Translate

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PREOCUPANTE

Preocupante as informações contidas na Folha de ontem, na coluna Tendências, escrita pelos médicos Florentino Cardoso e José Bonamico, respectivamente presidente e diretor tesoureiro da Associação Médica Brasileira, sob o título "A qualidade dos médicos no Brasil".
 
Resumindo: " A formação aqui é péssima. Não existe, em muitos cursos, nem treinamento prático adequado. E há ainda a invasão de (mal) formados em Cuba e Bolívia.)
Seguindo: O Brasil é medalhista no número de escolas médicas. Temos medalha de prata, com 196 escolas en atividade. Perdemos apenas para a Índia.
China e Estados Unidos, com população bastante superior - e no caso dos EUA, muito mais rico - contam com 150 e 137 escolas médicas.
 
Curiosidade: Segundo estimativas do Colégio Médico da Bolívia, há 25.000 brasileiros em cursos de medicina lá. Ausência de vestibulares, mensalidades irrisórias e baixo custo de vida comparado com o Brasil atraem s jovens para o eldorado boliviano.
No primeira edição do exame para revalidar o diploma conseguido no exterior, dos 517 inscritos, somente dois foram aprovados. Na segunda edição, em 2011, de 677 inscritos, apenas 65 foram aprovados.
 
No Brasil, as escolas médicas oferecem 16.892 vagas por ano. Nos programas de residência, padrão para a formação de especialistas, há 10.196 vagas de acesso direto disponíveis para os recém-formados. Entram no mercado, sem treinamento adicional, mais de 6.000 médicos ao ano...
 
Folha (do dia 29/8/2012 - pág A3) - Leia o texto completo e fique assustado.
 
ER

 

Nenhum comentário: