Translate

sábado, 31 de março de 2012

SAÍDA PARA ELEVAR A AUTOESTIMA

Já que o pessoal anda "de baixo astral" na terrinha...

Deu no "O Tempo"

Em Londres, uma equipe internacional de cientistas provou, por meio de um estudo divulgado anteontem, que, apesar de as pessoas se sentirem mais sedutoras conforme a quantidade de álcool que ingerem, a melhora da percepção sobre si mesmo não é consequência das bebidas, mas de um efeito "placebo" causado pelo álcool.
O estudo, intitulado "Beauty is in the eye of the beer holder" ("A beleza está no olho do que segura a cerveja"), aborda o papel do álcool no grau de atração que cada pessoa atribui a si própria. Para sua aplicação, foi utilizado um grupo de pessoas em um laboratório e em um bar, segundo publicou na última quinta-feira a Universidade Paris Descartes.
O estudo levantou duas hipóteses: o consumo melhoraria o grau de atração que cada pessoa confere a si própria, ou haveria respostas mais polarizadas, que fizessem com que aqueles que se considerassem interessantes reforçassem essa crença, enquanto aqueles que não tivessem a mesma visão positiva se afundariam em seus defeitos.
Na primeira parte, feita com 19 pessoas em um bar, os participantes foram orientados a declarar o quão atraentes, brilhantes, originais e divertidos se consideravam. Ao se aumentar a quantidade de álcool ingerida, a opinião sobre eles próprios também melhorou.
Na segunda parte, realizada com 86 pessoas, foram entregues aleatoriamente aos voluntários bebidas que continham ou não álcool. Enquanto metade foi levada a acreditar que havia consumido bebidas alcoólicas, a outra metade pensava o contrário. Depois de eles serem convidados a escrever uma mensagem publicitária que seria usada por uma empresa de bebidas, os resultados mostraram que quem achava que tinha tomado álcool dava a seu trabalho as melhores notas.
Para os responsáveis pelo estudo, entre os quais está a Universidade de Ohio, essas conclusões confirmam que a crença de ter consumido álcool basta para que a mente atue como se o tivesse feito.
Outros estudos. A pessoa que bebe enxerga a outra do sexo oposto mais atraente.

O Tempo



Nenhum comentário: