Translate

sexta-feira, 11 de maio de 2012

COMISSÃO DA VERDADE

 A presidente Dilma Rousseff escolheu os sete integrantes da Comissão da Verdade. São eles:
José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça,
Gilson Dipp, ministro Superior Tribunal de Justiça,
Rosa Maria Cardoso da Costa, ex-advogada da presidente Dilma,
Cláudio Fonteles, diplomata e ex-secretário de Direitos Humanos do Ministério da Justiça
Paulo Sérgio Pinheiro
Maria Rita Kehl,psicanalista
José Paulo Cavalcanti Filho, advogado e jurista.
A posse está marcada para o dia 16 de maio..
A Comissão da Verdade gerou uma grande polêmica desde quando foi anunciada por causa de questionamentos da área militar. Em todas as manifestações os militares da reserva, principalmente do Exército, afirmar que a comissão será revanchista e tentará reescrever a história à sua maneira. Mas o governo rebate esta tese e insiste que a comissão será de Estado e agirá com imparcialidade..  
Entre os objetivos da comissão estão "esclarecer os fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações de direitos humanos" entre 1946 e 1988 e "promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria, ainda que ocorridos no exterior". A partir da sua instalação, a comissão terá um prazo de dois anos para conclui os trabalhos. Não está estabelecido como será o rito de funcionamento da comissão. Cada integrante da comissão receberá um salário mensal de R$ 11.179,36.
A lei prevê que a comissão requisite documentos de órgãos públicos, convoque para entrevistas "pessoas que possam guardar qualquer relação com os fatos e circunstâncias examinados", promova audiências públicas e peça proteção para indivíduos que eventualmente se encontrem "em situação de ameaça" por conta da colaboração com a comissão.
A legislação ainda estabelece que as atividades não terão "caráter jurisdicional ou persecutório" e que "é dever dos servidores públicos e dos militares colaborar" com a comissão. A legislação ainda estabelece que as atividades não terão "caráter jurisdicional ou persecutório" e que "é dever dos servidores públicos e dos militares colaborar" com a comissão. Está prevista ainda que a comissão poder firmar parcerias com instituições de ensino superior e organismos internacionais.

Blog: O país tem o direito de conhecer o que se passou realmente nos anos de chumbo. aparentemente a sociedade está madura para isso. Fatos terriveis aconteceram de ambas as partes envolvida. A Lei da Anistria foi geral e irrestrita. Tem-se que ter muito cuidado e responsabildade que não sejam provacadas agressões que sangrem cicatrizes já saradas.

ER

5 comentários:

Anônimo disse...

Isso tudo é passado e mexer com mortos só vai dar é mais confusão mas com certeza o que querem é dinheiro, nada mais!
Precisamos é não deixar que as coisas envelheçam e caminhem para o esquecimento.
Por exemplo: Rodrigo Marques CADÊ a SIEMMENS? Vc falou tanto!

Jorginho

Anônimo disse...

Por falar em Verdade; Dona Leandra blabla , aquela do Presidio lotado (480) das Abaquesices (apacs) da vida queria mesmo é ferrar a população, veja ai camarada ela também como vc é contra o parquinho la perto da PMI!

Diz o nosso querido alcaide na Radio Jovem:

Jorge Mouallem mencionou o projeto do Parque Municipal em parceria
com a Helibras e acusou Leandra de ter sido contra o projeto. “...o projeto do Parque Municipal, que várias pessoas eram contra, inclusive a ex-secretária de Ciência e Tecnologia do município, a Leandra. Ela era contra o parque Municipal de Itajubá e quando nós decidimos fazer a parceria com a Helibras, ela brigou com todas as suas forças para que não acontecesse. Eu tive que reunir o Codit (Conselho de Desenvolvimento de Itajubá) e defender esse projeto com unhas e dentes para que pudesse aprovar, porque ela e várias outras pessoas eram contra”, declarou o prefeito.

FAÇAM ME O FAVOR ! Dona Leandra, vá pra casa , para nossssaaa alegria!

Leonardo

Anônimo disse...

Sr. Leonardo,

O Senhor Prefeito Jorge só existe porque a Leandra o inventou, ou seja criou um ingrato e mal agradecido.
Para casa deveriam ir os pessimistas, derrotistas e fracos que odeiam os fortes, digo as fortes.

LeonardA

Anônimo disse...

A Melhor coisa que a leandra bla inventou foi o Bernis e o Comandante, quanto ao resto a policia federal vai encontrar na Apa......

Para a noooooooossa alegria.

Humberto disse...

Uma pergunta: de que orçamento sairá o dinheiro para pagar as despesas dessa comissão ? Qual será o custo disso ?

Não seria mais apropriado usar esse dinheiro para resolver algum problema que temos hoje ao invés de ficar vasculhando coisas acontecidas a quase 50 anos atrás ?

Humberto.