Translate

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

REVOLUÇÃO NA VIDA

Henry Engler era um estudante de medicina uruguaio de Paisandú, nascido em 1946. Foi dirigente dos Tupamaros, organização de esquerda armada entre 60 e 70. Foi preso em 1972, acusado de ser um dos coautores do assassinato de Dan Anthony Mitrione, agente da CIA executado no Uruguaio em 1970. (coincidentemente o zelador estava no Aeroporto do Galeão, quando o avião americano fez escala levando o corpo do agente). Ficou preso por 13 anos,sendo 11 anos na solitária. Foi muito torturado.
Na prisão abandonou o materialismo histórico dos tempos de militância e passou a crer em Deus, segundo ele próprio, para sobreviver.(primeiro pensou em Che Guevara. "Che" poderia suportar tudo, mas comecei a pensar em uma pessoa que poderia suportar mais, e era Jesus)
Ao sair da prisão em 1985, Engler se mudou para a Suécia. Tentou prosseguir os estudos mas o País não reconheceu os registros escolares anteriores. Decidiu recomeçar tudo aos 42 anos.
Hoje, pesquisador da Universidade de Uppsala é um dos especialistas mundiais no estudo do "Alzheimer". Trabalha em pesquisas com cientistas da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia.
Divide o seu tempo atualmente entre a Suécia e o Uruguai.
Engler voltou ao seu país e fez um acordo com o governo para criação de um centro médico,que atua em regime privado, sem cobrar nada. Fazem exame para diagnóstico de cancêr (todos os tipos).
Diz Engler: " Senti uma obrigação de ajudar, de voltar. o Uruguai estava muito distante nessa área. Senti muita gratidão pelas pessoas que lutaram pelo fim da ditadura e pela minha geração".
E conclui:
" O cérebro está formado por dois componentes essenciais,egoísmo e solidariedade. O egoísmo é necessario para o indivíduo sobreviver. A solidariedade, para a sobrevivência da espécie. sempre háuma luta entre o egoísmo e a solidariedade. E sempre vai haver muito egoísmo, senão o cérebro deixaria de ser cérebro. O homem precisa controlar seus pensamentos para não deixar o egoísmo prevalecer."

(Resumo do texto de Lucas Ferraz - Ilustríssima

Nenhum comentário: