Translate

sábado, 28 de janeiro de 2012

OS PALADINOS JUSTICEIROS

Publicado no Itajubá Notícias - Escrito pelo Sebastião Riera

Tenho observado ao longo de minha vida, que na comunidade vez por outra vão aparecendo grupos com varias designações, mas todas tendendo para rotulá-los como paladinos justiceiros, que se dizem honestos, guardiões da moral, da ética, dos bons costumes, da verdade absoluta e, acreditam, sobre o que opinam, que nem Deus está acima deles.
Os seus contrários eles tentam execrar o tempo todo; como paladinos da verdade absoluta espalham teses escudadas em episódios complexos, que driblando números e conceitos transmudam fatos, e incriminam sem piedade aqueles que invejam, ou quais de alguma forma se opõem a seus instintos de justiçosos do “bem”.
Nenhum dos que conheci e conheço, nos últimos 45 anos, fez absolutamente nada de concreto á comunidade; nem uma única ação e obra que pudesse servir á alguém. Pregam com determinação avassaladora a desmoralização dos lideres que gostariam de ser, os quais, por lhes faltarem carismas e amor a causas maiores, nunca serão.
Festejam como as víboras a rolarem de prazer quando picam uma vitima em ascensão, pois a única maneira em que se divertem é vendo o sofrimento dos que têm o que eles nunca tiveram, ou seja, utilidade, praticidade e destemor ao progresso e causas consagradoras.
Todos terminam isolados, infelizes, sorumbáticos e macambúzios, pois nem os seus mais próximos os toleram.
Reconhecê-los é por demais fácil, basta atentar para a maneira impositiva com que conduzem seus os seus atos e suas opiniões.
Nunca buscam o consenso, a não ser o que estabelece em suas rígidas regras, que na maioria das vezes situam-se distantes do entendimento coletivo, pois é o estilo que buscam, entre a dúvida e o sentimento de justiça, para incentivar uma ou outra facção, nas quais aliam, temporariamente, para defenderem suas idéias malfazejas e desalentadoras.
Infiltram-se em grupos bem intencionados, mas a alucinação em impor estatutos, princípios e obstinados regulamentos, que somados aos desejos de se julgar, punir, banir e condenar acabam por afastar muitos e os deixam em pares ou trincas frustradas, que facilmente podem ser avistados em praças, reuniões sem quóruns e movimentos dispersos , onde muitos se afastam para não embalar inúteis discussões e conversas sem causas.
Os aforismos de paladinos justiceiros em nada os diferem dos que aniquilam a tiros suas vitimas, pois, friamente, por ausência de qualquer sentimento de culpa e possibilidade de estarem errados, aniquilam moralmente o escolhido da vez causando mágoas, sentimentos e antipatias que arrastam por toda vida. Tais atitudes contribuem para tornar a cidade uma arena de embates, disputas descabidas e querelas, que, eles, por não gerarem nenhum progresso nada temem perder, porque nem amigos ensejam cultuar.
Assim agem de forma desvairada, talvez, não sei, pode ser, porque buscam uma realidade que somente existe dentro dos próprios, ou seja: consertar o mundo nos moldes dos projetos que arquitetaram, pois tudo que é feito, se não for como querem fica errado e imperfeito.
Graças a Deus alguns, após muitos sofrimentos e angustias, mudam para melhor e acabam uteis e exemplares. É a vida.

Sebastião Riera

13 comentários:

Anônimo disse...

Caro Zezinho

Estive outro dia numa prazerosa conversa com o Tião, ele se lembrará ao ler isto abaixo, todos estes Paladinos Justiceiros estão presos em seus Reinos e Castelos de areia, demasiadamente, afastados e vivendo uma verdade única que é a única mentira que eles absorvem, creem e vão atrás desenfreadamente colhendo seguidores das mais variadas extirpes e naipes em sua grande maioria(que fique claro) que sustentem sua mentira involuntária na busca de poder.
Não inventamos a roda, ela já foi inventada. você testemunha seus 45 anos mais ou menos, mas a história mostra e detalha todos os malfadados donos de castelo que duraram o tempo em que suas estruturas começaram a ruir como este prédio que desabou no Rio.
Pois felizmente esta comprovado que parasitas ou roedores só destroem e não sustentam nenhuma viga no primeiro abalo que tem.
A consolidação destas estruturas é a base de homens que se respeitem, que sejam altivos e imunes a envenenamentos, que mantenham a verdade e a comunicação como premissas neste campo politico tão minado.
Que desalojem em seus corações a necessidade do ego inflado e a busca excessiva e cega pela poder.
Para o bem de toda uma cidade que busca homens com esta qualidade hoje quase escassa e sobrenatural.

