Translate

quarta-feira, 16 de maio de 2012

UMA VEZ MAIS CHRIS RIERA

EPÍLOGO - SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco 
Mais do que uma profissional e pesquisadora plena de potenciais, Christiane era uma pessoa cuja gentileza e suavidade encantavam, na mesma proporção em que seu caráter firme inspirava confiança e consideração. Sua saída de cena intempestivamente deixa um buraco impreenchível e uma saudade danada.
Luiz Fernando Ramos
Nasceu no dia do trabalho. Trabalhadeira. Guerreira. Estrela. Me ensinou tanto em tão pouco tempo. Era tão culta. Tão bela. Sempre respondia aos meus elogios com um modesto e mineiro:
-”Quem me dera”.
Lenise Pinheiro
Sou muito grato por ser contemporâneo da Chris, por ter conversado com ela sobre teatro, dado umas boas risadas e por ter recebido seus olhos sobre meu trabalho como crítico e também como artista - ela me deu outra alegria quando fez questão de comprar meu livro de peças (que ela já tinha lido) para presentear um sobrinho.
Como amigo e colega, sinto uma dor profunda por tê-la perdido na última sexta-feira e não ter me despedido com o mesmo sorriso que ela me recebeu alguns anos atrás.
Lucianno Maza
Não faltava talento para Christiane Riera, menos ainda sensibilidade. Seus textos críticos eram como ela: íntegros, profundos, generosos. Passavam pelo filtro da doçura de seu olhar. Doçura e conhecimento, mistura rara que nos iluminava, como seu sorriso.
Gabriela Melão

"Acho muito difícil falar dela sem usar superlativos. Mulher tão linda e tão inteligente, que às vezes chegava a assustar no primeiro contato. Mas o susto desaparecia em minutos, quando víamos o tamanho de sua doçura e do seu afeto pelos amigos. Coisa de quem nasceu em Minas Gerais, ela dizia. Tinha um conhecimento admirável de teatro, e uma disposição ainda maior para compartilhá-lo. Foi uma guerreira até o fim e nos deixou de presente um manual de vida. Espero que a gente, algum dia, aprenda a usá-lo".
Sergio Roveri
Obrigado, cara amiga. amor ao teatro e generosidade no olhar sempre foram seus nortes; quando estas qualidades se aliam à inteligência criadora e à erudição orgânica, temos um tipo de brilh o raro. é isso: christiane riera foi rara.
Roberto Alvim
Conheci Chris e engatei numa conversa interminável. Era mineira, boa de papo, linda e insuportavelmente inteligente. Ela amava o teatro e eu amava falar de teatro com ela. Generosa e sempre entusiasmada, era de longe a melhor companhia para ver uma peça e depois falar, falar, falar da peça, da vida, do mundo, dos filhos, dos amores, dos desamores, uma conversa sem fim. Parece que a conversa parou no meio. Ficou um vácuo, um espaço vazio.
Amiga querida, sentirei uma saudade imensa. Foi um privilégio ter você por perto, você vai fazer uma falta louca. Lembrarei de você iluminando nossas ideias, me tirando do trivial e me levando sempre para um lugar mais elevado.
Bel Kowarick
Ela, agora é uma estrela. Uma estrela... e eu, eu olharei para o céu todos os dias, dia após dia, e falarei com ela, estarei com ela, assim como estive durante esses anos virtuais e reais. E vamos rir, porque não dá pra viver direito sem o som daquela risada. Rir, assim como ela gostava... Assim como ela sempre gostará!
Célia Forte
Ontem, falando com o Pedro, um de seus sobrinhos, descobri algo que me emocionou demais. Ele me contou, vejam só, que a Chris, no hospital, havia falado para a irmã dela que era para eu cuidar de seu legado dramatúrgico. Agora, há pouco, recebo um e-mail do Pedro, que me revela ter encontrado no apartamento da Chris um bilhete:
Toda minha biblioteca (livros de dramaturgia/teatro)
Doada para a SP Escola Teatro, aos cuidados do Ivam Cabral
Vai com Deus, Chris. E com a certeza de que estaremos cuidando de seu legado.
SP - Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco

Um comentário:

lucia disse...

A Cris é simplesmente uma das raras pessoas amigas que já conheci. Mesmo estando longe dos nossos olhos, ela continuará em nossos corações todos os dias; como sempre foi. Tenho certeza!!!

Lucia