Translate

terça-feira, 11 de setembro de 2012

COISAS SIMPLES

O mais. Se perguntarem o que mais marcou em toda a carreira escolar, afirmaria sem pestanejar que foi o Teorema de Pitágoras. Aí está um ensinamento pelo qual me apaixonei desde que o ouvi pela primeira vez. Tem me ajudado muito pela vida afora.
Foi espetácular saber que em um triângulo retangulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Sempre apreciei mais a hipotenusa do que os catetos.
Se um dia na minha chácara no paraiso tiver uma égua apalloosa, a chamarei de hipotenusa.
 
O menos. Desde moleque, ficava longo tempo assistindo o meu Pai somando, no final do mês, as cadernetas com os gastos dos fregueses. Rapidez incrível. Nunca entendi e nem tentei compreender a conferência final que aplicava nas contas. Murmurava, murmurava números e arrematava com um sonoro "noves fora nada !".
Não quero mais entender. Perderia o aspecto mágico.
Já tive  um fiel cão vira-lata que atendia pelo nome de "novesfora".
Coisas simples.

ER 

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu também tenho uma certa fixação com o teorema de Pitágoras. Adoro a idéia que a soma do quadrado dos catetos é igual à hipotenusa, seja lá o significado que isso tenha na minha vida nos dias atuais.
Talvez me dê alguma segurança científica em um meio cercado por debates filosóficos, sociológicos, ideológicos e, eventualmente, técnicos.
Pitágoras como redenção da ciência jurídica...rs
A propósito, uma égua Hipotenusa parece ótimo. Poderia ser acompanhada de uma criação de catetos... Não os do Pitágoras, os porquinhos mesmo.

Abs

Laizzes Faire

Edson Riera disse...

Laizzes Faire,

Talvez você tenha razão. O teorema de Pitágoras proporciona certa segurança, principalmente na localização. Faz sentido.
Abraço

Zelador

Anônimo disse...

ZZ,
Segue uma explicacao para o Noves Fora:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prova_dos_noves
Abs