sexta-feira, 22 de julho de 2011

SOB A LUZ DE VELAS

O sorriso dos jovens é só sorriso. O sorriso dos velhos vem misturado com saudade.

Rubem  Alves

MEMÓRIA PORTÁTIL

Post do Saulo - Escrito pelo Ruy Castro

Mario Reis (1907-81), o cantor que introduziu a bossa na música vocal brasileira, conhecia todos os sambas e marchinhas de Carnaval do seu tempo e do tempo dos outros. Adorava futebol, e sabia dizer resultado, marcha do placar, escalação dos dois times, nome do juiz e dos bandeirinhas, renda e público de qualquer jogo do Campeonato Carioca de 1920 a 1970. Hoje, Mario poderia dispensar essa fabulosa memória -bastaria consultar o Google.
Meus colegas da Geração Paissandu, no Rio, em meados dos anos 60, também eram feras quando se tratava de desfiar elencos de filmes de qualquer época -não só os elencos, mas as fichas técnicas completas, incluindo o nome do carregador de cabo ou do assistente de cabeleireiro. Outra especialidade nossa era recitar as filmografias (com os filmes pelos títulos originais, claro), e não era vantagem saber a de diretores suecos ou poloneses, porque eles tinham poucos filmes. Hoje é só clicar no Imdb (Internet Movie Database), está tudo lá.
Os motoristas de táxi de Londres eram considerados os melhores do mundo porque não podiam pegar um carro para trabalhar enquanto não passassem por provas duríssimas, em que tinham de localizar, de cabeça, os menores becos e vielas das ruas mais remotas da cidade. Hoje, qualquer foragido de autoescola chega de olhos fechados ao dito beco ou viela -é só programar o GPS.
E outro inglês, o dramaturgo Noël Coward (1899-1973), se orgulhava: "Tenho uma memória de elefante. Aliás, os elefantes às vezes me consultam".
Assim como havia pessoas que se gabavam de saber de cor o número de telefone dos amigos.
Pois esse tipo de conhecimento parece condenado à inutilidade. Toda a memória do mundo cabe agora numa engenhoca portátil, de plástico, que se leva no bolso. Ótimo. Vai sobrar espaço para a cabeça ficar pensando besteiras.

Ruy Castro - Post do Saulo Caridade

O PAI DO MÓBILE


Escultor norte-americano. Estudou engenharia mecânica e a partir de 1922, arte. Em 1926 mudou-se para Paris,onde começou a realizar pequenas figuras ridículas de arame de tema circense, que expõe no Salão dos Humoristas de 1927.
A sua obra caracteriza-se, desde o início da sua carreira, pela ausência de pretensões e por uma poesia humorística.
Pouco depois (1931) inclina-se para a arte abstracta, pinta alguns quadros (Composition) e realiza diversas esculturas, entre elas trinta mobiles (o nome de mobile é de Marcel Duchamp) que apresenta numa galeria parisiense em 1932.
A partir de então começa a ser conhecido pelo grande público. Ao longo de toda a sua obra, Calder desenvolve um lirismo quase infantil sem se ver limitado por nenhum prejulgamento de escola, o que pode ser apreciado em alguns dos seus mobiles mais famosos, como o do edifício da UNESCO em Paris.
 Idênticas características apreciam-se nos seus cenários teatrais, jóias, personagens de estuque, «constelações» de madeira e ferro e, nas suas esculturas da última época, as denominadas «setas». É autor, além disso, de pinturas esquemáticas de grande colorido e de mobiles espectaculares, como a fonte do aeroporto de Barcelona.
O Google o homenageia hoje, quando completaria 113 anos.

ER

MAR DE DESINFORMAÇÃO - COMPLEMENTO

Zé, não se aborreça com isso. (Comentário do Walter Bianchi)

Fazer política não é pertencer a partidos políticos. Fazer política é interferir na coletividade, procurando o bem comum. É a arte de convencer os contrários com retórica que suas idéias trarão o bem para a sociedade.
As maiores cabeças da humanidade se debruçaram sobre a política, participando ou refletindo sobre ela. Eu me lembro e V. também deve se lembrar que no tempo de escola ninguém queria ser político. Afinal vivíamos a época da ditadura, os famosos anos de chumbo. Alguns sonhavam em ser médicos, engenheiros, pilotos de helicóptero, professores, etc., mas político não.
Eu tive um colega, no primário, que sonhava em dirigir caminhão de lixo. Mas nunca falou em ser político.
A imagem dos políticos no nosso País nunca foi boa. Tenho a impressão que está piorando. Os escândalos borbulham a cada instante. Dólar na cueca. Mensaleiros. Gafanhotos. Aloprados. Irmão de deputado preso sacando milhões. Gente renunciando para não ser cassada e depois voltando em outro cargo rindo dos eleitores. E está ficando normal. Observamos calados o escambo de cargos no governo federal. Vemos, passivos, caciques empenharem seu capital na disputa por cargos que lhes trarão algum benefício. Mas no Brasil, parece que, para a maioria, isso pouco importa. A política virou uma oportunidade de enriquecimento rápido para boa parte das pessoas. O bem comum ficou em segundo plano. Ela dá a oportunidade de orgânicos e fisiológicos se estabelecerem no poder, afastando pessoas de boa fé que querem realmente o bem comum. Algumas figuras acham que um mandato de deputado, de vereador, lhes pertencem. Agem como se fossem donos. Sem falar na injustiça que é um disputar um cargo num Parlamento com uma pessoa que já está lá, com todos os recursos. Refleti e conclui: aquele colega que queria dirigir o caminhão de lixo pensa mais na sociedade que a grande maioria dos nossos ‘representantes’. Ao querer, na inocência de uma criança, exercer um serviço para a coletividade, ele é mais político que nossos homens públicos.
Adaptado de uma artigo de Mauro Noronha.

Walter Bianchi

ÊPA !

Agencia EFE (Post Aldo)

O ex-subdiretor-geral da companhia estatal China Mobile Zhang Chunjiang foi condenado nesta sexta-feira à morte por corrupção, mas a pena pode ser comutada por cadeia perpétua se for comprovado bom comportamento durante dois anos, informou a agência oficial "Xinhua".

Um tribunal da província de Hebei ordenou ainda a privação de seus direitos políticos e o confisco de todos os ativos pessoais do ex-subdiretor da China Mobile, a maior companhia de telefonia celular do mundo por número de assinantes.

Segundo a sentença, Zhang, de 53 anos, aceitou suborno no valor de 7,46 milhões de iuanes (US$ 1,15 milhão) entre 1994 e 2009 em diversas acusações, incluindo a do chefe do Partido Comunista da China (PCCh) na companhia.

Zhang poderá ter a pena convertida em cadeia perpétua por ter confessado seus delitos e porque todo o dinheiro do suborno foi recuperado.

O ex-subdiretor foi demitido de seu cargo na China Mobile em janeiro e também expulso do Partido Comunista da China para poder ser julgado.

Outro diretor da China Mobile, Shi Wanzhong, de 51 anos, também foi condenado à morte em junho por ter aceitado US$ 5,06 milhões de suborno da multinacional alemã Siemens.(Êpa)

Agencia EFE (post Aldo)

Blog: Enviem seus comentários, sem municipalizar.

ER

MAR DE DESINFORMAÇÃO

Parece brincadeira, mas o "viver é perigoso" tem recebido um recorde de comentários sobre a saída do zelador do seu partido. Acontecimento normal e que deve estar acontecendo sempre em todo lugar.
Até aí pode ser até entendível, exceto pela quase que total desinformação das pessoas e a satisfação lúgubre e anônima (logicamente) de tentar insultar e ofender, tanto o zelador quanto a muitos de seus amigos e companheiros de política.
Com raras exceções, em termos de debates e análise da política local, estamos, creio eu, no meio do mais profundo deserto. No caso, de ideias, de visão de futuro e, lamentavelmente, de educação.
São deletados às dezenas.
Vá entender...

ER

PRENDAM O QUEIJO

Do Millor

NOTÍCIA BOMBÁSTICA - 2

Senhor Zelador,

Dizem os amigos do Sr. Ivo Rosset, que sua filiação ao PT foi um desaforo que fez a um "bando" de PTs, que picharam sua casa com a frase - AQUI MORA UM EXPLORADOR DOS TRABALHADORES. Sua filiação foi negada na cidade, então filiou-se no diretório nacional, após ter sua ficha abonada pelo Lula. Falam seus amigos que ele odeia políticos e política. Procurem outro, pois esse é PT paraguaio.(falso)

Caçador do Impossível.

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

Alfred Hitchcock

ESTRANHO NO NINHO


Ouvido ontem na Av. Dr. Rosemburgo Romano, antigo Sambódromo:

- Ô cumpadre fiquei sabendo que o zelador deixou o PSDB.

- Custou. Era um estranho no ninho. Nunca demonstrou a menor habilidade para se manter em cima do muro.

-Éh... tem razão. Sempre faltou-lhe essa importante característica.

- Já saiu tarde. Ele ficará bem de franco atirador. Tá mais no jeito.

ER

CARROS MAIS BONITOS DO MUNDO

Os carros mais bonitos do mundo segundo a Revista Forbes


Ferrari 599 GTO

Audi R8 GT Spyder



Jaguar XKR-S

Audi A7


O SR.INÁCIO PIROU DE VEZ


O homem discursou, ontem em Salvador no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar da Bahia 2011/2012. Já está contestando a Bíblia.

Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu . O rico já está no céu, aqui. Porque um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu. Agora o coitado que levanta de manhã, de sol a sol, no cabo de uma enxada, não tem uma maquininha para trabalhar, tem que cavar cada covinha, colocar lá e pisar com pé, depois não tem água para irrigar, quando ele colhe não tem preço. Esse vai pro inferno."

Luis Inácio