Translate

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

É DISCO QUE EU GOSTO



Rhapsody In Blue

Jesús Valdés, simplesmente Chucho Valdés. Cubano de Quivicam, onde nasceu em 1941. Patriarca do jazz cubano ao longo dos últimos 25 anos.
Filho do famoso compositor e pianista Ramon "Bebo" Valdés, Chucho cresceu dentro de um ambiente musical que incluía lendas do jazz cubano como Chano Pozo, Benny More, Ernesto Lecuona e Chico Farrill.
Como qualquer músico cubano, Valdés estudava música clássica na escola e tocava jazz e música tradicional cubana nas jam sessions.
Chucho trabalhou em diversas big bands na década de 60 e formou seus quartetos e quintetos inspirando-se nas artes de Art Tatum, Thelonious Monk, Bud Powell, McCoy Tyner e Wynton Kelly.
Ele formou a Orquestra Cubana de Música Moderna em 1967 e em 1973 criou a big band Irakere. Possuindo artistas como Paquito De Rivera e Arturo Sandoval, o Irakere combinava a tradicional música cubana com rock, jazz e funk. Excursões por todo o mundo, prêmios Grammy seguida da fama.
As tensões entre o governo de Fidel e os Estados Unidos acabaram por impedí-los de entrar nos Estados Unidos.
Devido a esse fato, De Rivera e Sandoval pediram asilo, mas Valdés ficou em Cuba e conserva a banda até os dias de hoje.
Jazz maravilha com preponderante tempero afro-cubano.

ER

Um comentário:

marcos.caravalho disse...

Sessão "complementos e curiosidades caribenhos": Incluir por favor na relação dos gigantes cubanos daquela geração Ernesto "Cachao" Perez. Fera do contrabaixo. Fera monstruosíssima! Um dos precursores daquela marcação feita com pequenas pancadas nas cordas do instrumento ao invés de puxá-las para obter vibração. Existe um belo documentário gravado em um show em sua homenagem, em Miami, em que o sobrinho do Michael Corleone do Chefão III, também êle, sobrinho, de origem cubana, toca maracas (e toca bem. Cachao embarcou na indesejada das gentes há não muito tempo. Aparece muito discretamente ao fundo da última sequência - a do concerto em NY - de Buena Vista. Seu filho, "Cachaíto" participa do documentário.