Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O DIFÍCIL HÁBITO DA LEITURA - 2

 

Post da Bah
Ainda tenho um sonho...
Realizar um projeto onde possa passar às crianças, dicas de "Como ler livros". É preciso desenvolver no jovem e no adolescente o hábito da leitura principalmente dos livros onde poderão descobrir ensinamentos importantes e fundamentais para se ter e viver em uma sociedade sadia. O livro é a primeira escola das virtudes sociais. Nenhum outro meio de comunicação o substituirá. Dizemos que são “leitores” as pessoas inteligentes e alfabetizadas. As pessoas inteligentes e curiosas não se contentam só com as informações de rádio e televisão. Esses órgãos nos dão acesso a muitos fatos, mas não necessariamente ao entendimento desses fatos. Há 3 tipos de leituras: - Informar-se - Esclarecer-se -  Divertir-se.
Informar-se é simplesmente saber que algo é um fato.Esclarecer-se é saber, além de que algo é um fato, do que se trata esse fato. Divertir-se é aprender com leveza.
Sugestões para facilitar a escolha de um livro a ser lido:
Examine a folha de rosto e o prefácio. Leia-os rapidamente. Examine o sumário a fim de conhecer a estrutura geral do livro. Consulte o índice. Leia a contra capa e a sobrecapa. Examine os capítulos centrais. Folhei o livro detendo-se em alguns parágrafos ou lendo algumas páginas. Toda leitura é um aprendizado. É uma viagem prazerosa que fazemos através da imaginação.

Bah

7 comentários:

Humberto disse...

Bah,

Veja alguns trechos de um artigo sobre esse assunto.

"Não se vai tratar aqui da ojeriza que a grande maioria tem pela matemática, embora sabidamente grande parte das dificuldades dos alunos não passe, também, de uma questão de má leitura de enunciados. Como resolver problemas se não se sabe ao certo o que se pede?
Estudos especializados demonstram que em média um estudante de quinze anos presta naturalmente atenção a uma exposição verbal de bom nível apenas por dez minutos. Depois disso, ele pensa em outras coisas, procura conversar com seu vizinho de sala, dedica-se a outras tarefas menos cansativas, brinca com o celular, até sai da aula, se não o impedem disso.

Como aprender a ler sem prestar atenção exclusiva ao que se lê?

Ora (e agora toco no ponto nevrálgico da questão), se até professores de todos os níveis lêem muito menos do que deveriam por necessidade funcional, que exemplo eles dão a seus alunos, de que modo podem estimulá-los e deles exigir que leiam convenientemente? E assim se cria um círculo vicioso de dificílimo rompimento: professores menos bons que formam alunos menos bons, muitos dos quais se tornarão professores menos bom ainda, responsáveis pela formação de alunos muito menos bons que... E todos invictos no mister da leitura!

O resultado disso tudo se reflete em cada aluno que elas venham a ter, em uma sucessão cujo término é impossível prever. Trabalho para muitas gerações.

Vc pode ler o artigo completo no site :

http://saojoseonline.com.br/lauria/cr081207.htm

Humberto.

Anônimo disse...

Que chato!

Anônimo disse...

É melhor arrumar outro sonho, a Internet ja chegou faz tempo!

Jovem

Anônimo disse...

Valeu Humberto.

Anônimo disse...

O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso.
Ariano Suassuna

Anônimo disse...

Riera
Acredito que independentemente do veiculo , os livros sempre continuarão fundamentais para o ser humano . O necessário é apresentar para os leitores principalmente a partir de sua infância , livros , em qualquer midia , mas que lhes digam alguma coisa e de acordo com a sua maturidade .Basta o exemplo do "Harry Potter" que levou milhões de jovens a se interessar pela leitura em contraponto a exigência da leitura de "D.Casmurro" ( este é ou era obrigatório ) , um livro genial , mas não para um leitor iniciante .
E como não me lembrar do tempo em que trocava gibis na porta do Apolo , na sessão das 14 horas , onde eu garantia a minha leitura até o próximo domingo .

Alaor

Anônimo disse...

Se a Internet chegou faz tempo, o que fazer com essa Biblioteca?

Biblioteca François Mitterand
As quatro torres em forma de livro, que dominam o antigo bairro industrial, produzem a ultra-moderna, biblioteca François Mitterrand.
O edifício contém em seu centro, um jardim de mais de 12.000 metros quadrados, que relembra o formato dos mosteiros medievais. O acervo da biblioteca reúne cerca de 10 milhões de livros e jornais, revistas, como também CDs, vídeos.
Acesso:
11 Quai François Mauriac
Metro: Bibliothèque François Mitterand
Leitor viciado