Translate

sexta-feira, 11 de maio de 2012

JUNTO ÀS ESTRELAS


CHRISTIANE RIERA

Não vai estranhar a nova morada. Sempre conviveu com estrelas. Aliás, é uma delas.

Tomou o barco hoje em São Paulo, com muitíssima antecendência, a Chris Riera, do Luzimar, da Gilda, do João e nossa.
Dramaturgista com Mestrado e Doutorado em Dramaturgia e Crítica Dramática pela Yale University/Yale School of Drama.
Formada em Letras, também é Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), onde conclui sua tese sobre Nelson Rodrigues, sob orientação do Prof. Roberto Ventura. Pós-Doutorado  no Departamento de Cinema da ECA/USP com um projeto de pesquisa em dramaturgia para o cinema sob a supervisão da Profa. Dra. Esther Hamburger.
Nos Estador Unidos, foi crítica colaboradora do jornal The Village Voice, em 2001. Neste mesmo ano, foi freelancer como consultora em dramaturgia avaliando textos teatrais para o The New York Theater Workshop.
Nesta época, já havia trabalhado por três anos como conlsutora para o Yale Repertoy Theater e estagiado no The Flea Theater, em TriBeCa.
Sua experiência em montagens como dramaturgista inclui "O Misantropo", dirigida por Lisa Channer; "Tango Palace", dirigida por Miranda Hoffann; "O Doente Imaginário", dirigida por Mark Rucker; "Macbeth", dirigida por David Kennedy; e "Crumbs from the Table of Joy", dirigida por Seret Scott.
De volta ao Brasil, trabalhou por quatro anos como consultora de roteiros para a produtora de cinema Gullane Filmes, desenvolvendo projetos de longa-metragem com os diretores Cao Hamburger, Laís Bodansky, Heitor Dhalia e Carlos Cortez.
Ainda nesta produtora, coordenou os oito primeiros episódios da série "Alice" para HBO, sob a direção de Karim Aïnouz e Sérgio Machado. Nessa época, também traduziu e produziu, ao lado de Maria Luísa Mendonça, o espetáculo "Essa Nossa Juventude", do dramaturgo americano Kenneth Lonergan, que obteve duas indicações para o prêmio Shell.
Depois de trabalhar como consultora de dramaturgia no roteiro do longa "O Jardineiro Fiel", dirigido por Fernando Meirelles, é convidada para coordenar o departamento de desenvolvimento de projetos da produtora O2 Filmes num acordo de co-produção com a Focus Featrues/Universal Studios. Exerce esta função por três anos, até agosto de 2009, e teve a oportunidade de avaliar centenas de roteiros e coordenar a dramaturgia de vários longas-metragens.
Ainda na O2 Filmes, desenvolve os episódios para segunda temporada de "Os Filhos do Carnaval", com a roteirista Elena Soarez e o diretor Cao Hamburger, e também para a segunda temporada de "Antônia", série em co-produção com a TV Globo, sob a coordenação de Jorge Furtado.
Ainda para O2, coordena o desenvolvimento da série em co-produção com a HBO “Destino SP”, atualmente em produção com direção de Fabinho Mendonça e Alex Gabassi.
Colabora criticamente com inúmeros profissionais brasileiros.Colaborou no roteiro de  “Xingu”, dirigido por Cao Hamburger.
Como crítica, escreve artigos para a revista Theater e Bravo! Em maio de 2000, recebe o prêmio Truman Capote por "excelência em escrita crítica" outorgado pela Yale University.
Foi crítica de teatro do jornal “Folha de S. Paulo” em 2010 e 2011.

Para os amigos e familiares na terrinha, sempre foi a doce Chris.

ER

5 comentários:

Aldo disse...

Puxa, é triste. Minhas condolências a toda família.

Elisa Salomon disse...

Estamos com lágrimas nos olhos e um vazio enorme no peito. Chris era uma pessoa muitíssimo querida. Não havia quem não gostasse dela. Nosso abraço carinhoso a toda a família.
Roberto & Elisa Salomon

Anônimo disse...

Estamos com lágrimas nos olhos e um vazio enorme no peito. Chris era uma pessoa muitíssimo querida. Não havia quem não gostasse dela. Nosso abraço carinhoso a toda a família.
Roberto & Elisa Salomon

Anônimo disse...

Quantas estrelas são necessárias para iluminar o céu?
Não sabia, pois como saber se são tantas?
Continuo não sabendo, mas aprendi e vi a diferença que faz mais uma,você.
Obrigado Cris pelo exemplo de luta e determinação; que Deus nos console aqui na terra, pois no céu sua luz, também, agora, ilumina o universo inteiro.

Eu.

Eduarda disse...

Passada! Fiz Pilates com ela durante um tempo aqui na vila Madalena . Era uma pessoa linda em todos os sentidos.. Conheci seu filhinho João, que ela levava na aula às vezes. Que ele consiga superar a perda da mãe tão precoce