Translate

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SOB A LUZ DE VELAS

As mulheres, durante séculos, serviram de espelho aos homens por possuírem o poder mágico e delicioso de refletirem uma imagem do homem duas vezes maior que o natural.

Virgínia Woolf

PRÓXIMO LANÇAMENTO

DESFILE DE ESTRÉIA

Mais cedo ou mais tarde iria acontecer. Fui enviado ao supermercado acompanhado de uma sacolinha retornável.
Bonita sacolinha de linha, na cor verde.
Ficou difícil. Fui buscar um artigo de limpeza e como não consigo sair sem comprar algo comestível, ao colocar as compras na embalagem, conclui que sabão com presunto não combinam.
O presunto e o pão vieram na mão.
A partir do próximo dia 25 (aniversário da cidade), as pobres sacolinhas deixarão também de serem distribuídas em São Paulo.
Alguém vai comentar: Esse assunto de novo? Que saco !
Pois é, o jornal a Folha de S. Paulo, promoverá na segunda-feira, às 16:00 horas, no seu auditório, um debate sobre o fim do uso de sacolas plásticas no Estado de São Paulo.
Se estão dando tal importância para o assunto...
Em tempo, na terrinha foi regulamentada a Lei. Não entendi direito.
Concluindo o assunto sem preocupação do "politicamente incorreto":
Não me senti a vontade portando o aparato de transporte.
Aparência por demais delicada.

ER   

NADANDO DE BRAÇADA - 2

Do meu conhecimento, o melhor nadador de piscina, com técnica, tempos cronometrados e um baú de medalhas, da cidade, continua sendo o Gustavo Faria.
Mas sou do tempo em que na terrinha existia tão somente três piscinas e longe de estarem preparadas para competições. (na verdade creio que ainda não temos).
Tinha a do batalhão, a da Imbel e a (quase um tanque) do sítio do Sr. Ítalo Mandolesi, alí pelas bandas do bairro da Piedade.
Eram para poucos.
As primeiras caravelas itajubenses ainda não tinham desembarcado e tomado Ubatuba. Alguns frequentavam Caraguatatuba.
Tivemos grandes "piscinas naturais" na cidade:
"Poço da Pedra", no bairro do Porto Velho, o "Poço da Bombinha", próximo ao campo do Yuracan, o poço da "Popóta", no bairro da Avenida, próximo ao Asilo, o Poço da Prainha, no final da Rua Felipe Pizzuto, na Boa Vista e o famoso "Poço do Vasquinho", também na Boa Vista.
Piscina para a classe média (nós) surgiu quando da inauguração da Praça de Esportes. Lá estavam o Sr. Alvaro Mandolesi, o Roberto Lamoglia e o Califa.
O maior nadador de rio que conheci foi o Dadona, do bairro da Avenida (fomos companheiros no Estrela Azul).
Megulhador ? O "grande "Queixada", da Boa Vista, era imbatível.
Muitos nadavam pelados para não chegar em casa com o calção molhado. Era levar "cascudo" da mãe, na certa.
A grande dificuldade e diversão, quando dentro d´agua era desviar da enorme quantidade de "capitães" que desciam flutuando rio abaixo.
Os estilos eram bem definidos: braçada, rancão e cachorrinho, estes dois últimos para os principiantes.
Bons tempos.

ER   

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE


Nebulosa da Hélice
Post enviado pelo Dr. Aldo

Distância à Terra: 690 anos luz. A Nebulosa da Hélice é uma nebulosa planetária: um envelope gasoso brilhante, expelido por uma estrela do tipo do Sol na fase final da sua vida. Esta nebulosa tem um formato de
um donut, quando vista a partir da Terra, mas novas evidências sugerem que a nebulosa é constituída por dois discos gasosos aproximadamente perpendiculares. Esta estrutura complexa pode ser o resultado da existência de uma outra estrela não visível.

Web

REPETINDO A MARAVILHA

Não importa quem você é, não importa onde você vai em sua vida, em algum momento você vai precisar de alguém pra ficar com você…


 
Numa sexta chuvosa vale a pena ver de novo.
 
ER

BURRO É BURRO

O Carlos Brickmann escreveu:

Este país está ficando muito chato. Este colunista é gordo, não "forte". Todo mundo que tem a sorte de não morrer cedo fica velho, em vez de "entrar na melhor idade". Anão é anão, preto é preto, cego é cego. Afrodescendente? O material científico disponível informa que o Homo Sapiens tem origem na África. Todos somos, portanto, do negão ao sueco albino, afrodescendentes.
E, lendo essas coisas que a gente vê por aí, é preciso firmar opinião: seja qual for o número de diplomas que ostente, burro é burro.

Brickmann

MOÇA BONITA

O MAIS BRASILEIRO DE TODOS OS ESTRANGEIROS

Do Darcio Fragoso - post enviado pelo Alfredo.