Ass: Pagador de impostos

Anônimo disse...

Alias tai um bom conselho pro nosso amigo Tiãozinho Riera e seu filho:

Que desalojem em seus corações a necessidade do ego inflado e a busca excessiva e cega pela poder.
Para o bem de toda uma cidade que busca homens com esta qualidade hoje quase escassa e sobrenatural.

Logico que é impossivel!

Anônimo disse...

Quem escreveu isso ai é a conciencia pesada do Tião que na realidade nunca foi exemplo de cordeiro, alias rapoza velha.

Anônimo disse...

Este texto caberia ao Chico ter escrito para o Tião tempos atras, como o tempo muda mesmo as pessoas, será mesmo que muda?

Anônimo disse...

"Apesar de tudo, eu ainda creio na bondade humana" mas olha do Tião não sei não.

Anônimo disse...

"All this is bullshit"

Na fila !!

Agora descrente porque já não sei mais quem é o Cowboy e quem é o indio nesse filme.

Anônimo disse...

Rapoza com pele de cordeiro.
Pessoal do Gerpi ta de olho!
Joel

Anônimo disse...

o envelhecimento nao acontece a toa. As poucos vamos percebendo que o bem maior esta em atender a comunidade. Tiao Riera com seu filho, ja fizeram sua vida e na verdade, com o passar do tempo nao acredito que estejam ainda com vaidades. De fato, qualquer itajubense bem esclarecido, sabe que se nao fizermos alguma coisa por Itajuba, pelo povo itajubense, nao conseguiremos chegar ao patarmar de Pouso Alegre e outras cidades.O que nao podemos aceitar e governantes que se enriquecem com o dinheiro publico e isto nao aconteceu com Tiao e tb com seu filho. Se dependesse da politica estaria passando fome. Isto se chama "amor por Itajuba"
SO ANONIMO

Anônimo disse...

Meu prezado primo e corajoso Zelador.
Obrigado pela publicação do despretensioso texto, que ilustro o seguinte:

Mereço desconfianças, sim.
Não só pelo que fiz, acredito.
Mas, mais, pelos que fiz.
Que Deus me perdoe pelos meus erros, mesmo que de castigos eu faça jus.
No entanto, pelos erros dos que fiz, ambiciono, que na infinita da bondade do Criador, talvez, alguma clemência possa merecer.
As espadas que me ferem; não me perdoam e me execram, todas elas são empunhadas pelos vassalos dos que fiz, que se não os tivessem feito, não existiriam nem espadas e nem vassalos. Quem me fere sou eu mesmo.
É a vida.

Sebastião Riera

Anônimo disse...

Gosto do Tiao.
Conversa e escreve como um sabio monge tibetano, ou um mestre shaolin.
Age como um voraz empreendedor americano.
Os dois personagens sao encantadores, mas nao podem ser verdadeiros, posto que paradoxais.
Contudo, espero ansioso a volta do Tiao, via Rodrigo.
Melhor a raposa competente, do que a versa mexicana do Medico e o Monstro.

Edson Riera disse...

Caro Tião,

Nas ideias e ações, muito mais concordamos do que discordamos nesses quarenta e poucos anos.
Lealdade nunca faltou.
Ao publicar comentários, mesmo aparentemente desfavoraveis,desde que não ofensivos,buscamos nos situar nos novos tempos que estão a exigir uma maior interatividade. Constata-se que são anônimos,mas anônimos itajubenses e envolvidos com a terrinha.
O seu texto publicado é atual e verdadeiro.
abraço,
Zelador

Anônimo disse...

Tudo bem.
Às vezes é melhor permanecer calado...

Edson Riera disse...

Anônimos,

Ainda tenho esperança que os assuntos postados sejam debatidos.
Observações sobre quem opinou ou comentou, fogem.


zelador