Translate

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O CIRCO FOI EMBORA !

 
Nos anos 50, nada mais agitava a cidade do que a chegada do Gran Circo Garcia. Maravilhosos momento. Chegavam vindo de trem, pela Rede Mineira Viação. Um vagão só para os artistas e mais uns dez, para os materiais e bichos.
Três dias para a montagem, quase sempre na própria Praça da Estação, onde existe hoje a Estação Rodoviária e um jardim. Eram contratada mão de obra local para o trabalho local para a montagem e desmontagem.
Três dias apenas de espetáculos, na sexta, sábado (duas sessões) e domingo (três sessões). Na sexta-feira, dia da estréia, no final da tarde, acontecia um desfile das atrações pelas ruas da cidade, com direito a banda de música, elefantes sujos e leões dorminhocos. Sensacional, com a molecada da cidade correndo atrás.
Curiosidade: A aglomeração maior de meninos acontecia junto a caminhonete (alugada na cidade), que levava as moças, normalmente gordinhas (para os padrões de hoje), com as pernas de fora, cobertas por  meias de rede preta. A visão era para os meninos da Boa Vista, a ante-sala do paraíso.
O espetáculo era um espetáculo.
Malabaristas, palhaços, equilibristas, mágicos, trapezistas (numa de suas visitas a terrinha, levaram junto o Ivan, filho do Sr. Poleta. Tornou-se trapezista).
No gran-finale, a apresentação dos trapezistas, seguida do impressionante "Globo da Morte", quando todas as luzes eram apagadas, ficando acesos somente os faróis das motos.
Choros de emoção, gargalhadas, tensão, alívio e muita alegria.
Palhaços e heróis.
Na segunda-feira, terreno vazio, embalagens de sacos de pipoca, papeis de bala, pés de sandálias, lixo e abandono geral. Nada mais triste do que a partida do circo.
Comparando com a segunda-feira após as eleições, era muito pior.
Pelo menos agora sobrevivem as esperanças.

ER     

5 comentários:

Anônimo disse...

ZZ,
Todo ponto de vista é visto de um ponto.
Sua segunda pode ter sido triste, mas a minha foi otima.
Em uma palavra: alivio.
Alivio de ver dois ex-prefeitos ruins fora.
De ver o PT nao levando nem um vereador (apesar do claro aumento de forcas dos petistas).
Alivio de ver Rodrigo e Robson ganhando as eleicoes.
Melhor impossivel.
Abs

Edson Riera disse...

Anônimo,

Tenho mania de ficar triste pelos outros. Estou com ótimas expectativas com relação a administração do Rodrigo.
Abraço,
zelador

Aldo disse...

Uma vez foi um circo em Delfim Moreira e ficou lá alguns anos. Meu melhor amigo na época era o palhaço Pardal. Onde estava um , estava outro. E como eu paquerava sua irmã, Derly, seu pai me pegou para pintar palhaços em tudo quanto é canto do circo.Ficou bom. Cheguei inclusive a tomar parte como ator em algumas peças. Virei circense de verdade. Um dia o circo foi embora, e depois fiquei sabendo que a Derly, trapezista, havia morrido. Não precisa chorar. Já faz tempo.

Aldo disse...

O Rodrigo vai ser um bom prefeito. Deveria fazer uma "caixa de sugestões", para serem analisadas.

Anônimo disse...

Belo texto.
Abs