Translate

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O FUTURO DO PT

Da Lúcia Hippolito - Email do João Heleno

O PT nasceu de cesariana, há 29 anos. O pai foi o movimento sindical, e a mãe, a Igreja Católica, através das Comunidades Eclesiais de Base.
Os orgulhosos padrinhos foram, primeiro, o general Golbery do Couto e Silva, que viu dar certo seu projeto de dividir a oposicão brasileira.
Da árvore frondosa do MDB nasceram o PMDB, o PDT, o PTB e o PT… Foi um dos únicos projetos bem-sucedidos do desastrado estrategista que foi o general Golbery.
Outros orgulhosos padrinhos foram os intelectuais, basicamente paulistas e cariocas, felizes de poder participar do crescimento de um partido puro, nascido na mais nobre das classes sociais, segundo eles: o proletariado.
O PT cresceu como criança mimada, manhosa, voluntariosa e birrenta. Não gostava do capitalismo, preferia o socialismo. Era revolucionário. Dizia que não queria chegar ao poder, mas denunciar os erros das elites brasileiras.
O PT lançava e elegia candidatos, mas não “dançava conforme a música”. Não fazia acordos, não participava de coalizões, não gostava de alianças. Era uma gente pura, ética, que não se misturava com picaretas.
O PT entrou na juventude como muitos outros jovens: mimado, chato e brigando com o mundo adulto.
Mas nos estados, o partido começava a ganhar prefeituras e governos, fruto de alianças, conversas e conchavos. E assim os petistas passaram a se relacionar com empresários, empreiteiros, banqueiros.
Tudo muito chique, conforme o figurino.
E em 2002 o PT ingressou finalmente na maioridade. Ganhou a presidencia da República. Para isso, teve que se livrar de antigos companheiros, amizades problemáticas. Teve que abrir mão de convicções, amigos de fé, irmãos camaradas.
A primeira desilusão se deu entre intelectuais. Gente da mais alta estirpe, como Francisco de Oliveira, Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho se afastou do partido, seguida de um grupo liderado por Plinio de Arruda Sampaio Junior.
Em seguida, foi a vez da esquerda. A expulsão de Heloisa Helena em 2004 levou junto Luciana Genro e Chico Alencar, entre outros, que fundaram o PSOL.
Os militantes ligados a Igreja Católica também começaram a se afastar, primeiro aqueles ligados ao deputado Chico Alencar, em seguida Frei Betto.
E agora, bem mais recentemente, o senador Flavio Arns, de fortíssimas ligações familiares com a Igreja Católica.
Os ambientalistas, por sua vez, começam a se retirar a partir do desligamento da senadora Marina Silva do partido.
Afinal, quem do grupo fundador ficará no PT? Os sindicalistas.
Por isso é que se diz que o PT está cada vez mais parecido com o velho PTB de antes de 64.
Controlado pelos pelegos, todos aboletados nos ministérios, nas diretorias e nos conselhos das estatais, sempre nas proximidades do presidente da República.
Recebendo polpudos salários, mantendo relações delicadas com o empresariado. Cavando beneficios para os seus.
Aliando-se ao coronelismo mais arcaico, o novo PT não vai desaparecer, porque está fortemente enraizado na administração pública dos estados e municípios. Além do governo federal, naturalmente.
É o triunfo da pelegada.
Por Lucia Hippolito
O Globo.com

Email do João Heleno

Blog: Fotografia no capricho.
ER

9 comentários:

Anônimo disse...

A vontade criadora esta sempre operando em sua tríplice função de criar, conservar e destruir formas; mas a mudança atinge apenas a forma ou combinação, pois a substancia real permanece imutável em seu aspecto interno, apesar das inumeráveis mudanças aparentes em suas formas objectivas.

Política .....entendeu?
Sebastião .

Edson Riera disse...

Sebastião,

Entendi. Como disse o conselheiro do príncipe: Face a pressão, teremos que providenciar uma profunda modificação, para conseguirmos deixar tudo do jeito que hoje está.

zelador

Anônimo disse...

Perfeito.

Sebastião

Walter Bianchi disse...

Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa:

Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada!

Qualquer semelhança com o Brasil de hoje, não é mera coincidência...

Anônimo disse...

Wartão

Brasil de hoje ou Brasil de sempre ?

Alaor

Anônimo disse...

Senhor Alaor,
É o pais de hoje sim senhor.
É o pais do seu PT, aliás, do qual o senhor parece que já começa a ter vergonha.

Leonardo Da...VINCI

Wartão disse...

Gordinho, o problema não é de hoje, eu até concordo com V., mas que agora a coisa está muito mais feia, não há nenhuma dúvida.
Não sei se é porque as noticias são divulgadas mais rapidamente, ou se é porque o PT está no poder.
O que eu sei é que "nunca antes na história desse país"(parafraseando o ídolo maior do PT), os escândalos pipocam, principalmente com membros do famoso "Partidão", que veio como esperança e se transformou em decepção.
É pena, mas é a realidade atual.
Abs.

Aldo disse...

Tornamo-nos um país em que a corrupção é a cartilha. Sob a máscara de uma falsa opulência o Brasil vai sendo desconstruido em todos os setores. Nnao existe mais HONRA. Falta principalmente o TEMOR DE DEUS.

Anônimo disse...

Wartão

Voce está chegando perto .
A questão do Judiciario esclarece muitas coisas .Nos últimos anos só escutamos falar no Lalau e no Medina , e no entanto ...
Quanto ao PT estar no poder , pode-se ver por dois lados , ambos verdadeiros .
1)Estão indo com muita voracidade ao pote .
2)O Procurador Geral da República , de livre escolha do Presidente da República , no govero PT , ao contrário dos outros governos , não está amaciando pra ninguém , nem mesmo para os cumpanheros .
E tenha certeza que as coisas não estejam piores , aparentemente , porque a imprensa não está preocupada em investigar e divulgar maus feitos de seus aliados .
A propósito , você leu no blog alguma coisa sobre um contrato de veiculação de reuniões da camara de veredores de Itajubá .

Alaor