Translate

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O TEMPO PASSA, O TEMPO VOA

 
Continua valendo: Publicado no blog em 9/5/2011
 
Na época da fotografia seu nome era Geraldo. Foi preso nesse dia pelo exército por fazer parte do movimento guerrilheiro do Araguaia
Foi companheiro de guerrilha dos irmãos e ex-alunos da Unifei, Jaime e Lúcio Petit, (desaparecidos na luta) e da irmã deles, Maria Lúcia, executada pelo exército. Sobreviveram da aventura no Araguaia,entre outros poucos, a itajubense Regilena Carvalho e a santista Lúcia Regina, casadas respectivamente com o Jaime e o Lúcio.
Geraldo, ou melhor, José Genoino foi preso por uma patrulha do exército no dias 18 de abril de 1972. Tentou fugir, recebeu um tiro de raspão em um braço e foi recapturado. Foi muito torturado na selva. Posteriormente foi transferido para a prisão em Brasília. Ficou 5 anos preso, foi professor universitário, deputado federal e presidente do PT. Hoje é assessor especial do Ministério da Defesa.
José Genoino recebeu ontem, no Rio, a Medalha da Vitória - a primeira dada pelo Ministério da Defesa a um ex-guerrilheiro. Em pleno 8 de Maio, que pelo mundo afora é saudado como o fim da Segunda Guerra Mundial - em que se varreu da história o autoritarismo nazista -, o assessor especial de Nelson Jobim entrou numa lista de 284 pessoas agraciadas por terem contribuído para a democracia e a paz.
“O que o Brasil deseja fazer é um grande ajuste de contas com seu futuro. O Brasil não quer retaliar seu passado”, justificou Jobim, ao dar a medalha ao antigo adversário do regime militar, que nos anos 70 o desafiou integrando a Guerrilha do Araguaia.
O petista não esconde a surpresa com as viradas da História: “Olha, tem acontecido tanta coisa na minha vida e na história do Brasil que a gente só tem que acreditar no Brasil e no futuro, porque muita coisa surpreendente vem acontecendo positivamente”.
Blog: É um homem com história.
ER

Um comentário:

Anônimo disse...

“Olha, tem acontecido tanta coisa na minha vida e na história do Brasil que a gente só tem que acreditar no Brasil e no futuro, porque muita coisa surpreendente vem acontecendo positivamente”.

Que frase linda, que profundidade...olha camarada, estou emocionado com este PT.