Translate

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DESPARTIDARIZAÇÃO E DESPOLITIZAÇÃO

Entendendo um pouco:

Tarso Genro, ex-ministro e atual governador do RS declarou na semana passada que a imprensa estaria trabalhando orquestrada contra a classe política e com interesse na despolitização e a despartidarização na democracia.
Sobre o assunto, escreveu O Janio de Freitas, na sua coluna da Folha:
"... Se, no Ocidente, tomarmos só o caso do Brasil, que é a óbvia fonte da tese, pode-se admitir a despolitização e a despartidarização como verdadeiras. Mas no sentido oposto ao que Tarso Genro vê ou quer que seja visto. Do fim da ditadura aos primeiros anos depois da Constituinte, em 1988, a população mobilizou-se politicamente em todos is níveis sociais e quadrantes geográficos.
Foi um estupendo capital político - em dimensão, em aspirações e em envolvimento - entregue à classe política.
O processo que se desenvolveu desde então foi a substituição, na classe política, do interesse público pelos interesses pessoais. Com o necessário e crescente abandono dos escrúpulos políticos, pessoais e, vá lá, partidários.
Os escândalos de corrupção que se sucedem dia a dia são a face, ou uma parte dela, do que a classe política fez e faz de si mesma. A imprensa não produz escândalo: usa-o. Capitalisticamente.
A despolitização e a despartidarização vistas por Tarso Genro são produtos da despolitização e da despartidarização da classe política, no processo de desfazer-se de todas as noções de compromisso, de coerência, de representação e de decência.
Partidária inclusive, com a descaraterização dos partidos pelas alianças quaisquer e as traições pós-eleitorais ao eleitorado.
Tarso Genro poderia até perceber que, não houvesse dilapidado por interesses inescrupulosos o capital político recebido, a classe política teria condições de colaborar para termos meios de comunicação mais ao seu agrado. E, ainda que por outros motivos, ao de todos, parece."

Janio de Freitas  

Um comentário:

Anônimo disse...

O que desgraça, amaldiçoa e descaracteriza a política, é a participação na mesma de pessoas que nada tem haver com politica.
A exemplo podemos citar nos últimos 30 anos:
Chico Marques, Saulo, BpS, Jorge, Ambrósio .
Todos entraram na politica por vaidade ou necessidade de um emprego e meio de sobrevivência.
Todos desgraçaram a politica e eles mesmos.
Estou mentindo?

J.D.R