Translate

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SOB A LUZ DE VELAS

Não pense. Se pensar não fale. Se for obrigado a falar, não escreva. Se escrever não permita que publiquem. Se publicarem não assine. Se seu pensamento aparecer assinado corra para casa e escreva logo um desmentido.

Millôr

JÁ SEM SURPRESAS

Palavreado de primeira do moço de Santa Rita de Caldas, lembrando do tempo em que ainda acreditava no sistema. Vida de luta.

"Da série: adendos que para muito pouco servem, exceto como curiosidade. Anos 80 e o signatário penando nas galés baianas tentando ganhar a vida como pequeno empresário (peão de trecho, para os amigos...). Telefone toca. Amigo (muy amigo, como se verá) de meu sócio e saudoso amigo Deraldão. O cara era meio engomalinado, meio chique, bons panos por sobre o esqueleto, dono de uma daquelas "engenharias especializadas". Assssiiiim com os "hômis"... Estava até (veja você) fazendo o projeto executivo para implantação da rede de tratamento de esgoto que iria universalizar (termo do cara) este benefício para toda a população de Maceió, O que se pode comprovar fácilmente hoje em dia...Maceió e saneamento básico: gêmeos univetelinos. Alagoas, na época, governada por quem? Por quem??? Um doce do caminhão da Bela Vista prá quem responder primeiro... Pois bem, o pedido era para que fizéssemos um orçamento para montar uma linha de distribuição num dos polígonos de irrigação sendo implantado pelo então Ministério da idem. Coisa boa, seu Zé...Onze quilômetros de circuito simples de MT, terreno plano, quase limpinho e fácil de cavar: o chamado "mamão-com-açúcar". O tal polígono, aquele, situado nas imediações de Pinheiro (MA), terra natal do então Presidente (cabelo também domado a gomalina, vasto bigode, jaquetão de fino corte), cujo Ministro da Irrigação - ó tempora, ó mores! - era seu co-estaduano. Metemos a cara para fazer o orçamento. Viramos a noite, que a coisa era urgente, além de ser boa. Proposta entregue, silêncio dos pântanos instalado na Bahia. Telefonemas para perguntar como é que estava o negócio atendidos por um aparelho sempre ocupado ou mudo do outro lado. Desistimos, esquecemos do troço e vida que segue... Muito bem: dalí a alguns mêses, em conversa solta com um outro empreiteiro da terra, também amigo nosso, soubemos que a linha já rasgava o chão Pinheiromaranhense. Emprêsa que estava executando a obra (executou?? levanta a mão aí, por favor quem acha que sim. Recebeu pelo serviço? outra rodada de mãozinha para cima)? Nome não me lembro, mas, o proprietário nos foi dito ser um então jovem engenheiro maranhense, de nobre descendência: Eng. Fernando S.
Tolinhos, nós, não acha, zelador?
Abraço

Marquinhos do Seu Olavo.

PASSEATA CONTRA A CORRUPÇÃO

Não será fácil o movimento pegar força. Em pleno Rio de Janeiro, um ato público anunciado aos quatro ventos, conseguiu reunir apenas 2.500 pessoas.
A rapinagem ainda vai dar muito trabalho.
Confiamos nos nossos únicos defensores: A imprensa.
Porque não estão dando Ibope os movimentos de rua ?
Primeiro porque os políticos estão proibidos de participar e proferir discursos. Depois, como convencer os estudantes a aderirem, se o orgão oficial (UNE) da classe está usando há tempos "chapa branca" e recebendo rios de dinheiro do governo ?
E os petistas com o seu gosto pelas passeatas de protesto ? bebeu ? iriam eles atirar nos próprios pés ?
E os outros ? Cada um cuidando da sua vida.

ER      

OLHANDO PARA CIMA

O emaranhado de fios nos postes da cidade pode estar com seus dias contados. A prefeitura quer banir da paisagem da cidade a rede aérea mantida pelas concessionárias de serviços públicos em cerca de milhares de postes.
Em decreto publicado nesta quarta-feira, o prefeito determina que a rede seja embutida até fevereiro de 2016. O fim da fiação ao ar livre foi decidido no município.
A substituição dos fios começará pelo centro da cidade.
A substituição será feita por etapas.
No centro, após as notificações, as concessionárias terão um prazo de 90 dias para fazer a mudança. Nas outras áreas da cidade, os prazos podem variar. A prefeitura vai decidir, para cada região, um tempo para a redução do número de fios ao ar livre ou a sua remoção imediata.
O Diário Oficial de hoje publicou o Decreto assinado pelo Prefeito Eduardo Paes (Rio de Janeiro).
(Deu no O Globo)

Uai, pensou o que ? que fosse na terrinha ? No calçadão, na Rua Nova e Major Belo ?
E a vontade política para exigir algo da Cemig ?
O pessoal perdeu o custume de andar com a cabeça erguida.

