sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SEXTA 13

Acreditem querendo.
Ali pelos anos 50 hoje era dia da criançada da Boa Vista ir dormir mais cedo.
Televisão não existia.
Na sexta o Cine Paratodos só exibia "bombas" (filmes ruins). As brincadeiras em frente a Igreja de São José se encerravam logo após passar o trem das 20:30 que vinha dos lados de Piranguinho (passavam na linha férrea que existia defronte a igreja).
O pessoal da Rede Ferroviária fechava o portão que dava passagem para o Morro Chic e vice-versa. Depois desse horário só dando volta pelo Hotel Sion, ou para os corajosos, pelo morrinho da Vila Rubens.
O Bar Caçador encerrava as atividades as 22:00, um pouco antes da Padaria Boa Vista, que ia até às 22:30 horas.
Namorados se despediam nos portões.
Aberto mesmo, com folhas das portas (tinha duas de madeira pintadas de vermelho) encostadas, permanecia somente o Bar do David, tocando baixinho no 78 rpm arranhado, "Boneca Cobiçada".
Silêncio na Boa Vista. Nenhuma alma viva nas ruas.
Sexta-Feira 13.
Por que será que o Procópio sempre fecha mais cedo a sapataria nas sextas 13.
Segundo os mais antigos, era o dia (ou seria noite) de "virar".
Estranhos uivos depois da meia-noite lá pelas bandas do Beco do Saci.
Noite comprida.

ER 

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

Chico e Silvia - 1977

AINDA FALTAM PALAVRAS

Nós vivemos carteando uma marra danada pela existência, tão somente na nossa lingua, da palavra saudade. É bonita e significativa. Mas vejamos: 

Segundo Alexandre Inagaki, o Sergio Augusto, no Digestivo Cultural menciona algumas palavras que gostaria que fossem adotadas pela língua portuguesa. Por exemplo:

Razbliuto, palavra russa que significa o sentimento carinhoso que nutrimos por uma pessoa que um dia amamos.

Mamihlapinatapei, vocábulo que pertence a um idioma índigena da Terra do Fogo, e que quer dizer, simplesmente, o "ato de olhar nos olhos do outro, na esperança de que o outro inicie o que ambos desejam mas nenhum tem a coragem de começar". 

Ando caçando oportunidade para repetí-las.

ER

ACREDITE SE QUISER

Deu na Uol -

Blog: Pelo noticiário dos últimos dias, uma grande parte da classe, realmente se estaria se julgando acima do bem e do mal. A impressão que passa ao povo brasileiro é que a Ministra Eliana Calmon, está levantando o tapete.
Bons estão pagando pelos maus.

"O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, fixou prazo de 30 dias para a apresentação de declarações de bens e valores pelos magistrados que não entregaram esses documentos nos últimos cinco anos.
A determinação - publicada na edição de ontem do Diário da Justiça - é anunciada quando a Corregedoria Nacional de Justiça divulga que tribunais estaduais não controlam o fornecimento desses documentos, e que 45% dos magistrados do TJ-SP não apresentaram declaração de renda durante os exercícios de 2009 e 2010.
O TJ-SP costuma publicar, em junho e julho, lembretes relativos ao cumprimento da obrigação de entrega dessas declarações até o dia 31 de julho de cada ano, sob pena de suspensão de pagamentos.
A informação de que 45% dos magistrados não entregaram suas declarações sugere que a sanção jamais foi aplicada, confirmando a falta de controle no maior tribunal do país, como alega a corregedoria do CNJ.
Pela resolução, os magistrados ativos de primeiro e de segundo graus são obrigados a fornecer declaração de bens e valores patrimoniais, com indicação das fontes de renda, abrangendo os do cônjuge ou companheiro, dos filhos e de outras pessoas que vivam sob sua dependência econômica, excluídos apenas os objetos de uso doméstico. Essa declaração compreende imóveis, móveis, semoventes, dinheiro, títulos, ações, bens e valores patrimoniais no país ou no exterior."

Uol

É DISCO QUE EU GOSTO



UNFORGETABBLE

Lembrança surgida ontem de um comentário feito no blog sobre a inolvidável Boa Vista. A belíssima música é de Carmichael&Mitchell e foi gravada pelo Senhor Nathaniel Adams Coles, simplesmente Nat King Cole, em 1951.
Nat nasceu em Montegomery em 1921 e aprendeu a tocar piano e a cantar na Igreja Batista, onde seu pai era o pastor. Sofreu muito na sua vida com a segregação racial.
Tomou o barco antecipadamente em 1965, aos 46 anos.
Em 1991, num montagem, a música foi regravada num dueto Nat e Natalie, sua filha nascida em 1950. Alcançou muito sucesso.
Em tempo, o primeiro LP adquirido pelo zelador na sua vida, foi "Cole em Espanhol", adquirido na Eletrolândia Santa Terezinha, na Rua Major Belo. Alguma paixão com certeza.

ER

VENDE-SE UMA ESTEIRA EM ÓTIMO ESTADO

Deu na Folha

Um novo estudo abre perspectiva de que os exercícios físicos possam ser trocados por uma pílula.
Em experimentos com camundongos, cientistas do Instituto Dana-Farber, em Boston, descobriram que um tipo de um hormônio ainda desconhecido era capaz de transformar o tecido adiposo. Em sua presença células de gordura branca - responsável por armazenar energia - se convertem na chamada gordura marron - que queima calorias para aquecer o corpo.
A nova molécula, batizada de irisina, também existe em humanos.
Para pesquisadores, mesmo que não seja adequado substituir exercícios por uma droga que tente emular seus efeitos, é possível encontrar uma brecha para aplicação.
"Há muitos pacientes por aí que precisam de exercício mas, por diferentes razões, não podem fazer"

Folha

ER

VENTOS DE GUERRA - 7

Muito embora tenham se destacado, poucas mulheres ocuparam cargos no legislativo da terrinha.
Se não me foge a memória, tão somente Dona Lourdinha Coelho, Dra. Márcia Elizabeth e mais recentemente a  Leandra.
No executivo ? Nem por perto passaram.
Estamos nos referindo a todo período democrático do município.
Lendas locais dão conta que as mulheres da terrinha (constituem a maioria dos votos) não apreciam votar em candidatas. Não faz sentido.
Seriam bem-vindas.
O atual prefeito cometeu um grande equívoco político ao substituir (na véspera da convenção), a sua então candidata a Vice, Doutora Érika Vianna.
Tudo indica que poderia ter ganho do mesmo jeito ou até com mais facilidade.
Mas com certeza, a história seria muito diferente.
Já lá vão quase três anos que não falo com a Dra. Érika. Pessoa muito ocupada e desconheço o seu posicionamento e interesse em participar do processo político atual. Dotada de elevada visão social. Participando, provocaria reviravolta no quadro.
Recentemente ouvi uma entrevista com a Leandra, onde ela praticamente descartou uma nova candidatura para a vereança. Seria fortíssima candidata. Poderá surgir como candidata a vice do Rodrigo Riera. É naturalmente atirada.
Feliz do candidato que convencer a Prof. Márcia Chiaradia a participar de uma chapa. Enorme capacidade. A terrinha se posicionaria definitivamente na vanguarda da educação.
E no PT ? Com certeza a presença da Célinha Rennó amenizaria sensivelmente a aridez existente por aquelas bandas. Bem preparada e um incrível "pé de coelho" eleitoral.
Vamos ver.

ER 


MEIO A MEIO