Translate

domingo, 5 de fevereiro de 2012

QUAL É A MÚSICA ?

Resumindo a análise e o papo a uma conversa de bar.
Existem dois tipos de música. Música boa e música ruim.
Das músicas que considero boas ou excepcionais, faço duas divisões:
Parte delas não tão boas, mas estão listadas, por recordarem tempos, momentos e episódios felizes.
Para mim, música é como um foguete ou mesmo uma daquelas bases de teletransporte que aparecem em filmes de ficção. Concentro, ouço-as e em poucos segundos viajo para lugares distantes que existem, ou nem mesmo existiram. Sonhos.
Outra parte são boas porque são boas mesmo. Letra, música e gravação.
A músicas estrangeiras levam uma vantagem sobre as nossas. Como entendendemos  letras estrangeiras com dificuldade, muitos dos versos ruins e sem sentido são poupados.
Agora vem o que chamamos de "birra".
Torna-se fácil carimbar como insuportáveis, axé, pagode, rock pauleira, sertanejo universitário, etc. Poderá até existir alguma coisa aproveitável . Por preguiça e pequenos  cuidados outros, não me sinto disposto a garimpar.
Inexplicavelmente, tomamos birra de alguns cantores. Pasmem: tenho um amigo que não suporta a Elis Regina. Outro sempre achou os Beatles, ridículos.
Não atinjo a esses extremos.
Porem, confesso: Não saberia explicar os motivos, mas nunca consegui ouvir 2 minutos de musica cantada pela Alcione. Não dá.
Complicado.
Às vezes penso que todas as músicas possíveis do mundo já foram feitas.
Já faz algum tempo que aparecem no mercado, tão somente, variações sobre temas, acordes e versos já produzidos.
Não esperem novidades no nosso roteiro musical.
Sugiram.

ER  

Um comentário:

Unknown disse...

São infinitas as possibilidaes de que músicas de qualidade possam ser, ainda, produzidas. É incrível que isso seja possível com apenas sete notas musicais. Misturar os acordes criados com estas notas entre si é algo que não tem fim.
Agora, uma coisa é verdade: Beethoven, Mozart, Noel, Lennon, Chico, Vinícius, Tom - para citar apenas alguns pouquíssimos compositores - só aparecem de tempos em tempos. Enquanto não aparecem, tem-se que aguentar os fora da lista.
Alfredo Junta