ER  

POUSO ALEGRE NA FRENTE

A oportunidade que perdemos na terrinha de adequar a nossa Câmara, Pouso Alegre não está deixando escapar. Deverão ser 15 os vereadores.
Deu na EPTV :

"A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou nesta terça-feira (20), em primeira votação, uma emenda que aumenta o número de vereadores de 11 para 15, a partir da próxima legislatura, em 2013.
Os vereadores chegaram a discutir a votação de 17 vagas, mas depois de uma audiência pública, ficou definido que criariam mais quatro vagas, voltando a ter 15 vereadores. A emenda à lei orgânica deve ser apreciada em segunda votação na próxima terça-feira (27), durante sessão ordinária.
De acordo com a emenda à Constituição número 58, de 2009, Pouso Alegre pode ter até 19 vereadores."

EPTV

CENSURA LIVRE

O "viver é perigoso" recebe normalmente os comentários dos Anonymous. Como já foi escrito, a grande maioria não pode e não deve ser publicada. Palavras mal colocadas, pequenos desaforos, insultos e até mesmo acusações a outras pessoas.
Pouquíssimos comentários identificados não são publicados. Mas acontece. São desabafos e iras momentâneas que imaginamos passarem com o tempo.
Publicadas, muitas vezes podem tornar o caso irreversível.
Poucos blogs continuam abrindo espaço para os Anônimos.
Por incrível que pareça, temos Anônimos amigos e quase companheiros do dia a dia. Identificamos pelas palavras, pelo posicionamento e pelo estilo.
Bom seria se todos os comentários pudessem ser publicados.

ER

VIVER É PERIGOSO HOJE NA FUTURA FM

Vez por outra o zelador do "Viver é perigoso" é convidado para uma entrevista no programa Itajubá Notícias, da Futura FM. Hoje às 11:30 horas deverá acontecer novamente.
Sobre o que ? Não sei. Possivelmente sobre coisas do nosso dia a dia.
Ouçam e comentem no www.futurafm.com.brr
Ouvir de novo ? diariamente o programa é repetido às 23:00 horas.

Com certeza nada diferente do que sai aqui.

ER

ATITUDE É TUDO

Post de Mahbet1 (de um email recebido)

É por esse motivo que o Brasil nem chega aos pés dos países de primeiro mundo como a Suiça. Ela não produz cacau e tem o melhor chocolate do mundo, cria animais em seu pequeno território e cultiva o solo apenas 4 meses no ano, não obstante produz laticínios da melhor qualidade. __Oferece uma imagem de segurança, ordem e trabalho, transformando-o no caixa-forte do mundo. Evidencia-se que não existe diferença intelectual significativa entre países ricos e países pobres. Onde está a diferença? A diferença é a ATITUDE das pessoas, moldada no decorrer dos anos pela educação e cultura. Ao analisar a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos foi constatado que a grande maioria segue os seguintes princípios da vida:

1 - A ética como princípio básico.
2 - A integridade.
3 - A responsabilidade.
4 - O respeito às leis.
5 - O respeito pelos direitos dos demais cidadãos.
6 - O amor pelo trabalho.
7 - O esforço para economizar e investir.
8 - O desejo de superar.
9 - A pontualidade.

Nos países pobres e corruptos, apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária. Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco. Somos pobres porque nos falta atitude. A falta de princípios é a raiz da miséria.

Mahbet1 ( de um e-mail que recebi)

COMO SER UM CORRUPTO HONESTO

Dorrit Harazim escreveu (O Globo): 

O americano George Plunkitt (1842-1924) foi deputado e senador estadual de Nova York por mais de quatro décadas, entre o final do século XIX e início do XX.
De origem irlandesa, o exuberante Plunkitt começou a vida como ajudante de açougueiro e morreu como um dos homens mais ricos de Nova York.
Seu legado para a humanidade é um livrinho fino de filosofia política intitulado “Tammany Hall: A Series of Very Plain Talks on Very Practical Politics” (em tradução livre, “Uma Série de Conversas Francas sobre o lado Muito Prático da Política”).
Sua publicação acaba de completar 100 anos e tornou-se um clássico da literatura americana.
É fácil entender por que o título nunca saiu de catálogo: suas 64 páginas falam uma linguagem universal, degustável em qualquer canto do mundo.
Alguns tópicos essenciais dos fundamentos de Plunkitt:

