Na arvore mais frondosa e frutífera do pomar o vento levou uma sementinha de parasita, Se instalou e foi multiplicando. Hoje restam galhos secos e arvore esta morta. O Brasil tem instalado em seus governos 700.000 petistas que jamais, nenhum deles, repito nenhum deles jamais criou um único emprego ou renda. Odeiam os que são produtivos, mentem e sugam tudo. Vão matar o Brasil. Eu estou avisando há tempos que eles são parasitas e improdutivos, ou você conhece pelo menos um que gera emprego e renda ?

Caçador do Impossível.

EM OUTROS TEMPOS

31/31967 - Dia de "baixa" no 4º BE Comb - O exército e a polícia ficavam de prontidão nesse dia. 500 a 600 soldados saiam no mesmo dia. Quebra-quebra e arruaças na cidade. A turma acima era de paz e do bem. Muitos já tomaram o barco.
Ausentes na foto o Humberto Chiaradia e Marco Del-Ducca (já tinham sido recolhidos pela PM)
Em pé:
Ottoboni, Edinho (farmácia), Paulo Lisboa (Paulão), Carlos, Dirceu, Estranho e Prado.
Agachados:
Magalhães (Pedralva), zelador, Carneiro, Dodô Lamoglia, Ávila e Arruda.

ER

NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO