terça-feira, 8 de novembro de 2011

SOB A LUZ DE VELAS

Daqui a alguns anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.
Mark Twain

FRASE ABOBRINHA DO DIA

"Duvido que a Dilma me tire, ela me conhece muito bem. "Para me tirar só abatido à bala - e precisa ser bala forte porque eu sou pesadão"

Ministro (já quase ex) Carlos Lupi

SECOS & MOLHADOS

Já foi lembrado no "viver é perigoso" que o primeiro supermercado do Sul de Minas, não somente de Itajubá, funcionou na Boa Vista lá pelo final dos 50 e início dos 60.
Funcionou em prédio próprio construído pelos empresários de visão, Zé Correinha, Sr. Guilherme Cardoso e pelo Sr. Coutinho.
Maravilha. A cidade parou.
Parou e não comprou.
Imaginem a timidez do pessoal da terrinha enfrentando a novidade. O freguês pilotando um carrinho e escolhendo ele próprio o que levar.
Com certeza, a razão principal por não atingirem o sucesso esperado, foi pela ausência da saudosa caderneta. A preferência (e necessidade) do pessoal era pelo velho e bom fiado.
E como concorrer com as "vendas" ? Ficaram famosas e marcaram época
No centro dominavam a Casa Correia e Armazém Bom Gosto. Na Avenida os Vasconcelos. Na Boa Vista, o imbatível Sô Bertino (Albertino Paes), o próprio Sr. Guilherme Cardoso e o Sr. Gigi.
Não tinha pra ninguém.
E existia a fidelidade. Quem comprava num, não comprava no outro (exceto se a pindura na caderneta ultrapassasse os limites).
Concorrência dura era o armazém da cooperativa da Rede Mineira Viação. Arriavam tanto os preços, que terminou por encerrar as atividades.
Marca registrada: Todos os vendeiros trabalhavam com um bem apontado lápis acomodado por sobre a orelha direita. Era usado para somar os gastos no próprio papel de embrulho que ficava, em tamanhos diversos, sobre o balcão.
Ainda não havia aparecido a novidade "bic".

ER   

PERSPECTIVA EUROPÉIA


Erlich - El País


SÓ VISITAS

TOMOU O BARCO

Tomou o barco hoje nos EUA o grande lutador peso-pesado Joseph William Frazier, conhecido com Smokin Joe ou simplesmente Joe Frazier. (1944/2011).
Foi um admirado campeão mundial de Box.
Ficaram na memória de todos, os seus três combates que disputou com o legendário Muhammad Ali, pelo título mundial. 
Em toda a história foi um dos três únicos boxeadores que conseguiram derrubar Muhammad Ali (os outros foram Henry Cooper e Chuck Wepner). Foi o único que derrubou e terminou a luta como vencedor.
Posteriormente, Frazier foi derrotado por Ali por duas vezes (em 1974 e 1975).
Frazier abandonou o Box após a segunda derrota para o extraordinário Ali. Encerrou a carreira com um cartel de 32 vitorias (27 por nocaute), quatro derrotas e um empate.
Nos últimos anos, Frazier era solista do grupo musical "Knockouts".

ER



MINEIRO É OUTRA COISA

Ouvido hoje na Feira Livre da Av. Dr. Rosemburgo Romano, na Boa Vista:

- Ô cumpadre, não é que o supermercado do Chilenos já está abrindo hoje aqui na Boa Vista !

- Óia, esses chilenos entendem de lidar com mineiros.

- Como assim ?

- Uai, num tiraram um monte de mineiros do buraco pouco tempo atrás ?

- Bebeu meu ? num tem nada uma coisa com a outra.

ER  

O INÍCIO DAS PROVAÇÕES


Desinteligentemente, na minha maneira de ver, começou a corrida para os "famosos" acordos partidários.
As coligações proporcionam o aumento dos tempos no horário gratuito político eleitoral, a possibilidade da apresentação de maior número de candidatos para vereador, maior número de veículos na carreata, mais foguetes, maiores despesas para o candidato a prefeito, maiores compromissos para eventual divisão do governo, maior índice de traição, maior, etc...
Fazer o quê ? É do nosso sistema.
Definem as eleições ? Tenho comigo que não.
Qualquer aluno do Grupo Escolar Rafael Magalhães sabe que dos 24 partidos (se não estiver enganado) legalmente organizados na terrinha, talvez,olhando de forma otimista, apenas 5 ou 6 funcionem como partidos políticos no pé da letra. Os outros (têm dono) e funcionam como apoio operacional.
Numa rápida olhada no site do TSE e observando as lideranças estabelecidas, daria para imaginar(em termos de hoje):
O PSDB do Chico com 12 partidos coligados. 
O PTB do Jorge com 3 coligados.
O PMDB do Rodrigo também com 3 coligados
Ficando apenas 3 indefinidos. O PT que está se especializando em se posicionar fortemente indefinido e o PSB do Prof. José Luis, que corajosamente, sempre se expõe.
Observando com cuidado, o nobre e distraído eleitor poderá imaginar a constituição do novo governo, que nas cidades pequenas se faz com companheiros de campanha e amigos (parentes pela lei estão afastados).
A melhor maneira de vislumbrar uma nova administração municipal é assistindo a um comício (ou o da Boa Vista ou o da Avenida). Parte do secretariado estará em cima do caminhão e parte, de forma bem destacada, sob as luzes dos postes da Cemig.
Nenhuma novidade para o povo politizado da terrinha.
Em tempo: Sou amigo de todos.

ER

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

Mdig

CANTINHO DA SALA

Leonid Afremov

SOMOS MAIS QUE UM NÚMERO

A população mundial chegou a sete bilhões de pessoas outro dia.
Depois de registrar crescimento lento na maior parte do passado, o número de pessoas no planeta mais que dobrou nos últimos 50 anos.
Mas como é que você se encaixa nessa história? No site da BBC (http://www.bbc.co.uk/), inserindo a data do seu nascimento, dá para descobrir.
O Zelador foi a pessoa 2.465.989.648 nascida no mundo, mais precisamente na Boa Vista. É também a pessoa 75.434.961.926 desde o início da história.
Fique sabendo que o país com crescimento mais rápido no mundo é o Catar: 513/dia.
A queda mais acentuada ocorre na Moldávia: - 106/dia
E atenção: a cada hora nascem 15.347 pessoas no planeta. Tomam o barco, 6.418/hora.

VEJA ISSO !

Blog: Corre um boato aqui onde eu moro que existe um projeto para que a revista "Veja" passe a circular diariamente. Reixará de ser semanal .

ER