Translate

sexta-feira, 15 de junho de 2012

VIDA DE ARTISTA


Ontem, completou 4 anos que Jamelão, o grande cantor romântico e da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira tomou o barco.
Jamelão, nome artístico de José Bispo Clementino dos Santos, nasceu em 12/5/1913 no bairro de São Cristovão no Rio de Janeiro. Desde menino gostava de cantar tendo iniciado carreira artística nas gafieiras durante os anos 30 e em programas de calouros. Seu primeiro contrato profissional foi na Rádio Clube do Brasil onde atuava como cantor substituindo outros cantores. Foi crooner da famosa Orquestra Tabajara e gravou seu primeiro disco em 1949 : "A giboia comeu" de A. Silva e J.C. da Silva e "Pensando nela" de A. Silva e Irany de Oliveira.
Em 1956 gravou seu primeiro grande sucesso "Folha morta" de Ary Barroso. Em 1958 seu outro sucesso foi "Ela disse-me assim" de Lupicínio Rodrigues. Gravou muitos sambas de diversos autores mas foi como puxador oficial das músicas da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira que Jamelão ficou mais conhecido, tendo exercido essa gloriosa função durante muitos anos. Faleceu em 14/6/2008 no Rio de Janeiro.

Abraços musicais

Dárcio Fragoso - Post do Alfredo Junta



Nenhum comentário: