Translate

sexta-feira, 30 de março de 2012

É DISCO QUE EU GOSTO



Post do Alfredo Junta - Texto do seu amigo Dárcio Fragoso

Tomou o barco no dia 27/3/2012 a maior e melhor cantora brasileira de chorinho.

Ademilde Fonseca nasceu em 4/3/1921 em Macaíba RN. Com 20 anos mudou-se para o Rio de Janeiro e em 1942 começou a cantar em programas de calouros. Nesse mesmo ano durante uma festa, acompanhada pelo regional de Benedito Lacerda cantou o choro "Tico tico no fubá", de Zequinha de Abreu e letra de Eurico Barreiros. Benedito gostou tanto de sua interpretação que levou-a aos estúdios da Columbia, na época dirigida pelo famoso Braguinha, o João de Barro, que também adorou seu modo de cantar e programou seu primeiro disco: um 78 rpm com "Tico tico no fubá" e o samba "Voltei pro morro" de Benedito Lacerda e Darci de Oliveira. Foi a primeira vez que o choro de Zequinha de Abreu, composto em 1917, foi gravado com letra de Eurico Barreiros.
No mesmo ano gravou os sambas "Racionamento" de Humberto Teixeira, Caio Lemos e Lauro Borges e "Altiva América" de Esdras Falcão e Humberto Teixeira. No ano seguinte gravou os choros "Apanhei-te cavaquinho" de Ernesto Nazareth com letra de Darci de Oliveira e Benedito Lacerda e "Urubu Malandro", de motivo popular.
Desde então passou a ser considerada a "Rainha do Choro" pois era a única cantora que conseguia cantar acompanhando o ritmo rapidíssimo da maioria dos choros. Gravou centenas de discos e apresentou-se em todo o Brasil e no exterior.
Foi Ademilde quem conseguiu convencer os puristas do choro a aceitar choro cantado, pois até início dos anos 40, choro era gênero de música eminentemente instrumental.
Os choros que se tornaram mais conhecidos até hoje, são Carinhoso, Tico Tico no Fubá e Brasileirinho, pois além da beleza da melodia as letras também lindas ajudaram a divulgar as composições.
Em sua homenagem segue "Noites Cariocas", do Jacob do Bandolim e Hermínio Belo Carvalho 
Post do Alfredo Junta - Texto do seu amigo Dárcio Fragoso.

ER



Um comentário:

Wartão disse...

Simplesmente maravilhoso.
Parabéns pelo post.