Translate

sexta-feira, 18 de maio de 2012

NINGUÉM

Marcos Almeida - compositor, músico, professor e membro da banda brasileira de rock Palavrantiga.

Diabetes, cirrose, septicemia, câncer, ninguém escapa(1). O tempo é curto. Eles também não resistiram: Oswald de Andrade modernista dionisíaco, patriarca do Tropicalismo e Concretismo, Di Cavalcanti o Picasso brasileiro, Glauber Rocha o romântico criador do cinema novo, Darcy Ribeiro o antropólogo que gostava de whisky. Câncer, septicemia, cirrose, diabetes; ninguém escapa. Resta a palavra. Fica a imagem. Sobrevive a tinta. Sobrevive a alma. As ideias resistem! Quem pode com uma ideia? Quem dura mais que uma palavra?
Passou o modernismo, a bossa nova, a jovem guarda e o tropicalismo. Os concretistas já se foram. Agora é Inhotim. Agora tudo é líquido e rápido como o rio São Francisco desaguando no mar; tantos metros cúbicos de água por segundo, caindo, caindo, chegando e saindo.
Velhice, infarto, terremoto e balões de gás hélio, ninguém escapa(2). O tempo é curto para todos. Ninguém resiste. Eles também não: Antonio Elias, reverendo presbiteriano, pai de uma geração de pastores, Manoel de Mello o líder pentecostal mais ecumênico da história, Zilda Arns símbolo dos direitos humanos, Antonio de Carli padre aventureiro e ativista. Balões de gás hélio, terremoto, infarto e velhice; ninguém escapa.
Mas olha, ela está ali, no meio do mundo, firme e forte, resistente e flexível: a Igreja, A Mensagem; A Palavra. Quem dura mais que essa Palavra? Início, meio e final, tempo e eternidade! Quem pode com Ela?
Passou o jesuíta, o inquisidor, o acadêmico, a saia longa e o marxista de bata. Os pentecostais não são mais os mesmos. Agora é Neo. Agora tudo é pós, tudo emergindo, sabe lá de onde, dizendo que nem tudo é líquido e rápido como o São Francisco; no meio de tanta água que jorra (re) movendo as margens, nesse mesmo espaço e tempo onde habitamos, intacta permanece a Palavra Principal, soberano e criativo permanece O Verbo que nos escapa (sempre), diante de Quem a morte treme de medo, de Quem de fato nenhum de nós escapa. Ninguém!

Marcos Almeida - Ultimato Online

Nenhum comentário: