segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

SOB A LUZ DE VELAS


Para alcançar o conhecimento, acrescente coisas todos os dias. Para alcançar a sabedoria, remova coisas todos os dias.

Post enviado pelo Humberto Chiaradia

O GATO E O RATO

Deu no O Tempo

Por ano, as empresas brasileiras deixam de declarar R$ 1,3 trilhão ou 25% do seu faturamento e sonegam cerca de R$ 200 bilhões, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Política Tributária (IBPT). Os números são reflexos direto da alta carga tributária do país, diz o presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), Allan Titonelli.
"Pelo fato de o Brasil ter uma grande carga tributária, as pessoas e as empresas começam a ponderar se devem ou não pagar o tributo", afirma. De acordo com o IBPT, há indícios de sonegação na declaração de 65% das empresas de pequeno porte, 49% das empresas de médio porte e 27% das grandes empresas.
O advogado especialista em crimes contra a ordem econômica, financeira e tributária, Marco Meireles, diz que sonegar no Brasil é uma forma de buscar mais competitividade. "Essa ocultação de receita é uma questão de sobrevivência", afirma.
Ele afirma que, todo ano, quando a Receita Federal publica a instrução normativa do Imposto de Renda, começa um "jogo de gato e rato" entre as empresas e o governo. "As empresas procuram todas as brechas possíveis para diminuir o ganho do maior sócio que elas têm, que é o governo", afirma.

O Tempo

Blog: Estimativa conservadora.

ER



CANTINHO DA SALA

Pablo Picasso - 1924

HOMENS TRISTES

Em outros tempos digladiaram na terrinha, Dr. Vicente Vilela, José Maria Campos, Paulo Faria, Luiz Chaves, Ambrósio Pinto, Pedro Paiva, Luiz Mauad, Edson Mauad, Rosemburgo Romano, Ambrozio Pinto, Saulo Germiniani, Benedito Pereira dos Santos. Deixaram exemplos, obras, entendimentos e desentendimentos.
Graças a Deus alguns deles ainda estão entre nós. Outros já tomaram o barco.
A cidade continua avançando, não com a velocidade e qualidade que todos desejamos.
Hoje temos Jorge, Ulisses, Chico, Rodrigo Riera.
Todos eles e nós, temos que entender que a cidade continuará avançando.
Com maior ou menor velocidade. Com mais ou menos qualidade.
Mas continuará avançando.
Uma curiosidade: A história nos tem mostrado que todos os homens corretos que exerceram importantes cargos públicos, com o decorrer do tempo, se transformaram em homens tristes.
É a vida.

ER  


MOÇA BONITA

VENTOS DE GUERRA - 19

Conversa sobre o momento político na terrinha, acontecida no final de semana, em terras distantes.

Tudo bem que a terrinha é comprovadamente o reduto mais conservador da região. Pesquisas sérias dão conta disso.
É um dos motivos para  que  o PT local não tenha forças suficiente para vencer uma eleição.
Os candidatos a Presidência da República, ao Governo do Estado e ao Senado, sabem disso. Os candidatos petistas, aos cargos de deputados  federal e estadual, se dependessem dos votos da terrinha, estariam todos lascados.
Dificilmente, um dia na vida, o PT sozinho terá condições de "levantar o Caneco" na terrinha.
Mas  ajuda. E já conseguiu ajudar mais no passado, quando eram unidos e disciplinados.
Outros tempos em que amanheciam em portões de fábrica e iam na igreja.
A ideologia interiorana foi trincada de forma irreversível.
Buscam pelos sites do partido e nas declarações de antigos líderes, orientações para repassar para a companheirada sobre "Como tranformar privatização em Concessão" em 3 lições.
Apostilas, sobre como explicar os milhões recebidos pelo guru Fernando Pimentel, da FIEMG, por consultorias não realizadas.
E agora o "Caminhando de braços dados com Kassab - DEM", em 10 lições.
Podem decorar e engolir. O difícil é repassar para o povo já desconfiado.
E pior: O apocalipse do julgamento do mensalão bate às portas. Vai coincidir com a campanha eleitoral.
E tem mais:
Essa história bonita defendida pelo professor, que o importante é participar das eleições marcando posição, não existe mais. Como escreveu Shakespeare, foi apenas "Um sonho de uma noite de verão".
Estamos às vésperas de assistir, através de uma "carteirada vinda de fora", uma composição dos petistas com o PMDB do Rodrigo Riera. Está ficando óbvia a partir da interferência do Bilaquinho e Ulisses.
Também seguir com o Prefeito Jorge passou a ser até aceitável, uma vez, ficaria descartada a possibilidade de desalojamento da companheirada que ocupa cargos públicos na cidade.
E pasmem: Uma composição com o PSDB não estaria de todo afastada.
Loucura ? Política é um exercício de loucura para os normais. Depois do Kassab-DEM, em São Paulo, se não estivessem afastados da política, poderíamos assistir na terrinha BPS/Saulo e PT. Por que não ?
O título da postagem deveria ser alterado para "Redemoinhos de Guerra". Ventos têm direção.

