Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O QUE MUDOU - II

O Colégio de Itajubá, "colégio dos padres", como era conhecido, era particular e possuia excelente condições de ensino (estamos falando do meio dos anos 60). O Colégio Estadual (ainda não se falava Major João Pereira) funcionava no período noturno no Grupo Velho e em salas emprestadas pela EFEI, no centro da cidade. O Colégio João XXIII, estava ainda em fase final de construção.
Conclui o ginásio no Colégio de Itajubá e avisei o meu Pai que iria tentar uma vaga no Colégio Estadual (curso noturno). Tentar uma vaga !
Existia prova de seleção, muitos candidatos e número limitado de vagas. Tive que me preparar para isso. Por sorte, consegui uma vaga.
Na ocasião, o ensino público preparava melhor os jovens para o vestibular (pelo menos em Itajubá). Isso é fácil de comprovação.
Lembro-me bem, que um amigo que não conseguiu a vaga no Colégio Estadual me questionou por possivelmente estar  "tomando" uma vaga de alguém que tivesse, eventualmente, mais dificuldade em pagar a mensalidade do colégio particular. 
Nos tempos dos diretores Públio Mourão e Afonso Brito, o ensino público (2º grau) estava na dianteira.
Ou caiu o ensino público ou o particular subiu de mais. Pelos números, os dois cairam.
Em tempo: Do primeiro ano primário até o quinto ano de engenharia, nunca vivi um dia de greve (exceto alguns parciais movimentos políticos estudantis).
Não se trata de saudosismo, mas de curiosidade. O que mudou ?

ER

Um comentário:

Aldo disse...

Como você sabe, também vivi isso. Os dois colégios competiam por cima. Eram os melhores. Hoje...