Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2012

humberto

Esquecendo por um tempo todos os princípios religiosos, morais, éticos etc. o que vc. acha de ao invés de ficarmos indignados, mentalmente revoltados, injuriados, sentindo afrontados com a corrupção, nós passarmos a apoiar e a estimular outras pessoas a mudar para o outro lado - o da corrupção. É isso mesmo. Fiquei louco ? Não, porque sempre fui.


Vc. coloca na primeira página do Vivereperigoso o seguinte : Quem tiver a oportunidade de se corromper não relute, ceda à primeira insinuação. Quem puder corromper alguém que o faça antes que outro chegue na sua frente.


Vamos procurar multiplicadores para essa ideia através de emails, twitter, facebook, linkedin, myspace etc..


Temos que esquecer o pudor, deixar o carater em stand by etc e ir à luta. O constrangimento é só no começo. Como disse o Erasmo ( o do Elogio a Loucura ) : " Não há nada de tão absurdo que o hábito não o torne aceitável ". E pregando a corrupção todos os dias em no máximo 2 meses nos tornaremos defensores ferrenhos da corrupção passiva, ativa e outras afins.


Podemos até dar um nome para esse movimento. Eu sugiro MDC - Movimento para a Democratização da Corrupção. Se vc. tiver outra ideia, fique à vontade.


Vamos acreditar que em 6 meses nós tenhamos 5 milhões de pessoas assumidamente corruptas ( tanto o que corrompe como o que se deixa corromper ). Não vamos ser muito otimistas, mas menos que isso estaria sendo pessimista.

Agora fazendo uma continha bem rápida : vamos supor que hoje o Brasil tenha 1 milhão de corruptos ( número totalmente chutado ). Podemos dizer então que a oferta de mão de obra de corruptos quintuplicará.


E aí a coisa começa a ficar interessante.


Com tantos concorrentes na praça o percentual de praxe da corrupção vai ter que cair dos atuais 10 ou 20% para 3% ou menos. É a lei da oferta e da procura. Ou será que ela também já foi corrompida e não vai mais funcionar como sempre fez ? Vamos crer que essa lei por ser uma das primeiras da terra ainda esteja imaculada.


Continuando o raciocínio, agora já total e devidamente corrompido e com a TRC ( taxa de referência da corrupção ) na faixa dos 2%, muitos dos grandes players do mercado da corrupção atual vão se desinteressar e sair do negócio alegando que o mercado está prostituído, que a concorrência aumentou demais, que não é possível competir com a micro-corrupção, que é muito risco para pouco retorno ( esse é um motivo mentiroso porque o risco para eles é zero, mas deixa prá lá ), que o percentual agora foi aviltado etc. O mercado da corrupção no mínimo vai sofrer um grande baque. Saem os antigos corruptos bem estruturados e organizados e entra um bando de corruptos emergentes desorganizando todo o mercado da corrupção. E num mercado desorganizado a tendência é de dar uma freada ou até mesmo uma recuada.


Também, considerando que o número de companheiro corruptos ( corruptores e corrompidos ) aumentou de mais ou menos 1 milhão para 5 milhões e que o número de Ministérios, Secretarias, ONG´s etc. cresceu 4%, temos que admitir que realmente o mercado vai ficar muito mais competitivo. Vamos assumir que eles ( sim eles ) não aumentem os impostos para compensar o crescimento da oferta de corruptos.


O grande corrupto ( estou falando de cataratas e não de cachoeira ) que opera há muitos anos nesse negócio não vai se sujeitar a 2% de alguns milhares. Estão bem acostumados e o padrão de vida deles exige 20% de muitos milhões. Enfim, os mega do mercado da corrupção vão se desinteressar por essa atividade. E convenhamos, sem eles e com 5 milhões de corruptos ( nas duas pontas ) nós seremos o país com o melhor IDCC ( índice de distribuição de corrupção per capita ) do mundo.


O nosso ex-presidente que gosta de contar vantagens vai até pedir um tempinho na TV para anunciar em grande estilo : " Graças ao trabalho dos nossos companheiros, nós conseguimos acabar com aquela corrupção centralizada entre PMDB , PSDB e DEM - esquece que ele não vai escorregar e dizer PT - e estamos hoje beneficiando 5 milhões de pessoas. Recebemos o governo com 1 milhão de privilegiados. Isso significa um aumento de 500% ( não teve um assessor para alertá-lo de que foi 400%, mas também ninguém vai notar ) E continua ele : hoje não temos mais aquela corrupção oligopólica ( acho que nem existe, mas não importa ) e das elites, quando poucos eram beneficiados. Não podíamos continuar deixando tanto dinheiro nas mãos de uma minoria privilegiada.. Essa renda ( também não falaram para ele o que é isso ) precisava ser distribuída. ".


Vc.pode me perguntar, mas e a emergente micro-corrupção com tantos micros-corruptores e micro-corrompidos não vai movimentar o mesmo volume de dinheiro ? Não, não vai. Os participantes da micro-corrupção que são 5 milhões vão ficar tentando se ajuntar em associações ou criando sindicatos como a CUF – Central Única dos Facilitadores que vai defender sempre o aumento do percentual da taxa de facilitação ( ex taxa de corrupção ) e a FUF – Frente Única dos Facilitados brigando pela redução do percentual, nunca a eliminação, por motivos óbvios. Vão gastar tempo e dinheiro fazendo greves, passeatas, bloqueio de estradas etc. A FUF vai brigar para que os seus associados tenham CNPJ e que os valores referentes as taxas de facilitação sejam deduzidas no IR. Os líderes melhores em blá blá blá vão tentar um cargo nas próximas eleições sob a alegação de que a sua categoria precisa ter um representante nas altas esferas etc.


Só a título de informação : a mudança dos títulos corrompidos e corruptores para facilitadores e facilitados ainda está sob judice aguardando decisão final do STF prevista para 2019. A alegação é de que os primeiros títulos eram politicamente incorretos. O Houaiss e o Aurélio entraram com uma liminar alegando corrupção distorciva de linguagem.


Enfim, vão desviar totalmente o foco do negócio por uns tempos. E aí adeus corrupção. É simples assim.


Quem sabe esse “ uns tempos “ seja o tempo necessário para que nós brasileiros acordemos.


É bom salientar também que os atuais mega corruptos vão poder sair dignamente ( se é que isso significa alguma coisa para eles ), ninguém será preso. Pelo contrário , o Jornal Nacional e a Veja vão noticiar que alguns políticos influentes e famosos ( não vou citar nomes para não cometer a injustiça de esquecer algum) desse meio voluntariamente deixaram de ser facilitadores e agora estão liderando um movimento nacional anti-facilitação.


Pode ser o remake do filme em 3D voltando novamente, mas isso fica para outra vez.

Nenhum comentário: