Translate

quarta-feira, 11 de abril de 2012

CANDIDATO: ECONOMIZE TEMPO E DINHEIRO

Do Jose Roberto de Toledo (Estadão) - Deu no Noblat

O eleitor tem hábitos repetitivos como qualquer internauta.
O Google Trends - uma ferramenta que mede o volume de buscas por palavras ou expressões no Google - mostra que, ao contrário dos políticos profissionais, os comuns mortais não se ocupam meses a fio com quem será o novo prefeito, tampouco pensam com antecedência em quem votarão para vereador. O eleitor médio só se preocupa com a eleição por um curto período de tempo.
Se as pesquisas no Google são um termômetro do interesse do público, pode-se dizer que as eleições municipais começam a despertar o eleitor a partir da segunda metade de junho, quando as buscas pela palavra “prefeito” na internet começam lentamente a superar a média dos meses anteriores. Isso coincide com o período das convenções partidárias para oficializar as candidaturas.
O interesse entra em uma curva ascendente, mas pouco inclinada, durante o mês de julho. Em agosto, a curiosidade se acelera após o horário eleitoral começar, até que há um salto abrupto na segunda quinzena de setembro, quando triplicam as buscas. O auge ocorre nos dias imediatamente anteriores e posteriores à eleição.

José Roberto de Toledo

Um comentário:

Anônimo disse...

Não entendo porque nenhum pre-candidato a vereador e prefeito ainda não estão trabalhando com a internet? Será que não conhecem?