Translate

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

SÓ BLUES



MIDNIGHT SPECIAL

Huddie William Ledbetter, simplesmente Leadbelly (1889/1949) foi um músico americano e um dos pioneiros do chamado "blues rural", estilo essencialmente acústico.
Costumava tocar violão de 12 cordas, mas também sabia tocar piano, bandolin, gaita de boca, violino, concertina e acordeão. Em algumas de suas gravações, toca algum instrumento em outras  ele apenas canta batando palmas e os pés.
O temperamento volátil de Lead Belly algumas vezes colocaram ele em problemas com a lei.
Em 1915 ele foi sentenciado a passar um tempo na Harrison County Jail por carregar uma arma, prisão da qual escapou, encontrando trabalho no condado de Bowie com o nome falso de "Walter Boyd".
Em janeiro de 1918 ele foi preso pela segunda vez, desta vez por ter matado um parente, Will Stafford, em uma briga por causa de uma mulher.
Em 1918 ele foi preso em Sugar Land no Texas, onde provavelmente ele aprendeu a música "Midnight Special".
Em 1925 ele foi perdoado e solto, tendo cumprido sete anos, ou virtualmente todo o mínimo de sua senteça de 35 anos, depois de ter escrito uma canção apelando ao governador Pat Morris Neff para a sua liberdade. Lead Belly influenciou a decisão de Neff apelando para sua forte fé religiosa, que em combinação com seu bom comportamento.
Em 1930, Lead Belly foi preso novamente, após um julgamento em Louisiana, com a alegação de tentativa de homicídio - ele tinha esfaqueado um homem branco em uma briga.
Três anos depois em 1933, ele foi "descoberto" por John Lomax e seu filho Alan Lomax durante uma visita à Angola Prison Farm. Muito impressionados pelo tenor vibrante de sua voz de Lead Belly e seu imenso repertório, eles fizeram gravações em um equipamento de gravações em discos de alumínio para a Biblioteca do Congresso. Eles retornaram com um equipamento novo e melhor em julho de 1934, e gravaram centenas de suas músicas.

ER

Nenhum comentário: