Translate

quinta-feira, 8 de março de 2012

COLAR DE PÉROLAS

Belíssimo livro sobre a presença e pionerismo da mulher itajubense. "Colar de Pérolas" (Gráfica Chevalier), todos da terrinha deveriam ler. Foi escrito pelas brilhantes, Alice Bittencourt de Fernández, Benedita Iolanda dos Reis, Maria Christina Abrahão e Maria Isabel Faria Jacarini (a nossa Bel).
Fala das mulheres da nossa terra.
Trago para o blog um pouco da história de uma das personagens do livro, que tive a honra de conhecer e frequentar a sua casa no Morro Chic, amigo que fui e sou dos seus filhos. Uma extraordinária história de vida.

ADOLFINA XAVIER JONAS

(Se eu comer puro feijão, isso será sempre junto com meus filhos - Dona Dorfina)

Dona Adolfina nasceu em Silvianópolis em 1925. Casou-se aos 12 anos com o Sr. Olímpio Jonas Franco, que era barbeiro. Buscando melhores condições de vida mudaram-se para São Sebastião da Bela Vista e posteriormente para Santa Rita do Sapucai.
Com pouco mais de treze anos teve o primeiro de seus 12 filhos. Em 1950 vieram para Itajubá, mais precisamente para uma casa alugada no Morro Chic, na rua  Miguel Vianna. Seis meses após, seu Olímpio tomou o barco.
Com 36 anos, sem conhecer ninguém na cidade e com 12 crianças para criar.
Mulher de fibra como sempre foi, não desanimou e foi a luta.
Dona Dorfina, como todos a conheciam, buscou tripas de porcos nos açougues e começou a fazer linguiças. Ela mesma ia vendê-las de porta em porta.
Assim criou os 12 filhos.
Tomou o barco aos 72 anos, em 1988.
Mulher brava, alegre, extraordinária.

Colar de Pérolas

ER

Nenhum comentário: