Translate

terça-feira, 10 de abril de 2012

REALIDADE

(Foto - Carlos Henrique Ribeiro)
Post da Bah

É só um desabafo...

Conheci Itajubá quando esta cidade ainda era provinciana onde as pessoas transitavam tranquilas pelas ruas, sem grandes preocupações. As crianças brincavam na porta de casa, enquanto seus pais e avós conversavam com os vizinhos.

De repente, esta cidade começa a acompanhar as mudanças no país. Aliás...em um ano sem visitar Itajubá senti, nesta Semana Santa, as transformações saltar-me aos olhos.

Depois de encontros agradáveis com pessoas queridas que não via há tempos, de visualizar surgimento de prédios novos, de ruas asfaltadas, etc...o que chamou minha atenção foi a conjuntura de desigualdades em todos os níveis, vivenciada na cidade, observada por mim em um passeio a pé pelas ruas. Causou-me um certo incômodo e o fato levou-me a uma reflexão sobre como as coisas são mutáveis, dinâmicas e complexas...Itajubá hoje tem uma outra realidade diferente da que eu vivi ali.

Não consigo ver e viver sem questionar o que está a minha volta sem tentar achar um caminho, por menor que seja minha contribuição para tentar melhorar o que se tem. Ainda mais quando você tem amor por aquele recanto.

Preocupou-me um pouco.Fiquei curiosa para saber como anda a administração da cidade.A situação do "ser urbano" parece inexorável e, portanto, requer que se faça dela um modo de se viver com qualidade.

Observei que Itajubá está crescendo e muito. Mas é um crescimento fragmentado e heterogêneo e com a formação de uma população que ainda precisa muito dos benefícios de se morar na cidade que sofre uma transformação em todos os aspectos..

Circulando pelas ruas vi itajubenses moradores e itajubenses frequentadores, vi alguns suissos e também franceses que andavam pelos calçadões, paravam na feirinha da praça do relógio, compravam chapéus e os colocavam imediatamente na cabeça continuando a caminhada protegidos do sol escaldante que se fez presente naquele sábado de aleluia.

Por um lado entristeci-me pela perda da cidade provinciana que frequentei, mas por outro alegrei-me por certificar que a cidade não parou não. Continua acompanhando as mudanças do país. Se é para melhor ou para pior...só o tempo dirá. Eu espero que seja para continuar sendo uma cidade agradável, aconchegante onde todas as pessoas sintam orgulho dela.
 
Bah

14 comentários:

Anônimo disse...

Bah,
isto mesmo!A cidade continua otima e agradavel necessitando apenas de um cuidado maior.Acoes simples como mante-la limpa,com calcadas conservadas e pracas bem cuidadas. Precisamos urgente de um carinho maior por ela.
SO ANONIMO

Anônimo disse...

Gostei mt do seu desabafo...ainda assim itajuba continua bucólica e acolhedora... o que esta faltando é cuidado com a cidade... pedintes e falta de segurança nas praças centrais e no centro da cidade... ruas sujas...cheias de buracos...lotes sujos... falta cobrança da população... eu estou querendo mobilizar pessoas de boa vontade pra cobrar serviço pois esta numa vergonha...minha rua quando nao esta sem bloquete tá com um areião que vira um tobogã...kkk
"Revoltado"

Anônimo disse...

É só um desabafo...? Acho que é muito mais que um desabafo.É um puxão de orelhas.
A...

Edson Riera disse...

A...

Como diziam no exército (quando existia): Foi uma "bela enquadrada".

zelador

Anônimo disse...

Aqui não é cidade turistica se quizer passear va a São Lourenço, Poços de Caldas etc, estamos em ritmo de desenvolvimento com duas locomotivas a UNIFEI e a HELIBRAS, esta conversinha de passado já era, estamos no ano 2012 com a CDL, ACI e Poder publico a todo o vapor para desenvolvimento.....Na politica é o PT na cabeça tocando o barco.Não existe mais espaço para pessoas choramingando !

PT na Cabeça

Anônimo disse...

Itajuba antes e depois do PT!
Bah Tche, quantas abobrinhas.

Anônimo disse...

Vc deveria puxar a orelha e enquadrar o seu amigo Zelador que com a turma do Chico deixou a cidade parada por muito tempo agora não estamos tocando o barco para frente!
Gonzaga

Anônimo disse...

PT na cabeça.
Leia atentamente o texto abaixo:
"Por um lado entristeci-me pela perda da cidade provinciana que frequentei, mas por outro alegrei-me por certificar que a cidade não parou não. Continua acompanhando as mudanças do país. Se é para melhor ou para pior...só o tempo dirá. Eu espero que seja para continuar sendo uma cidade agradável, aconchegante onde todas as pessoas sintam orgulho dela".

Acho que você não entendeu a mensagem...

Cauteloso

Anônimo disse...

Se é para melhor ou para pior...só o tempo dirá.

É só dar continuidade a adm Dr.Jorge e Laudelino, obrigadinho!
Estamos no rumo certo viu Dna. Bah?

Anônimo disse...

Lendo os comentários a respeito do texto acima observei que a maioria das pessoas é um pouco fanática.
Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política., cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar a entrega total.. Mas o termo não está ligado unicamente a doutrinas políticas ou religiosas, pois tudo aquilo que leva o indivíduo ao exagero é considerado como forma de fanatismo.
Uma pessoa pode ser fanática por amar exageradamente uma pessoa, um objeto,um time de futebol,uma cidade, um lugar, etc., . Muitas polêmicas surgem acerca desse tema, tendo em vista que pode gerar situações incômodas. Na maioria das vezes o fanatismo pode fazer com que uma pessoa cometa atos desnecessários em nome de um ideal, de um amor, ou algo do gênero. O apego e cultivo, por determinados gostos e práticas não configura, necessariamente, fanatismo. Para tanto, faz-se preciso que a conduta da pessoa seja marcada pela intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções.
De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas agressivas que podem, inclusive, chegar a ofender o outro, para impor seu ponto de vista. As pessoas devem manter-se alertas, pois o fanatismo não se restringe à classe social, cor ou credulidade, todo mundo está sujeito a esse sentimento. É importante ter consciência de que tudo deve ser moderado, tudo em excesso não faz bem.
Mas, ser fanático tem também suas vantagens... Demonstra que a pessoa abraçou suas convicções com unhas e dentes. Se Paulo Apóstolo não fosse fanático pelo Judaísmo, acho que Jesus Cristo não o teria escolhido para ser o maior pregador do mundo, o maior divulgador de suas palavras e de suas pregações.
O importante é defender seu ponto de vista seja ele qual for, até que provem que você não está totalmente certo.
Um abraço
Bah

Walter Bianchi disse...

E impressionante como pessoas que expoe o seu ponto de vista sincero e comenta mudancas, sofrem criticas que eventualmente sao ate ofensivas. Quando a Bah diz que a nossa Itajuba mudou e diz que mesmo assim continua gostando da "Terrinha", ela apenas expressa a sua opiniao, que pode nao ser a mesma de alguns comentarios de alguns anonimos. Passear em Pocos ou Sao Lourenco e bom, mas para algumas pessoas que viveram e ainda vivem em Itajuba, passear em Itajuba e melhor. Bah sou da mesma opinao sua. Existiu um cronista famoso no Brasil que dizia:" Os caes ladram e a caravana passa".

Anônimo disse...

Quem vive de passado é museu antigo (os novos ja vivem de futuro, como profetizou Cazuza).
Delfim Moreira continua provinciana.
Recomendo a todos os saudosos do blog.
Abs

Anônimo disse...

Walter
Eu escrevo o que me toca a alma. Acho que expressar um pensamento é manifestar a liberdade de pensar e verbaliza-lo através da escrita.
Me dou o direito de opinar sobre qualquer assunto. Provocar, estimular o debate, despertar opiniões, causar confusão, nada mais é do do consequência da comunicação. E comunicação não é o que você diz e escreve, é o que o outro entende.
E você (e muitos outros leitores) entenderam exatamente o meu sentimento de amor por Itajubá.
Um abraço.
Bah

Anônimo disse...

Nossa....Itajubá com esse povinho e essa mentalidade pode até ter Helibras e Unifei que continuará suja, desordenada e cheia de ressentidos.
As cidades turísticas de São Lourenço , Poços de Caldas etc não são turísticas por acaso. Seus habitantes a tratam com carinho e amor e isso transparece aos olhos de quem a visita e volta muitas vezes. Limpeza, flores, serviços fazem a diferença sim.Sou de Itajubá e estou com vergonha...