Translate

terça-feira, 3 de abril de 2012

VALE A PENA LER DE NOVO

Post publicado no blog no dia 27/10/2009

As pequenas terras não amam os seus grandes homens - Aproveitando a frase do David Nasser, mencionada aqui outro dia, vou começar a falar sobre pessoas que desempenharam um papel digno e relevante na Cidade.

CHIQUINHO CASTRO

O primeiro e único atleta olímpico de nossa Cidade. Deveria ter como companheiro o seu irmão CANHOTINHO, que somente não esteve junto em Roma, devido a uma séria contusão.
As vésperas de embarcar para a Itália, onde disputaria os Jogos Olímpicos de Roma, a Seleção Brasileira de Futebol, um timaço (na época chamada de amadores), passou por Itajubá em um final de semana e a guisa de treinamento, jogou com a Seleção Itajubense de Futebol .
Com uma atuação excepcional do Chiquinho e Canhotinho e de seus companheiros, a Seleção Canarinho levou um chumbo sentido.
Na noite do mesmo domingo, o técnico da Seleção, o Sr. Vicente Feola (Campeão do Mundo em 58 com a seleção principal), de forma extraordinária, convocou os dois irmãos para fazer parte do selecionado.
Durante a semana seguinte, num treinamento no Rio de Janeiro, o Canhotinho sofreu uma violenta contusão no tornozelo e foi dispensado dada a impossibilidade de se recuperar a tempo.
Chiquinho foi e representou o Brasil e Itajubá condignamente nos Jogos Olímpicos. A única homenagem que recebeu, se não estou enganado, foi feita pelo Clube Itajubense, dando o seu nome a uma Praça esportiva.
Pobre terra sem memória que não reverencia os seus heróis.
Por mim a Rua Nova chamaria Av. Chiquinho Castro. E homenagens seriam, como disse Nelson Cavaquinho:
Que sejam em vida e de preferência em dinheiro (não é o caso do Chiquinho).
O Chiquinho, graças a Deus ainda está entre nós, mas o Canhoto com certeza está na seleção do Céu.

ER

2 comentários:

Anônimo disse...

Chiquinho é uma pessoa fantastica,muito educado,agrada a todas as pessoas.Nesta partida contra a seleção marcou 4 gols em Jorge Vitório que foi titular do Fluminense. virgilio Machado

Humberto disse...

Zezinho,

Valeu !!!! Muito obrigado mesmo. Eu não lembrava os detalhes que vc.mencionou.

Abr.

Humberto.