Translate

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

LIVRO PRESENTE DE AMIGO

 
Sobre a Guerrilha do Araguaia, onde perderam a vida os irmão Petit, Lúcio, Jaime e Maria Lúcia, além do Oswaldão, personagem mítico de Passa Quatro. Também viveu um período na selva, a nossa conterrânea Regilena Carvalho, que era casada com o Jaime Petit.
Loucura sem precedentes de jovens idealistas. Reação bárbara do exército brasileiro. Bom de ler e esquecer.
Companhia das Letras - 443 páginas                  
 
"Resultado de dez anos de pesquisas em arquivos públicos e particulares, além de diversas viagens à região do Bico do Papagaio (confluência dos rios Araguaiae Tocantins) e de depoimentos de mais de 150 pessoas, 'Mata!' pode ser lido de diferentes maneiras. Entre as numerosas facetas do livro - reportagem, relato histórico, pesquisa antropológica, reflexão política - a mais espetacular é, sem dúvida, seu conteúdo inédito de documentos sobre a Guerrilha do Araguaia (1966-74).
 Leonencio Nossa teve acesso exclusivo ao lendário arquivo pessoal do major Sebastião Rodrigues de Moura, o Curió, um dos protagonistas da repressão daditadura militar à guerrilha. O autor revela pela primeira vez detalhes das torturas e assassinatos que vitimaram dezenas de pessoas na década de 1970 na região do Araguaia, entre militantes do PC do B e simpatizantes locais. "
 
ER

Nenhum comentário: