domingo, 7 de agosto de 2011

COM O CORAÇÃO NAS MÃOS

São 23:00 do domingo:

Deu no 247

Deverá ser uma segunda-feira sangrenta nos mercados de capitais. Na Ásia, todos os índices abriram com queda acentuada, superior a 1%. Em Israel, onde as bolsas funcionam no domingo, o tombo foi de quase 7%. Em artigo publicado no Financial Times (disponível nesta segunda), o economista Nouriel Roubini, profeta da crise, avisa que, desta vez, será impossível evitar uma recessão profunda no Hemisfério Norte, por uma razão simples: os governos quebraram.
É uma péssima notícia para quem investe em ações no Brasil. Neste ano, a BM&F Bovespa já caiu 22,24% e apresenta um dos piores desempenhos no mundo. Como o mercado brasileiro tem muita liquidez, é aqui que os investidores vendem seus papéis com rapidez para recuperar prejuízos em outras praças. Desde o dia 26 de julho, mais de US$ 5,6 trilhões evaporaram dos mercados de capitais.
A situação atual lembra a de outubro de 2008, quando os mercados derreteram na primeira etapa da crise. Depois disso, os governos salvaram os bancos, epicentro do problema, e os mercados voltaram a subir. Agora, com os governos quebrados nos Estados Unidos e na Europa não será simples repetir a mágica.

247

Blog: Principio de pânico na Rua Nova.

ER



EUROPA EM CRISE

Erlich - El País

VIOLA, MINHA VIOLA

A música caipira se afasta cada vez mais da raiz, e isso é muito ruim. É sempre assim: onde entra o dinheiro sai a cultura.

Inezita Barroso

TRISTE MACARRONADA

Ouvido hoje na Feira Livre do Ceasa na Avenida.

- Ô cumpadre, acordei hoje com uma vergonha danada.

- Uai, o que Cê aprontou ?

- E nós aqui brigando e questionando umas coisinhas tão bobas. Li ontem antes de dormir e acabei não dormindo direito, que na Somália, somente nos últimos três meses, 30.000 criancinhas com menos de 5 anos de idade, morreram de fome. Segundo o jornal, naquele país, quase 700.000 crianças estão desnutridas. Não aguentei olhar para a fotografia de uma menina segurando o irmãozinho no colo.

- Ô cumpadre, era ora de falar nisso ? Eu com esta sacola lotada de compras e o chão cheio de produtos ainda bons ? Eu fujo dessas notícias. Sinto mal.

- Pois é cumpadre... Eu não estou conseguindo fugir daquela imagem no jornal. Desconfio que hoje vou ter em casa uma triste macarronada.

ER 

PORQUE HOJE É DOMINGO

BRIDGE OVER TROUBLED WATER
Não existem algumas pessoas em nosso círculo as quais recorremos em tempos de provação e tristeza? Elas podem falar a palavra certa, dar exatamente o conselho que estávamos desejando ouvir. No entanto, não sabemos o preço que elas tiveram de pagar para se tornarem assim tão hábeis em atar feridas abertas e secar lágrimas. Se fôssemos investigar a sua história passada, descobriríamos que elas sofreram mais do que a maioria das pessoas. Viram esperanças se apagarem devagar. Viram alegrias se esboroarem a seus pés. Viram marés vasarem de repente, frutos cairem temporões e o sol se por ao meio dia. Mas tudo isso foi necessário para fazer dessas pessoas os enfermeiros, os médicos, os sacerdotes dos homens.
Assim, o sofrimento é difícil de suportar, mas abriga em seu seio a disciplina, a instrução e inúmeras possibilidades, que só nos tornam mais nobres, como também aperfeiçoam para ajudarmos a outros. Não se agaste ou cerre os dentes ante o sofrimento, nem fique obcecadamente esperando-o passar; antes, conforme é vontade de Deus, procure tirar dele tudo o que puder, tanto para si como para o serviço em favor de sua geração.

Lettie Cowman

ENCONTROS IMPOSSÍVEIS

Angelina Jolie e James Dean

EQUIPE DE CONFIANÇA