Translate

domingo, 17 de junho de 2012

BOA VISTA + 20


Pequenos detalhes nos mostram diariamente como o mundo está mudando para pior. Fomos criados assistindo os vaga-lumes, depois do escurecer, a bailar pelos terrenos baldios da Boa Vista. Vez por outra capturávamos um mais lerdão e o esfregávamos nas nossas surradas camisetas de algodão, que mantinham, por um curto período, o brilho roubado.
Hoje, se uma criança deparar um solítário vaga-lume, é capaz, de assustada, correr para os braços dos pais.
Sapos e rãs coaxarem nas beiras de valetas ou lagoas ? Só em desenho animado. Aterraram as valetas e as lagoas.
E os galos cantores ?
Nas proximidades da Igreja São José, provavelmente vivendo os seus últimos dias em um pequeno cercado, vive ainda um velho galo.
O pobre ex-rei do quintal anda completamente desregulado e com certeza desmoralizado pelas possíveis componentes do seu harém.
Canta às 22:00 horas, às 24:00 horas e muitas vezes às 04:00 da manhã. No alvorecer, dorme.
E os cachorros de rua ? Todas as casas tinham um. Não pisavam jamais dentro de casa. Ração ? Háhaha ! 
A alimentação constituia de sobras de comida, pães velhos e vez por outra, um osso de canela de boi.
Bobos e ingênuos, tinham o hábito de correr latindo atrás de motocicletas (eram poucas) e bicicletas. A braveza não durava mais do que 5 ou 10 metros.
Voltavam logo para cochilar nas entradas dos portões.
Lado bom:
As rolinhas voltaram. Voam às centenas pelo bairro.

ER   

3 comentários:

Anônimo disse...

ZZ,
Seu relato é otimo.
A intenção, talvez, fosse criar um saudosismo saudavel, mas me gerou uma certeza: o mundo melhorou bastante.
Abs

Anônimo disse...

Zézinho. Belo texto sobre "Boa Vista+20!

Os Tico-Ticos também devem estar voltando, pois eles são aves da cidade.É o pássaro mais comum da América do Sul.Encontra-se em quase toda parte, desde o litoral, até a montanha,habitando descampados,cerrados e planícies,margem de estradas, parques e até o centro arborizado das cidades.
Possui o hábito de saltitar e ciscar procurando alimento, emitindo uma repetição rápida de tic-tic-tic. Zéquinha de Abreu inspirou-se nesses movimentos para compor "Tico-tico no fubá", que continua sendo modelo da música popular brasileira.
É muito manso, sendo companheiro do homem em suas tarefas diárias.
O canto embora simples, é muito agradável, e pode ser ouvido pela manhã e à tarde, como se estivesse
a dizer, como de amigo para outro: "minha vida é assim, é assim, é assim..."Com isso mostra o desejo de viver na companhia dos homens, preferindo a vida no borburinho das cidades, a calmaria dos campos.

Espero que os moradores da Boa Vista não tenham de esperar +20 anos para que voltem todos para o bairro tão amado por vocês.
Bah

Anônimo disse...

Se continuarmos com os gestores atuais, os Tico-Ticos não voltarão jamais.Pelo jeito não gostam das Palmeiras Imperiais e nem deste trânsito louco, também não gostam dos passeios esburacados,das rampas para deficiente que ninguém consegue usar e das praças com os matos crescendo!Haja incompetência dos gestores atuais..podemos mudar isto tudo! Não a reeleição!