A vida feita de oportunidades

“Todo mundo anda dizendo que estamos enriquecendo através de suborno e corrupção, mas ninguém parou para fazer uma distinção entre ilícito honesto e ilícito desonesto. Existe uma diferença enorme entre os dois. Não nego que muitos de nós enriqueceram na política. Inclusive eu. Fiz fortuna com ela e a cada dia fico mais rico. Mas nunca me envolvi com roubalheiras desonestas, como chantagem, jogatina, rede de prostituição, etc. Sou um exemplo de como o ilícito honesto funciona e posso resumir a prática numa única frase: ‘Aproveitei as oportunidades que apareceram.’
Vou dar dois exemplos:
Meu partido pretende realizar melhorias na infraestrutura da cidade. Alguém me passa a dica de que há planos para um novo parque em determinada região. Vejo nisso uma oportunidade e trato de comprar o maior número possível de terrenos vizinhos. Assim, quando o departamento disso ou daquilo tornar público o projeto, haverá uma corrida para a compra dos terrenos que até então interessavam pouco. Não é perfeitamente honesto eu cobrar alto e lucrar o máximo com o investimento e a aposta que fiz? Claro que é.
Ou então vamos supor que a prefeitura tenha planos de construir uma nova ponte e eu receba essa informação de cocheira. Trato de comprar as propriedades que serão vitais para fazer os acessos à ponte e as revendo por um preço maior. Mais dinheiro vai pingar na minha conta bancária. Quem não faria a mesma coisa? No fundo, não é diferente de investir em Wall Street ou no mercado do café ou algodão. São negócios honestos e fico à espreita deles todos os dias do ano.
Quero acrescentar que a maioria dos políticos acusados de roubar os cofres públicos enriqueceu da mesma forma. Eles não roubaram um único centavo de dinheiro público, apenas souberam aproveitar as oportunidades. É por isso que quando um novo governo reformista toma posse e gasta meio milhão de dólares tentando descobrir as falcatruas que denunciou durante a campanha eleitoral nada encontra.”

Caridade 

“Quando um incêndio destrói a casa de uma família, não pergunto se ela é democrata ou republicana, e não a encaminho a alguma entidade beneficente, pois essa vai primeiro investigar o caso durante um ou dois meses para só então decidir se a família deve ser ajudada. A essa hora todos já morreram de fome. Eu, não: vou logo distribuindo alguns trocados, compro roupas caso eles tenham tido tudo queimado e dou a mão até eles poderem ficar de pé sozinhos. Isso é filantropia, mas também é política — e política com “p” maiúsculo. Quem pode prever quantos votos esses incêndios me trarão? Os pobres têm mais amigos entre si do que os ricos.”

Loteamento de cargos

“Não há em Nova York quem tenha faro mais aguçado para cargos públicos do que eu. Já ao acordar farejo se um cargo ficou disponível na noite anterior, e em qual secretaria. Sou sempre o primeiro a me apresentar. Ainda na semana passada apareci às 9h da manhã no Departamento de Águas e disse que queria a vaga para um dos meus eleitores. ‘Mas como o senhor soube que [o funcionário O’Brien] saiu?’, quis saber o servidor. ‘Senti algo no ar, ao acordar’, respondi. A verdade é que eu não tinha a menor ideia de que havia um funcionário chamado O’Brien no departamento, nem que ele tivesse ido embora, apenas farejei algo que me fez ir ao Depto. de Águas, e meu faro quase nunca me engana.”

Em determinada época de sua carreira, Plunkitt chegou a ocupar quatro cargos públicos simultaneamente, recebendo salário em três deles.
Neste quesito os brasileiros o ultrapassam, por meios mais tortuosos. Mas em matéria de suar a camisa, Plunkitt é um exemplo que poucos corruptos nacionais têm intenção de copiar. Consta que num único dia de sua agenda política ele atendeu pessoalmente a sete compromissos: ajudou as vítimas de um incêndio; 2) obteve o relaxamento da prisão de seis bêbados defendendo-os perante o juiz; 3) pagou o aluguel de uma família de imigrantes irlandeses para evitar que ficassem sem teto; 4) empregou quatro eleitores; 5) foi ao enterro de outros dois, um italiano e um judeu; 6) foi a um Bar Mitzvah; 7) foi a um casamento.
Ser corrupto honesto dava trabalho na Nova York da virada do século XIX. No Brasil do século XXI, nem isso.

Dorrit Harazim

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

E o vento levou

SURPRESA SE ACONTECESSE O CONTRÁRIO

O Superior Tribunal de Justiça anulou as provas colhidas pela Polícia Federal durante a Operação Boi Barrica, que investiga atividades suspeitas do empresário Fernando Sarney, filho do Senador Sarney. O mesmo STJ, meses atrás, já tinha anulado as provas obtidas pela PF na Operação Castelo de Areia, que investigava a empreiteira Camargo Correia e políticos em geral (dúzias deles).
Surpresa ?
Nenhuma, em ambos os casos. Como escreveu o Fernando de Barros e Silva, hoje na Folha:
 " Não há o menor risco de que uma figura influente ou endinheirada seja condenada por crime de corrupção pela justiça brasileira. Se esse medalhão for um político, tipo peixe graúdo, aí então a disposição do judiciário para absolvê-lo será ampla, geral e irrestrita."
Creio que todos os brasileiros estão cientes e concordam com o jornalista, mas  vejo um pouco diferente os casos acima mencionados.
Os espertalhões não foram inocentados. Os juízes desconsideraram as provas obtidas através de escutas telefônicas. 
Os crimes, em princípio, não foram contestados. A maneira como as provas foram obtidas, sim.
Podem não pagar pelos desvios agora. Uma hora pagarão.

ER 

DIA DA ÁRVORE