Translate

segunda-feira, 7 de maio de 2012

AINDA SOBRE A FRANÇA


Trecho da coluna (como sempre brilhante) do J.R Guzzo, na Veja:

...A França é um dos países mais bem sucedidos do mundo. Tem problemas, claro, e alguns deles são até reais. Mas é um país de verdade, com 65 milhões de habitantes, e não um parque de diversões - e tem uma situação admirável para quem chegou a esse porte. Não há um único buraco em seus 11.000 kms de autoestradas de primeiríssima classe. O trem-bala existe; está sempre no horário, mantém velocidade média de 300 kms/hora e sua rede já cinco vezes maior que o trajeto entre Rio de Janeiro e São Paulo.
A França tem um PIB per capita acima dos 42.000 dólares anuais. Soube aproveitar com inteligência, rapidez e eficácia todo o avanço tecnológico das últimas décadas. Produz mais que o Brasil, num território equivalente a 6% do nosso e com um terço da nossa população. O salário mínimo é cinco vezes superior ao brasileiro, a saúde pública é impecável e a classe C já emergiu 100 anos atrás. O cidadão francês não sabe o que é um assalto a mão armada, e não tem a menor ideia do que possa ser um arrastão em prédios de apartamentos. Nunca ouviu falar de firma reconhecida, nem em desabamento de morros. Desconhece a existência de filas de ônibus. Rouba-se pouco, e jamais com prejuízo para os serviços públicos. Os fiscais não extorquem; apenas fiscalizam. A soma de todas as suas dificuldades, considerando a vida como ela é, parece uma brincadeira quando comparada à de certos Brics, a começar pelo que é representado na letra B.
A França, certamente, tem complicações sérias, como o desemprego e a invasão de seu território pelos pobres do mundo que, por bem ou por mal, querem emigrar para lá.
Blog: Ainda chegaremos lá. A terrinha tem o privilégio de ter duas grandes empresas francesas operando no seu território: Alstom e Helibrás.

ER

Nenhum comentário: