Translate

segunda-feira, 2 de abril de 2012

PRÁ PENSAR

Post do Humberto:

À medida que vou ficando mais velho observo uma acirrada luta interna para entender e aceitar os novos conceitos / princípios / valores do moderno comportamento social quando, automaticamente, eu os comparo com “ aqueles “ que fazem ( ou fizeram ) parte da minha formação ou do meio em que vivi. As mudanças comportamentais e sociais acontecem hoje numa velocidade muito maior do que a minha capacidade de adaptação. Quando começo a “ aceitar “ alguma coisa que me parecia ser um absurdo ( porque o hábito torna os absurdos aceitáveis, segundo o Erasmo de Roterdan ) já me defronto com o mesmo absurdo numa versão aperfeiçoada e remasterizada. E assim vai...
Por que toda essa prosopopeia ? Li hoje no Estadão duas frases que refletem muito bem toda essa minha auto-perturbação. São elas :

“ Posso ser mentirosa, traidora, vagabunda, sem caráter, mas eu tenho meus princípios" - Rita Lee 

“O melhor livro de moral é a nossa consciência. Temos que consultá-lo muito frequentemente" - Blaise Pascal

É certo que o twitter da Rita Lee é ambíguo. Ela pode estar querendo dizer que tem outros “ princípios “ bons ou estar dando ênfase que mentir, trair... são seus princípios. Vai saber !
Já a afirmação do Pascal hoje já não tem mais o significado que ele quis dar. Atualmente, está cada vez mais escassa a moral e consciência coletiva. As pessoas tem a sua moral e a sua consciência de acordo com a suas conveniências ou inconveniências. Os políticos corruptos, os corruptores, os traficantes etc... que o digam.
Enfim, meu caro amigo Sd.257 – Edson ( essa eu fui buscar lá em 1966 ), vamos ter que ir nos acostumando com casos como o do Demóstenes, agora o Agripino e não vamos nos assustar se aparecer Pedro Simon, Suplicy ...

Humberto Chiaradia




4 comentários:

Anônimo disse...

“ Posso ser mentirosa, traidora, vagabunda, sem caráter, mas eu tenho meus princípios" - Rita Lee

Sr. Humberto se vc concorda com estas mudanças então me permita dizer que o senho é um..... e ai? posso ofende-lo?

Ta errado!

Anônimo disse...

Anônimo,

De maneira alguma eu concordo com essas mudanças. A ideia foi mostrar como que uma pessoa que se diz mentirosa, traidora etc... afirma ter " seus princípios. "

Humberto.

Anônimo disse...

No momento em que aceitarmos estas "mudanças"de principios tudo estará perdido!

marcodelducca disse...

Um dos grandes principios do ser humano deveria ser: " não viver como "anônimo".

marco del ducca