ER

NOVA MINISTRA

DE BRAZÓPOLIS PARA O MUNDO

Deu no "Hoje em Dia"

Os tradicionais Bonecos Gigantes de Brazópolis, estão se preparando para ganhar o mundo. A trupe aguarda, para os próximos dias, o anúncio dos convidados para o festival artístico que acontece em junho deste ano em Toulouse, na França, e recebe atrações brasileiras e portuguesas.
Essa pode ser a primeira viagem internacional dos bonecos gigantes que já fizeram a alegria do público em várias cidades do país.
Os bonecões também estão pré-inscritos no Festival Internacional de Marionetes em Charleville, em território francês, em 2013. “Depois de confirmada a nossa participação, caso os organizadores não banquem as passagens áreas e as estadias, vamos atrás de incentivo cultural e de patrocinadores para dar esse grande passo na trajetória do BGB”, diz Luiz Gustavo Noronha, presidente da Associação Oficina Roda Terra, idealizador do projeto em Brazópolis.
Para as viagens internacionais, a direção da trupe quer apresentar bonecos que representem as regiões brasileiras. “Já temos a baiana, o caipira e a cangaceira. Queremos fazer, agora, a índia e o gaúcho. A nossa intenção é fazer um grande e animado desfile em terras estrangeiras”, conta Luiz Gustavo, que também é ex-integrante do Grupo Giramundo Teatro de Bonecos.
Os bonecões já estão em clima de Carnaval.
Depois de fazer a pré-folia do município de Aiuruoca, no último fim de semana, o grupo abre a festa momesca de Cristina, também na região, na próxima sexta-feira.
No sábado, os bonecos animam a folia de Brazópolis.
Os municípios de Extrema, Inconfidentes, Sapucaí Mirim e São Lourenço também recebem o BGB no período carnavalesco.
A novidade este ano é o boneco cinegrafista, carinhosamente apelido pelas crianças como “Senhor Clique”. O bonecão é uma homenagem a um personagem importante da cidade de Brazópolis, o “seu Deoclécio”. Segundo Luiz Gustavo, foi o Deo, como era conhecido, que conseguiu retransmitir uma programação televisiva fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. “Também é uma homenagem que fazemos a todos os cinegrafistas e fotógrafos da mídia. O boneco irá desfilar portando uma imensa câmera filmadora. Dentro da caixa, um equipamento do tipo, porém digital e moderno, gravará imagens dos foliões.

Blog:
Justa homenagem de Brazópolis ao  Sr. Deo, personagem brilhante da história da cidade e da região. Um dos pioneiros na implantação do sistema de recepção de imagens da TV. Tivemos a honra de conhecer o Sr. Deo, que tem aqui na terrinha oseu filho, nosso amigo, Saulo Caridade.
Embora não seja chegado as festividades do antigamente chamado "tríduo momesco", o carnaval da terra da Sonia, traz inesquecíveis recordações para o zelador, como o "domingo no xadrez", mesmo sendo ainda "de menor", levado pelo Cabo  Tiãozinho.
 Já tomaram o barco os companheiros de cárcere, João Correia e Chiquinho Português. Ainda se encontra entre nós o Renato Carneiro.

ER