Frederico Figner nasceu em dezembro de 1866 em Milewko, na então Tcheco-Eslováquia.
Ainda muito jovem e buscando ampliar seus horizontes migrou para os Estados Unidos, chegando ao país no momento em que Thomas Edison estava lançando um aparelho que registrava e reproduzia sons por intermédio de cilindros giratórios.
Fascinado pela novidade, adquiriu um desses equipamentos e vários rolos de gravação, embarcando com sua preciosa carga em um navio rumo a Belém do Pará, onde chegou em 1891 sem conhecer uma única palavra do Português.
Naquela cidade começou a exibir a novidade para o público, que pagava para registrar e escutar a própria voz.
O sucesso foi imediato e, de Belém, Fred se dirigiu para outras praças, sempre com o gravador a tiracolo.
Passou por Manaus, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Salvador antes de chegar ao Rio de Janeiro, no ano seguinte, já falando e entendendo um pouquinho do nosso idioma e com um razoável pé de meia.
Na Cidade Maravilhosa Figner abriu sua primeira loja, a Casa Edison, em um sobrado da Rua Uruguaiana, onde importava e comercializava esses primeiros fonógrafos.
Por essa mesma época o cientista judeu Emile Berliner tinha acabado de lançar nos Estados Unidos um equipamento de gravação que utilizava discos revestidos com cera, com qualidade sonora superior ao do aparelho de Thomas Edison.
Fred Figner percebeu de imediato o potencial da nova invenção e transferiu seu estabelecimento de um sobrado da Rua Uruguaiana para uma loja térrea na tradicional Rua do Ouvidor, onde abriu o primeiro estúdio de gravação e varejo de discos do Brasil, em 1900.
Os discos fabricados por Figner nessa fase inicial utilizavam cera de carnaúba, eram gravados em apenas uma das faces e tocados em vitrolas movidas a manivela.
Apesar das limitações técnicas, essa iniciativa representou uma verdadeira revolução para a música popular brasileira, que engatinhava, pois até então os artistas só podiam se apresentar ao vivo ou comercializar suas criações por intermédio de partituras impressas.
O primeiro disco brasileiro foi gravado na Casa Edison pelo cantor Manuel Pedro dos Santos, oBahiano,em 1902.
Era o lundu “Isto é Bom”, de autoria do seu conterrâneo Xisto da Bahia.
A partir daí mais e mais artistas começaram a gravar suas composições em discos que eram distribuídos pela Casa Edison do Rio e também pela filial que Figner havia aberto em São Paulo.
A procura pelos discos cresceu tanto que em 1913 Fred decidiu instalar uma indústria fonográfica de grande porte na Av. 28 de Setembro, Vila Isabel, dando origem ao consagrado selo Odeon.
Fred Figner era um homem à frente do seu tempo e para coroar o sucesso nos negócios decidiu erguer uma residência que espelhasse seu perfil empreendedor.
A hoje conhecida Mansão Figner, na Rua Marquês de Abrantes 99, no Flamengo, abriga o Centro Cultural Arte-Sesc e o restaurante Bistrô do Senac.
É considerada um exemplo arquitetônico raro de “casa burguesa do início do século 20”.
Fred Figner utilizou-a como hospital, em 1918, durante a pandemia conhecida como Gripe Espanhola.
Apesar dele próprio estar acometido pela enfermidade, atuou como um prestativo auxiliar de enfermagem, transformando seu palacete em uma improvisada enfermaria de campanha que chegou a abrigar quatorze pacientes em seu interior.
Fred era um homem generoso e solidário.
Pela própria natureza do trabalho nas suas duas gravadoras havia se tornado amigo de muitos músicos e cantores de sucesso.
Em uma época que antecedeu à criação da Previdência, ficou consternado com a situação de penúria que alguns desses artistas tinham de enfrentar ao chegar à velhice.
Sensibilizado com esse verdadeiro drama social, não titubeou e decidiu doar o terreno, em Jacarepaguá, para a construção da modelar instituição Retiro dos Artistas, que funciona até os dias de hoje.
Em 19 de janeiro de 1947, quando faleceu, aos 81 anos de idade, ao se abrir seu testamento, verificou-se que Fred Figner havia destinado parte substancial dos seus bens às obras sociais de Chico Xavier.
O jornal carioca A Noite Ilustrada publicou editorial em que o judeu Frederico Figner foi honrado, post-mortem, com o merecido título de “o mais brasileiro de todos os estrangeiros”.

Darcio Fragoso (enviado pelo Alfredo)

ACREDITE SE QUISER

Deu no blog do Coronel

Uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do deputado Luiz Alberto (PT-BA) prevê a reserva de vagas na Câmara, nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal para parlamentares negros. Segundo a proposta, o número de vagas seria definido com base no percentual de pessoas que tenham se declarado negras ou pardas no último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse número não poderá ser menor que 1/5 do total das vagas no Parlamento ou maior que a metade das vagas. A proposta prevê ainda a prorrogação da reserva por mais cinco legislaturas, por intermédio de uma lei complementar.

Coronel

NADANDO DE BRAÇADA

Rio de Janeiro

MINISTÉRIO