Translate

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

DE BRAZÓPOLIS PARA O MUNDO

Deu no "Hoje em Dia"

Os tradicionais Bonecos Gigantes de Brazópolis, estão se preparando para ganhar o mundo. A trupe aguarda, para os próximos dias, o anúncio dos convidados para o festival artístico que acontece em junho deste ano em Toulouse, na França, e recebe atrações brasileiras e portuguesas.
Essa pode ser a primeira viagem internacional dos bonecos gigantes que já fizeram a alegria do público em várias cidades do país.
Os bonecões também estão pré-inscritos no Festival Internacional de Marionetes em Charleville, em território francês, em 2013. “Depois de confirmada a nossa participação, caso os organizadores não banquem as passagens áreas e as estadias, vamos atrás de incentivo cultural e de patrocinadores para dar esse grande passo na trajetória do BGB”, diz Luiz Gustavo Noronha, presidente da Associação Oficina Roda Terra, idealizador do projeto em Brazópolis.
Para as viagens internacionais, a direção da trupe quer apresentar bonecos que representem as regiões brasileiras. “Já temos a baiana, o caipira e a cangaceira. Queremos fazer, agora, a índia e o gaúcho. A nossa intenção é fazer um grande e animado desfile em terras estrangeiras”, conta Luiz Gustavo, que também é ex-integrante do Grupo Giramundo Teatro de Bonecos.
Os bonecões já estão em clima de Carnaval.
Depois de fazer a pré-folia do município de Aiuruoca, no último fim de semana, o grupo abre a festa momesca de Cristina, também na região, na próxima sexta-feira.
No sábado, os bonecos animam a folia de Brazópolis.
Os municípios de Extrema, Inconfidentes, Sapucaí Mirim e São Lourenço também recebem o BGB no período carnavalesco.
A novidade este ano é o boneco cinegrafista, carinhosamente apelido pelas crianças como “Senhor Clique”. O bonecão é uma homenagem a um personagem importante da cidade de Brazópolis, o “seu Deoclécio”. Segundo Luiz Gustavo, foi o Deo, como era conhecido, que conseguiu retransmitir uma programação televisiva fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. “Também é uma homenagem que fazemos a todos os cinegrafistas e fotógrafos da mídia. O boneco irá desfilar portando uma imensa câmera filmadora. Dentro da caixa, um equipamento do tipo, porém digital e moderno, gravará imagens dos foliões.

Blog:
Justa homenagem de Brazópolis ao  Sr. Deo, personagem brilhante da história da cidade e da região. Um dos pioneiros na implantação do sistema de recepção de imagens da TV. Tivemos a honra de conhecer o Sr. Deo, que tem aqui na terrinha oseu filho, nosso amigo, Saulo Caridade.
Embora não seja chegado as festividades do antigamente chamado "tríduo momesco", o carnaval da terra da Sonia, traz inesquecíveis recordações para o zelador, como o "domingo no xadrez", mesmo sendo ainda "de menor", levado pelo Cabo  Tiãozinho.
 Já tomaram o barco os companheiros de cárcere, João Correia e Chiquinho Português. Ainda se encontra entre nós o Renato Carneiro.

ER 






2 comentários:

Anônimo disse...

Há dois anos fomos rever Dom Viçoso e ao chegar nos deparamos com a cidade inteira na rua. Paramos o carro para ver o que acontecia.Era o desfile dos bonecos gigantes de Brasópolis.A população (3000 habitantes) ovacionava os bonecos. O mais curioso é que os bonecos acenavam para o David, que boquiaberto, nunca tinha assistido os mesmos em sua terra natal. Foi vê-los na minha cidadezinha querida.Coisa inexplicáveis...
Parabéns! Vocês merecem voar para o mundo...Da pequena Dom Viçoso à França tenho certeza que a apresentação é vivida com a mesma intensidade e o mesmo amor.
Um abraço
Bah

Saulo Caridade disse...

Nossa familia recebeu com muita alegria a informação que o grupo BGB criará para este carnaval de 2012 o Boneco Cinegrafista, que para nossa satisfação é inpirado em meu pai, o Déo (prof. Déoclécio Caridade) entre outros profissionais de Brazopolis que dedicaram, como ele, sua vida à fotografia e ao cinema.